Especialista em audiência na internet, Samuel Pereira explica como atrair
a atenção do público mesmo com a avalanche de informações
Existe
uma forma totalmente nova de se comunicar com a audiência através da internet.
Segundo o especialista Samuel Pereira, autor do livro “Atenção:
o Maior Ativo do Mundo” e criador do Segredos da Audiência,
maior evento de tráfego e audiência da América Latina, a forma como as pessoas
lidam com a propaganda mudou. “Elas preferem ir atrás da informação quando
precisam dela, em vez de serem interrompidas por propagandas que não
pediram para ver”, alerta.
Para
ajudar os empreendedores e profissionais responsáveis por marcas e empresas a
compreenderem como captar a atenção do público e transforma-lo em cliente,
Samuel desenvolveu o conceito de Jornada do Engajamento, este
material está presente em seu livro que já chegou à lisa dos mais vendidos. “Os
três passos da jornada do engajamento ajudam a construir uma trilha com muito
mais chances de fazer a audiência estar com você a escolher contratar seus
produtos ou serviços”, completa Samuel, que destaca a importância de conquistar
o interesse das pessoas com algo de valor em vez de apenas interromper o
conteúdo que estão consumindo. “A ideia é que as marcas e empresas
não tenham que correr atrás do cliente, mas sejam
encontradas quando ele precisar do seu serviço”, completa, antes de listar
os passos.
1-
Atração do interesse:
O
primeiro passo é definir o público-alvo e se tornar um verdadeiro especialista
em interpretar suas dores e desejos. “O empreendedor tem que saber
explicar o problema do seu público-alvo melhor do que ele mesmo”, sugere.
Assim, o cliente em potencial automaticamente percebe que pode encontrar a
solução para o problema. “O segredo é focar em uma comunicação para gerar
identificação, trazendo características que fazem parte desse público,
como a linguagem, os desenhos e os problemas, assim o
consumidor vai sentir que é este o produto ou
serviço que vai ajudá-lo”.
2-
Doutrinação:
Ao
contrário do que muitos fazem na internet, o conteúdo não deve ser composto
apenas de dicas soltas. “O que as marcas ou
especialistas produzem deve seguir uma lógica que leve as pessoas até
o que vai ser oferecido depois”, enfatiza. Ao fazer assim, o conteúdo irá ter
um objetivo na jornada do cliente. “A ideia é usar o que é ensinado para
reforçar a importância do produto ou serviço que você oferece”, completa.
3-
Conversão:
Por fim,
deve-se oferecer o produto ou serviço que soluciona um ou mais problemas
do público-alvo. “As marcas devem oferecer ao seu cliente não o meio, mas
o fim, ou seja, a transformação que ele terá ao adquirir o produto ou serviço”,
ensina. Um exemplo é quando se vende um produto para cabelos: a venda deve
se preocuparem oferecer cabelos mais bonitos e saudáveis, e não apenas um
creme. “O segredo é vender o resultado que ele terá com o serviço,
método ou produto”, completa Samuel Pereira.
Definir
esses três passos é fundamental para que a audiência seja alcançada no momento
certo, preparada para consumir o produto, e entenda os motivos pelos quais deve
comprá-lo.
Samuel Pereira, - publicitário, empresário,
especialista em tráfego e audiência na internet e criador do Segredos da
Audiência Ao Vivo, o maior evento de tráfego e audiência do mundo, que em sua
última edição reuniu mais de 3 mil pessoas. Concentra o seu trabalho em
ajudar empreendedores a criar negócios online sustentáveis a longo prazo, por
meio de estratégias de tráfego e audiência que não dependam das constantes
mudanças de regras das redes sociais, atraindo um público extremamente
qualificado e capaz de gerar resultados. É ainda, autor do livro
"Atenção: o maior ativo do mundo – o caminho mais efetivo para ser
conhecido, gerar valor para seu público e ganhar dinheiro" e co-autor de
"Negócios Digitais".
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