Pesquisar no Blog

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Clima político tenso também afeta crianças


Meditação pode ser aliada para lidar com emoções em momentos marcados por atos violentos e desavenças. Os pequenos podem ficar estressados, ansiosos e com medo


Durante as eleições deste ano, muitas famílias passaram por diferentes situações estressantes. Em algumas, relações foram até cortadas por conta de divergências políticas. Muitas crianças e jovens repetem as falas dos que estão ao seu redor, que podem ser emocionalmente carregadas. Se lidar com sentimentos e frustração é difícil para adultos, que já passaram por diversos momentos, é ainda mais complicado para os mais novos, que muitas vezes não compreendem completamente o que os adultos dizem.

Com a tecnologia avançada, a politização chegou cedo para os pequenos (não entendi o sentido dessa frase). No entanto, é possível alterar o quadro. Estudos mostram que a meditação ajuda na redução do estresse em situações conflituosas. "Precisamos ensinar para os pequenos a importância de escolher os líderes da nação e como este momento pode mexer com as pessoas. A prática meditativa pode ajudar os pequenos a conhecer melhor os sentimentos, saber técnicas para se acalmar quando assim desejarem, lidando melhor com as frustrações no futuro", conta Daniela Degani, fundadora do projeto MindKids, que leva a prática da meditação para escolas públicas e privadas, além de ensinar a técnica para professores e pais em cursos e workshops.

Muito do que se ensina por meio da meditação introduzida pela MindKids, tem tido resultados dentro do ambiente familiar e nas salas de aula. "Há depoimentos de pais que buscaram conhecer mais da meditação depois de notarem benefícios nos filhos, que aprenderam a meditar na escola", diz Daniela.

Confira alguns dos benefícios trazidos pela meditação:

Equilíbrio emocional - A prática da meditação pode ajudar a diminuir a impulsividade favorecendo respostas pensadas.
Calma - A meditação também pode ajudar a reduz o sentimento de estresse e lidar com a ansiedade e desconfortos causados por situações sociais estressantes.

Compaixão - a prática está associada a atitudes positivas e mais compassivas consigo mesmo e com os outros.


MindKids

MindKids é um projeto liderado e idealizado por Daniela Degani, que tem como missão levar a prática da meditação para ambientes nos quais as crianças e jovens possam aprender e compreender a importância da prática milenar. De acordo com a Mindful Schools, mais de 750 mil crianças e adolescentes já aderiram a prática nos EUA e outros países do mundo.

A intenção da MindKids é que os pequenos brasileiros possam também desfrutar do método, juntamente com seus pais e professores. Com isso, permite desenvolver habilidades para a vida como: capacidade de foco, concentração, equilíbrio emocional, empatia e compaixão. O projeto de Degani já impactou mais de 900 crianças, pais e professores no País.






Daniela Degani - idealizadora da MindKids. Formada em Administração de Empresas pela USP, pós-graduada em Comunicação pela ESPM, ela atuou muitos anos em empresas como Unilever, Microsoft e Mead Johnson Nutrition. Praticante de meditação desde 2012, medita com crianças há mais de 3 anos, sendo treinada em Mindfulness para Crianças e Adolescentes pela Mindful Schools (EUA). 
Degani também é colunista do portal bora.ai do Estadão, escrevendo sobre meditação. A buscar constantemente aprimoramento de sua prática, técnicas e conhecimento da área, a profissional já participou da conferência Bridging the Hearts & Minds of Youth de 2017 (San Diego, EUA) e é parte do programa de certificação da Mindful Schools Class of 2018. Daniela participa também do programa do Mindfulness Training Institute na Inglaterra, voltado ao estudo e aprofundamento do ensino de Mindfulness em ambientes seculares.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados