Pesquisar no Blog

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Dia nacional da Psoríase: Dermatologista fala sobre os mitos e verdades que envolvem a doença


Hoje é o dia mundial da psoríase, para quem não conhece, a psoríase é uma doença inflamatória crônica que forma placas avermelhadas espessas, bem delimitadas com descamação às vezes pruriginosas que podem surgir em qualquer lugar do corpo. Existem varias formas da doença sendo a mais comum em placas em couro cabeludo, cotovelos e joelhos. O estresse emocional é um fator desencadeante e têm predisposição genética. Até o momento não existe cura mas tem controle e tratamento para melhora da qualidade de vida dos pacientes. 

Dependendo do grau, muda a forma do tratamento além das medicações típicas, como fototerapia, medicamentos sistêmicos e injetáveis.

Agora que já entendemos o que é a psoríase vamos aos mitos e verdades!
  • Paciente com psoríase deve se expor ao sol. VERDADE - A exposicso solar moderada é um excelente tratamento para as lesões, mas em exagero pode levar a piora do quadro.
  • O estresse é causa da doença. MITO - O estresse é um gatilho importante para início mas existem diversos fatores para seu surgimento como fatores genéticos, imunológicos e ambientais.
  • Psoríase não é contagiosa. VERDADE - a psoríase não apresenta nenhum risco de contato.
  • Psoríase tem tratamento. VERDADE - existem varios tratamentos porém não existe cura. 
  • Psoríase acomete apenas a pele. MITO - atualmente é considerada uma doença sistêmica, que acomete varios órgãos e sistemas. Espero que tenham gostado das dicas, até a próxima!




Dra Sábata Reis  - Dermatologista da QuoVIta RJ
CRM: 5298176-1


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados