Especialista
afirma que é preciso criar uma nova escola para atender a um novo perfil de
aluno
Apesar das inúmeras mudanças e evoluções pelas
quais a educação e a forma de ensinar vêm passando ao longo dos tempos,
especialistas afirmam que ainda há muito o que avançar e melhorar para colocar
as escolas em perfeita sintonia com o mundo de hoje. Adquirir conhecimento faz
parte de um processo cultural e, à medida que as pessoas mudam, a forma como
elas aprendem também muda. O foco principal da escola é a aprendizagem. O
professor doutor em Ciências da Educação, Max Haetinger, defende que, para
garantir que o principal objetivo seja cumprido, as escolas precisam criar
novas posturas. “Educadores devem ter claro quais são as novas competências que
o professor precisa desenvolver em sala de aula para conseguir atingir o seu
público”, destaca Haetinger.
Para o especialista, o uso das TICs - Tecnologia da
Informação e Comunicação - é indispensável, mas ele ressalta também a
importância do educador estar afetivamente mais próximo do aluno, a fim de
conhecer mais de perto quem é esse novo indivíduo e conseguir desenvolver
processos de adaptação cultural entre o conteúdo e a realidade do estudante.
“As ciências educativa e do comportamento, ao longo dos últimos 20 anos,
mapearam esses alunos que estão dentro de um novo contexto e concluiu-se que o
estudante de hoje tem um nível de atenção muito maior, é multifacetado e isso acontece
porque ele nasceu e cresceu num mundo onde existem inúmeras formas de se
conectar com as pessoas e o conhecimento”, explica Haetinger.
Segundo o especialista, tudo isso influencia na
prática em sala de aula. “Os alunos atuais partem de uma perspectiva social
muito diferente. Hoje, eles têm muito mais acesso às informações do que nós
tínhamos na idade deles”, destaca. Diante disso, Haetinger sinaliza a
importância do professor estar aberto para aprender com seus alunos. Ele
orienta os educadores a estimularem a criatividade do estudante por meio de
atividades lúdicas, para que os alunos aprendam com interação, reflexão e
alegria. “A aula precisa ser dinâmica, bem articulada, com imagens, sons,
materiais gráficos - e é aí que as TICs são fundamentais - enfim, fazendo uso
dos recursos que possibilitem um discurso mais ampliado”, descreve Haetinger,
que esteve em São Paulo e ministrou palestra para gestores e professores das
escolas conveniadas à Conquista Solução Educacional. O evento ofereceu aos
educadores da capital e região um momento de capacitação e reflexão de suas
competências sobre a atuação da escola na formação da geração do século XXI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário