Para prevenir o
câncer da pele, Parque Ibirapuera será palco de intervenção artística inédita
no Brasil
Para marcar a chegada do
#dezembrolaranja e ampliar o impacto da iniciativa de prevenção ao câncer da
pele, conscientizando e vestindo o Brasil nas cores da ação, a Sociedade
Brasileira de Dermatologia traz, pela primeira vez ao Brasil, a inglesa Emma
Fay, Emma Fay, artista
britânica, especializada em pintura corporal conceitual, que transforma o corpo
humano em animais e objetos, munindo-se de ilussão de ótica. O movimento,
batizado de “Seja humano com a sua pele”, fará intervenções artísticas
com contorcionistas que se transformarão em girafa, zebra e babuíno. O objetivo
é conscientizar as pessoas, de forma lúdica, a se exporem ao sol de forma controlada
e com responsabilidade.
Os artistas circularão pelo
Parque Ibirapuera interagindo com as pessoas. Toda a ação, da preparação dos
modelos até a reação das pessoas, será registrada em vídeo para posterior
postagem nas redes sociais. Promotores uniformizados farão distribuição de
folheto informativo, além de filtros solares. A ação conta com o patrocínio da
Vichy/ La Roche Posay.
Sobre a campanha
#dezembrolaranja
Sociedade Brasileira de Dermatologia colore o Brasil de
laranja e conscientiza sobre a prevenção do câncer da pele
Para combater e prevenir o câncer da pele, o de
maior incidência no Brasil e no mundo, pelo segundo ano consecutivo, a
Sociedade Brasileira de Dermatologia convida os brasileiros a se engajarem e se
apropriarem da campanha #dezembrolaranja.
Assim como acontece com o Outubro Rosa e o
Novembro Azul (respectivamente ligados ao câncer da mama e da próstata), a
campanha tem como objetivo alertar para os perigos de se expor ao sol sem controle.
Participar da campanha é fácil! Vista-se de laranja, decore seu ambiente de
trabalho, acesse o site www.controleosol.com.br e compartilhe
o conteúdo nas redes sociais com as hashtags #dezembrolaranja e
#controleosol.
A Sociedade Brasileira de
Dermatologia afirma que a maioria dos casos de câncer da pele podem ser
evitados com medidas simples de fotoproteção: usar filtro solar, chapéu,
óculos, cuidar do excesso de exposição ao sol e ficar atento aos horários
certos para isso.
Dados do Instituto Nacional de
Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) estimam que, em 2016, haverá cerca de
175 mil novos casos de câncer da pele não melanoma no Brasil. Os principais
tipos que ocorrerão no País serão, por ordem de incidência, os de pele não
melanoma (para ambos os sexos), o de próstata e o de mama. Entre os homens, são
esperados 295.200 novos casos de câncer, e entre as mulheres, 300.870.
Excluindo-se o câncer de pele não melanoma (175.760 casos previstos, que
correspondem a 29% do total estimado), esses números caem, respectivamente para
214.350 e 205.9960.
A Organização Mundial da Saúde
(OMS) prevê que, no ano 2030, existirá 27 milhões de casos novos de câncer, 17
milhões de mortes pela doença e 75 milhões de pessoas vivendo com câncer. O
maior efeito desse aumento incidirá em países em desenvolvimento. No Brasil, o
câncer já é a segunda causa de morte por doenças, atrás apenas das do aparelho
circulatório.
A ação conta com o patrocínio das
marcas La Roche Posay, Vichy, Avène, Roc, Eucerin, Episol e Sunmax.
#dezembrolaranja viraliza
na internet
A campanha da Sociedade Brasileira de Dermatologia se
espalha nas redes sociais.
Veja como participar!
- Divulgue o Hotsite www.controleosol.com.br,
que faz parte do movimento #dezembrolaranja e conta com uma calculadora de
risco de câncer da pele, além de conceder dicas de medidas fotoprotetoras;
- Mude a sua foto do perfil no
Facebook e Twitter para laranja usando o aplicativo da SBD (disponível a partir
de 8/12);
- Curta os perfis oficiais da SBD
no Facebook (https://www.facebook.com/sbd100anos )
e no Instagram (https://www.instagram.com/dermatologiasbd/)
e compartilhe as peças da campanha Dezembro Laranja nos seus perfis.
Serviço:
5 de dezembro – Parque Ibirapuera – próximo à marquise do
MAM - de 8 às 16h
Personagens: 1 girafa, 1 zebra e 1 babuíno
Nenhum comentário:
Postar um comentário