Pesquisar no Blog

terça-feira, 30 de outubro de 2018

ENEM: 5 dicas essenciais para um bom resultado na prova de inglês



Quem está na reta final do Ensino Médio sabe que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que se aproxima, tem uma importância e um peso considerável quando o assunto é ingressar em Universidades Federais ou aderir a programas públicos de bolsa ou financiamento como o Prouni e Fies. Isso porque, a nota conquistada pode valer para admissão ou ainda contar como resultado de prova de vestibular, eliminando uma etapa no processo. E a menos de um mês das provas, entre as disciplinas testadas, o inglês é uma que pode garantir alguns pontos a mais no resultado final!

Se você escolheu o idioma como opção de língua estrangeira, saiba que é possível se preparar até o início de novembro. Para ajudar, Alberto Costa, senior assessment manager de Cambridge Assessment English, departamento da Universidade de Cambridge dedicado à avaliação internacional de proficiência em inglês, listou algumas dicas fundamentais para ter um bom resultado no exame. Confira:


1.     Mantenha-se atualizado

Não é por que a prova é de inglês que será pedido apenas gramática e interpretação de texto. Foi-se o tempo em que as avaliações de idioma se baseavam apenas em habilidades isoladas. O Enem corelaciona as disciplinas, contextualizando os acontecimentos do cotidiano ao decorrer do teste. Portanto, as questões do idioma podem estar relacionadas com situações do meio ambiente, econômicas, políticas e geográficas. Nesse sentido, uma dica valiosa é investir tempo de estudo em ampliar o repertório de atualidades e de conhecimentos gerais. Estar familiarizado com os assuntos torna o entendimento dos enunciados mais fácil e mais breve a interpretação dos textos utilizados para embasar as questões. Isso confere uma dose extra de calma e segurança para responder aquilo que está mais óbvio e mais tempo para aplicar nas perguntas que concentram as maiores dificuldades.


2.     Cuidado com as pegadinhas!

As palavras cognatas podem nos ajudar muito durante as provas de inglês, em função da origem semelhante com as que usamos em português. A grafia aproximada nos leva ao significado similar ou idêntico ao do idioma nativo.

Mas, cuidado! Nem tudo o que parece, é. Existem também os falsos cognatos, conhecidos também como false friends (amigos falsos), que podem dificultar um pouco o entendimento dos textos. Trata-se daquelas palavras ou expressões que parecem significar uma coisa, pela similaridade com a nossa língua, mas que, na verdade, têm definição bem diferente. Veja exemplos:
Sensible significa sensato, e não sensível. Actually é na verdade, e não atualmente. Pretend tem como tradução fingir, e não “pretender”. Policy refere-se a política, e não “polícia”. Já library é o termo para biblioteca, e não livraria.

Para evitar o desconhecimento nesse aspecto, a recomendação é elaborar uma espécie de dicionário composto por termos que têm a assimilação mais complexa, acompanhados de exemplos de uso em frases diversas. Dessa forma, com o estudo constante o entendimento se tornará natural, sem que haja “decoreba”.


3.     Tudo em inglês

Mais simples que as dicas anteriores, mas também extremamente eficiente para que o nosso cérebro comece a se familiarizar com o idioma, submergir no inglês, mudando o idioma de todos os aparelhos eletrônicos, e-mail e redes sociais, por exemplo, pode ajudar e muito! “Nós passamos grande parte do nosso dia conectados e, ao adotarmos essa simples postura, estaremos expostos por mais tempo à língua e em situações cotidianas, que nos ajudam a relacionar as ações ao vocabulário. Com isso, crescem as chances de gravar na memória  palavras que se tem dificuldade já atreladas às situações em que elas se apresentam”, afirma Alberto Costa.


4.     A prática leva à perfeição

É importante entender que deixar o estudo de inglês para última hora é uma péssima ideia. Nenhuma língua é aprendida em meses, mas sim em anos. É só pegarmos o exemplo do português. Mas, às vésperas do exame, uma boa dica é buscar se familiarizar com o estilo da prova por meio de simulados específicos do Enem ou até refazendo os testes dos anos anteriores. Isso ajuda a compreender o raciocínio usado para a elaboração das perguntas e o peso de cada uma das habilidades testadas e, consequentemente, diminui o nervosismo na hora H.

Outra forma de praticar o idioma antes da prova é escrevendo. Cambridge English disponibiliza uma ferramenta que pode auxiliar nisso. Trata-se do Write&Improve, ferramenta online em que o aluno escolhe um tema, escreve seu texto no idioma e submete a um sistema que retorna um feedback em segundos do que pode ser melhorado em termos de gramática e vocabulário. Dessa forma você se familiariza cada vez mais com o idioma e tem mais chances de obter um resultado positivo na prova.


5.     Otimize seu tempo!

Apesar de esse ano as provas durarem mais tempo do que nas anteriores, essa ainda é uma questão que assusta os alunos. Vai dar tempo de fazer a prova inteira? Quantos minutos devo usar para cada pergunta? Aqui, a dica é simples: leia a questão antes do texto que se precisa interpretar. Ao ler o conteúdo já sabendo quais informações precisa coletar, o entendimento fica mais fácil e você consegue focar apenas no necessário para respondê-la.

E leia na velocidade certa. Nem sempre ler muito rápido é sinônimo de economia de tempo. Fazer isso em uma velocidade maior do que se consegue pode te confundir, fazendo com que seja necessário repetir o processo. No período de estudos, uma sugestão é treinar e identificar o seu tempo de leitura e compreensão com antecedência para tentar melhorá-lo antes da prova.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados