Pesquisar no Blog

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

58% das pessoas com deficiência adquiriram a condição ao longo da vida, segundo pesquisa da Catho

Readaptação ao estilo de vida e do mercado de trabalho se faz necessário quando a pessoa sofre um acidente ou descobre alguns tipos de doença degenerativas


Diariamente, as pessoas têm de lidar com situações que requerem adaptações, tanto pelos desafios, quanto pelas necessidades. E isso também é exigido no caso das pessoas com deficiência, sobretudo quando ela é adquirida, seja por meio de um acidente ou pela descoberta de uma doença. 

De acordo com a pesquisa da i.Social, em parceria com a Catho, ABRH-SP e ABRH Brasil, 58% das pessoas com deficiência ouvidas informaram ter adquirido a condição ao longo da vida e as principais causas relatadas foram acidentes de trânsito, violência urbana e acidentes de trabalho. 


Condição da deficiência:
Congênita
42%
Adquirida
58%


A readaptação tem que ser feita de forma geral, e não é diferente no ambiente profissional, já que a empresa também terá de passar por algumas adaptações dependendo da deficiência. "A companhia cujo funcionário adquire ou descobre a deficiência tem de se adaptar para mantê-lo atuante ou, ainda dar o apoio necessário para quando ele puder retornar às suas atividades. Mais do que isso, deve dar condições para que o colaborador possa desenvolver seu trabalho de forma digna, de acordo com as necessidades que possui. A acessibilidade deve ser garantida 100%", afirma o diretor de Gente e Gestão da Catho, Murilo Cavellucci. 

Quando se fala em acessibilidade logo se pensa em infraestrutura, como banheiros adaptados, rampas de acesso ou elevadores, porém vai muito além. "Muitas empresas hoje já possuem acessibilidade em sua estrutura e tecnologia. No entanto, esse é um exercício que deve ser feito rotineiramente pelas empresas, a fim de identificar as necessidades dos profissionais com deficiência e dar subsídios para que eles possam desenvolver o trabalho da forma mais adequada, além, é claro, de promover a integração e a boa convivência entre todos", explica Murilo.

É fundamental ressaltar também a importância do RH na inclusão das pessoas com deficiência no ambiente de trabalho. "Conscientizar os funcionários e fazer deles porta-vozes do tema dentro das empresas, a fim de evitar quaisquer preconceitos e garantir a inclusão, com autonomia e respeito. Isso passa por um RH inclusivo e atuante", finaliza Cavelucci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados