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segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Descomplica Empresas e Instituto SYN oferecem 500 vagas gratuitas para o curso Varejo em Foco

Vagas são destinadas a pessoas que residem nas proximidades dos shoppings que integram o Grupo Syn


A Descomplica Empresas e o Instituto SYN estão com inscrições abertas para 500 vagas gratuitas para o curso Varejo em Foco, que oferece formação em vendas e planejamento de carreira. As inscrições vão até hoje, 9 de setembro. A capacitação é destinada ao público a partir dos 35 anos, que tenha interesse em seguir carreira no varejo de shopping e que resida nas proximidades ou que tenham acesso fácil aos shoppings que integram o Grupo Syn, localizados em São Paulo, Santo André e Rio de Janeiro. 

As inscrições devem ser realizadas no site. Os selecionados para participar do curso terão entre os dias 16 a 20 de setembro para realizar a matrícula. As aulas terão início no dia 24 de setembro, no formato online por meio da plataforma da Descomplica Empresas. Além das aulas gravadas, os alunos terão acesso aos exercícios, materiais complementares de estudos e contarão com algumas aulas ao vivo. O curso tem duração de dois meses e carga horária de 90 horas. Para a conclusão, os alunos terão que assistir, ao menos 70% das aulas, para receber o certificado. 

O curso contará com conteúdos voltados para planejamento de carreira com foco no varejo, onde os participantes conhecerão mais sobre ferramentas de autoconhecimento e de desenvolvimento de carreira e vendas com foco no varejo. Dentre outros temas, serão trabalhados a importância do fator humano no momento da venda, gestão e gerenciamento de negócios, técnicas de prospecção e fechamento de vendas. Já nas lives, os alunos poderão tirar dúvidas e aprender mais sobre esse mercado. 

Para Jeanine Águia, gerente de Operações B2B da Descomplica Empresas, o curso é uma excelente oportunidade para pessoas em situação de vulnerabilidade social, para que a partir da formação possam se candidatar a vagas de empregos. “Essa é uma iniciativa da Descomplica Empresas e do Instituto SYN que tem como foco a responsabilidade social das empresas. Acreditamos fortemente no poder da educação e no impacto positivo que ela pode trazer para a vida das pessoas”, destaca Jeanine Águia. 

Nossa parceria com a Descomplica Empresas, além de gerar oportunidade de estudo com o objetivo de ampliar as oportunidades de emprego para pessoas com idade acima dos 35 anos, também proporciona uma melhor qualidade de vida, uma vez que os profissionais poderão aplicar para vagas próximo de suas residências”, revela Grasiela Caldeira, coordenadora de responsabilidade social do Instituto SYN. Vale destacar que as 500 bolsas de estudos serão ofertadas com foco nas cidades de São Paulo, Santo André e Rio de Janeiro, nas regiões do entorno dos cinco shoppings administrados pelo Grupo SYN. 

Essa ação também traz um diferencial para os nossos lojistas, que poderão recrutar pessoas ainda mais capacitadas e que residam na região. Para a construção dessa ação, ouvimos os lojistas de todos os shoppings envolvidos, para montar a estrutura do curso e assim garantir que a capacitação esteja em linha com o que o mercado está demandando. Nossa expectativa é que possamos ir além e contribuir para combater o etarismo, gerando oportunidade de empregabilidade inclusive para pessoas maiores de 50 anos”, finaliza Caldeira.

 

Serviço 

Curso Varejo em Foco

Datas: Inscrições de 28 de agosto a 9 de setembro | Início das aulas: 24 de setembro

Mais informações: Site 

Instituto SYN


O papel das redes sociais na formação de opiniões políticas: um espelho da nova era de consumo e poder

Vivemos em uma era em que a informação é fluida, dinâmica e, sobretudo, influenciável. Se outrora os grandes palcos da política se desenrolavam nas ruas e nos comícios, hoje, as redes sociais tomaram esse papel e se converteram no principal veículo de formação de opiniões políticas. Nesse contexto, figuras como Pablo Marçal no Brasil tornam-se expoentes dessa transformação, utilizando as mesmas ferramentas que uma marca usaria para vender um produto a fim de propagar uma ideia política.

Marçal não é apenas um coach ou empresário, ele é um produto. Ascendeu ao cenário público inicialmente como mentor de desenvolvimento pessoal e rapidamente percebeu que o caminho para o crescimento político estava diretamente ligado ao domínio do ambiente digital. Seu discurso, ora motivacional, ora político, mas sempre destoante dos demais, encontra eco em uma audiência vasta. Essa fusão entre influenciador e político reflete um fenômeno que, por mais bizarro que pareça, se tornou corriqueiro. No fim das contas, o público (eleitor ou consumidor) responde sempre a um item principal: sensação de pertencimento.

Esse fenômeno não é exclusividade brasileira. Na verdade, as redes sociais vêm moldando o discurso político em escala global há anos. E é aqui que vemos a tênue, mas poderosa, ligação entre a política e o consumo. Donald Trump é provavelmente o caso mais notório de como as redes sociais podem moldar um destino político. Ao utilizar o Twitter como sua principal plataforma, ele não apenas contornou a mídia tradicional, como a subjugou, ditando o ritmo da cobertura jornalística através de uma série de tuítes muitas vezes polêmicos, por vezes curtos e aforísticos, refletindo a lógica de mercado: simples, impactantes e memoráveis, como slogans publicitários.

Outro exemplo emblemático é o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, que de ator de televisão tornou-se um líder mundial em tempos de crise. Zelensky não utiliza as redes apenas para comunicar decisões políticas; ele cria histórias, gera empatia, constrói uma imagem de resiliência que transcende a política tradicional. Seus discursos, muitas vezes transmitidos ao vivo e compartilhados milhões de vezes, ressoam como uma marca que busca ser “comprada” – neste caso, não por consumidores, mas por aliados políticos ao redor do globo.

Esse cruzamento entre política e marketing não deveria surpreender ninguém. As técnicas que Marçal, Trump, Zelensky e vários outros utilizam para angariar apoio não são diferentes das utilizadas pelas maiores marcas do mundo. As redes sociais derrubaram as barreiras entre esses dois universos, transformando eleitores em consumidores e consumidores em eleitores. As estratégias de marketing político são as mesmas que promovem um novo tênis ou um smartphone: alcance, engajamento e, claro, uma boa dose de storytelling.

Hoje, as campanhas políticas se baseiam mais na psicologia do consumo do que no debate ideológico. O que importa é como a narrativa é apresentada. O eleitor não está apenas votando; ele está comprando uma ideia, investindo em uma visão de mundo. O processo de escolha entre marcas e candidatos, por mais paradoxal que pareça, segue as mesmas lógicas de mercado.

O comportamento do eleitor foi transformado da mesma forma que o do consumidor. Antes, decisões políticas e de compra eram feitas com base em informações provenientes de fontes mais “oficiais” – televisão, rádio, jornais. Hoje, essas decisões são moldadas pelas redes sociais, por influenciadores e por algoritmos que ditam o que você verá no seu feed. Repito. A busca dos dois lados desta mesma moeda é pertencimento, é a procura de uma narrativa que o faça sentir parte de algo maior.

E é justamente isso que as figuras públicas modernas – sejam elas políticos ou marcas – entendem tão bem. Em vez de apenas vender ideias ou produtos, elas vendem estilos de vida. Pablo Marçal, por exemplo, não oferece apenas uma visão política; ele oferece um caminho para o desenvolvimento pessoal, uma “marca” que seus seguidores desejam consumir.

No fim das contas, a linha entre política e consumo foi completamente apagada. O que resta é uma narrativa única, onde marcas e ideais políticos competem pelo mesmo ativo: a atenção do público. Quem domina as redes sociais controla a narrativa, e quem controla a narrativa, controla o voto e a compra.

Se antes política e consumo se mostravam distintos, hoje se encontram amalgamados em um único espaço digital, onde cada post, cada like e cada compartilhamento podem significar tanto um novo cliente quanto um novo eleitor. O futuro? Bem, se há algo que podemos aprender com esses casos é que, para influenciar, é preciso contar uma boa história e que, no fim, todos nós estamos, de certa forma, comprando algo.

 

Lucas Atanazio Vetorasso - empresário serial e líder do segmento de franquias com mais de 3.000 franquias na conta.


Saúde mental é pauta obrigatória para as empresas


Em 2019, a OMS determinou a importância de notificar casos de doenças relacionadas ao trabalho como parte de um esforço global para melhorar a saúde ocupacional e a segurança dos trabalhadores. Essa medida foi implementada para garantir que as doenças ocupacionais, muitas vezes subnotificadas, recebam a devida atenção e tratamento, além de permitir a adoção de políticas de prevenção mais eficazes. 

Em 27 de março de 2024, foi sancionada a Lei 14.831 que instituiu o Certificado Empresa Promotora da Saúde Mental. Essa certificação, concedida pelo Governo Federal, visa reconhecer e valorizar as empresas que demonstram um compromisso concreto com a saúde mental de seus colaboradores. Para obter o certificado, as organizações precisam adotar e implementar ações efetivas que promovam o bem-estar psicológico e a saúde mental no ambiente de trabalho. 

O Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio, é fomentado no Brasil desde 2015 e tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre o suicídio e evitar o seu acontecimento. 

Abordada já há algumas décadas por algumas empresas, a saúde mental é uma temática que vem se fortalecendo a cada dia e, graças a movimentos como os acima citados, evidencia a necessidade de ações constantes que tenham como foco o cuidado com o bem-estar psicológico no ambiente de trabalho, refletindo na crescente conscientização sobre a importância de um ambiente corporativo saudável e sustentável.

É indiscutível que a saúde mental seja abordada em todos os níveis da organização e não apenas na área de gestão de pessoas. No entanto, sabemos que ainda é desafiador implementar e integrar programas eficazes ao cotidiano das empresas, devido à pressão constante por metas e resultados. 

Os dados sobre depressão, burnout e outras doenças mentais que podem levar ao suicídio são alarmantes. No Brasil, o Ministério da Saúde aponta que a depressão afeta cerca de 5,8% da população, e o transtorno de ansiedade atinge 9,3%. Além disso, o país registra aproximadamente 14 mil suicídios por ano, sendo a maioria desses casos relacionados a transtornos mentais como os já citados. 

Também, quando analisamos dados recentes relacionados a baixa produtividade, alta rotatividade e licenças ocupacionais, é possível obter informações acerca do impacto nos resultados financeiros da empresa. Segundo o INSS e o Ministério do Trabalho, em 2023, foram notificadas mais de 250 mil licenças de trabalho no Brasil relacionadas a doenças ocupacionais e acidentes de trabalho. Esses fatores podem custar à empresa até 4,5% do seu faturamento anual, o que indica uma urgente necessidade de implementar medidas para aprimorar o ambiente de trabalho e ampliar a retenção de talentos. 

Portanto, a saúde mental deve ser encarada como uma pauta estratégica e essencial no planejamento anual das empresas. Isso inclui revisar e, se necessário, reavaliar as políticas e práticas de recursos humanos. Exemplos de boas práticas incluem a implementação de programas de assistência aos funcionários, treinamentos de gestores para identificar sinais de sofrimento mental, programas de apoio psicológico, treinamentos de gestores, criação de políticas de saúde mental e a criação de comitês de bem-estar. 

Para auxiliar e dar suporte às empresas, várias ações que entregam conhecimentos substanciais acontecem durante o mês de setembro. A Vetor Editora, por exemplo, oferecerá um webinar gratuito sobre o tema Dependência Química e Suicídio: Compreendendo os Desafios e Promovendo a Prevenção, além de produzir outros conteúdos extremamente relevantes para o tema em diversos formatos e plataformas. Pesquise, atualize-se e implemente ações de prevenção e manutenção na sua organização.

 


Adriana Isidio - Gerente de Marketing e Comunicação da Vetor Editora

Norma de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais terá alterações

E o uso de contêineres em áreas de vivência passa a ser permitido, sob condições


O Seconci-SP (Serviço Social da Construção) informa que o Ministério do Trabalho e Emprego editou duas portarias que alteram itens das Normas Regulamentadoras de Saúde e Segurança do Trabalho: a Portaria 1.419, que muda a NR 1 e seu Anexo I, os quais dispõem sobre o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais; e a Portaria 1.420, que altera a NR 18 para permitir o uso de contêineres em áreas de vivência nas obras, porém sob condições.

As mudanças no Gerenciamento de Riscos Ocupacionais entrarão em vigor em 26 de maio de 2025. O capítulo “1.5 Gerenciamento de riscos ocupacionais” da NR 1 passará a vigorar com mudanças de redação e novos subitens, abrangendo detecção, avaliação e controle de riscos.

Alguns exemplos:

“O Programa de Gerenciamento de Riscos deve ser implementado por estabelecimento, podendo ser por unidade operacional, setor ou atividade”.

“O Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) deve abranger os riscos que decorrem dos agentes físicos, químicos, biológicos, riscos de acidentes e riscos relacionados aos fatores ergonômicos, incluindo os fatores de risco psicossociais relacionados ao trabalho”.

“A organização deve evitar ou eliminar os perigos ocupacionais que possam ser originados no trabalho”.

“A organização deve considerar as condições de trabalho, nos termos da NR 17, incluindo os fatores de risco psicossociais relacionados ao trabalho”.

“A organização deve adotar mecanismos para: a) a participação de trabalhadores no processo de gerenciamentos de riscos ocupacionais, proporcionando noções básicas sobre o gerenciamento de riscos ocupacionais; b) a consulta aos trabalhadores quanto à percepção de riscos ocupacionais, podendo para este fim ser adotadas as manifestações da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio - Cipa, quando houver; e c) comunicar aos trabalhadores os riscos consolidados no inventário de riscos e as medidas de prevenção previstas no plano de ação”.


Novas redações e conceitos

Outra novidade é que, a partir de 26 de maio de 2025, o termo “Perigo ou fator de risco ocupacional/Perigo ou fonte de risco ocupacional” do “Anexo I - Termos e definições” da NR 1 vai vigorar com a seguinte redação:

“Perigo ou fator de risco ocupacional: elemento ou situação que, isoladamente ou em combinação, tem o potencial de dar origem a lesões ou agravos à saúde”.

Também a partir de 26 de maio de 2025, serão inseridos no Anexo 1 os seguintes termos e definições com as redações abaixo:

"Avaliação de riscos: processo contínuo e sistemático destinado a determinar os níveis de risco relacionados aos perigos a que estão sujeitos os trabalhadores, sua classificação e julgamento sobre a necessidade de adoção ou manutenção de medidas de prevenção”.

“Emergências de grande magnitude: evento inesperado, sem aviso, relacionados aos processos da organização, cujas consequências atinjam, além dos trabalhadores, a população ou o meio ambiente”.

“Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO): processo contínuo e sistemático de identificação de perigos, avaliação e controle dos riscos ocupacionais de uma organização, com a finalidade de proporcionar locais de trabalho seguros e saudáveis, prevenir lesões e agravos à saúde relacionados com o trabalho e melhorar o desempenho em Segurança e Saúde do Trabalho nas organizações”.

“Identificação de perigos: processo de buscar, reconhecer e descrever perigos à segurança e saúde dos trabalhadores”.

“Levantamento preliminar de perigos e riscos: etapa inicial do gerenciamento de riscos ocupacionais para identificar perigos e riscos com a finalidade de evitar ou eliminar perigos e reduzir ou controlar os riscos ocupacionais evidentes à segurança e saúde dos trabalhadores, com a adoção de medidas imediatas”.

“Organização contratada: pessoa jurídica de direito privado prestadora de serviços contratada para a execução de atividades da organização contratante, nos termos da Lei 6.019/1974 e suas alterações”.

“Perigo externo: situações previsíveis não controladas pela organização, fora dos limites do estabelecimento, da frente ou local de trabalho, que possam causar lesões e agravos à saúde dos trabalhadores, para as quais se deve adotar medidas de prevenção mitigadoras possíveis”.

“Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR): conjunto coordenado de ações da organização para atingir os objetivos de prevenção e gerenciamento dos riscos ocupacionais, formalmente documentado”.

“Risco ocupacional evidente: situação de risco óbvio e não controlado, que não requer análise aprofundada e pode ser reduzido ou controlado pela adoção imediata de medidas de prevenção”.


Uso de contêiner

Pela Portaria 1.420 o Ministério do Trabalho revogou a proibição do uso ou reuso de contêiner originalmente utilizado para transporte de cargas em área de vivência, e o autorizou, desde que acompanhado de laudo das condições técnicas e ambientais relativo à ausência de riscos químicos, biológicos e físicos (especificamente para radiações), com a identificação da empresa responsável pela adaptação.

Adicionalmente, deve ser observado o previsto no capítulo 18.5 (Áreas de vivência) da NR 18, ficando dispensado de observar a altura mínima de pé direito prevista no item 24.9.7 da NR 24, exceto quando utilizado como quarto de dormitório com beliche.


BOLETIM DAS RODOVIAS

Motorista encontra tráfego carregado na Castello branco

 

A ARTESP - Agência de Transporte do Estado de São Paulo informa as condições de tráfego nas principais rodovias que dão acesso ao litoral paulista e ao interior do Estado de São Paulo na manhã desta segunda-feira (9). 

 

Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI)

Operação 5x5 - Na rodovia Anchieta (SP-150), sentido capital, o tráfego está lento entre o km 13 e o km 10 e do km 21 ao km 17 causado por excesso de veículos. No sentido litoral, o tráfego é normal. Na Rodovia dos Imigrantes (SP-160), o tráfego é lento no sentido capital do km 23 ao km 14, no sentido litoral, o tráfego é normal.

 

Sistema Anhanguera-Bandeirantes

A Rodovia Anhanguera (SP-330), sentido capital, apresenta lentidão do km 62 ao km 60, do km 14 ao km 11+360, 109 ao km 104 e congestionamento do km 24 ao km 21. No sentido interior, há lentidão do km 59 ao km 61. Já na Rodovia dos Bandeirantes (SP-348), sentido capital, o motorista encontra lentidão do km 18 ao km 13+360, no sentido interior o tráfego é normal.

 

Sistema Castello Branco-Raposo Tavares

A Rodovia Raposo Tavares (SP-270) apresenta lentidão do km 93 ao km 92 e do km 37 ao km 34. Já na Rodovia Castello Branco (SP-280), o tráfego é lento do km 32 ao km 24, do km 18 ao km 13+700, no sentido interior o tráfego é normal. 

 

Rodovia Ayrton Senna/Carvalho Pinto

Na rodovia Ayrton Senna/Carvalho Pinto, sentido capital, há lentidão do km 23 ao km 11+190.

 

Rodovia dos Tamoios

Tráfego normal, sem congestionamento.


domingo, 8 de setembro de 2024

ROYAL CANIN® reconhece a dedicação dos Médicos-Veterinários pela saúde animal

Pierre Wagner, Médico-Veterinário e presidente da marca no Brasil, reflete sobre a profissão e a contribuição da empresa para a evolução da Medicina Veterinária 

 

No Dia do Médico-Veterinário, celebrado em 9 de setembro, a ROYAL CANIN® homenageia os profissionais que, por meio da ciência e do cuidado, se dedicam a transformar a vida dos animais e seus tutores. Esses especialistas desempenham um papel vital na manutenção de um ambiente saudável, que beneficia não apenas os pets, mas toda a sociedade. 

A Medicina Veterinária é multifacetada e vai muito além do consultório. Seja na pesquisa, na saúde pública, na segurança alimentar ou na educação, os profissionais que atuam nesta área estão na linha de frente para garantir que as interações entre humanos e animais sejam seguras e positivas.  

Pierre Wagner, Médico-Veterinário e presidente da Royal Canin Brasil, reflete sobre sua carreira e a importância da profissão. "Ser Médico-Veterinário é ter o privilégio de atuar em uma área que une ciência, compaixão e inovação. Na Royal Canin, acreditamos que a nutrição é uma parte fundamental do cuidado integral de gatos e cães, e estamos constantemente colaborando com a comunidade veterinária para desenvolver soluções que impactem positivamente suas vidas. Nosso compromisso é continuar oferecendo ferramentas e conhecimentos que auxiliem os profissionais da saúde animal em sua missão de fazer Um Mundo Melhor para os Pets." 

A trajetória de Pierre Wagner reflete a amplitude da profissão, que abrange desde o desenvolvimento de produtos nutricionais avançados até a liderança em iniciativas globais. Formado em Medicina Veterinária, o executivo já atuou como Presidente da Royal Canin no México, foi líder Global do Pilar Veterinário na França e nos Estados Unidos, e também Diretor Executivo na Suíça. Com uma carreira que inclui passagens por diferentes países e cargos de liderança, Pierre exemplifica como essa formação pode abrir portas para uma atuação ampla e significativa, sempre com foco na saúde e na longevidade dos pets. 

Para a Royal Canin, apoiar os Médicos-Veterinários significa investir continuamente em educação, pesquisa e colaboração. A empresa promove iniciativas que incentivam o intercâmbio de conhecimento e a inovação do setor, oferecendo suporte por meio de parcerias, eventos e programas, como por exemplo: o EducaVET – programa online de educação continuada que tem por objetivo compartilhar conhecimento de diversos temas da Medicina Veterinária com foco na comunidade estudantil, e o Portal Vet – plataforma online gratuita que fornece acesso a artigos técnicos e notícias relevantes da indústria, além da Calculadora para Prescrições, que permite aos Médicos-Veterinários dar recomendação nutricional personalizada, auxiliando-os em suas práticas clínicas diárias. 

Para saber mais sobre as iniciativas da ROYAL CANIN® e as novidades da marca, acesse o site.




ROYAL CANIN®
Para saber mais visite o site


Dia do Médico Veterinário: entenda o papel deste profissional na indústria de Pet Food

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Especialista da Special Dog Company destaca a importância do médico-veterinário para assegurar a qualidade dos produtos que cuidam da saúde dos nossos amados pets


No dia nove de setembro, é celebrado o Dia do Médico Veterinário, uma data que homenageia a dedicação e o compromisso desses profissionais com a saúde e o bem-estar dos animais. A profissão de médico-veterinário, no entanto, vai além dos cuidados clínicos e de emergência. Com a crescente valorização dos pets na sociedade, os veterinários também desempenham papéis cruciais em setores como a indústria de Pet Food, onde sua expertise é fundamental para garantir produtos de qualidade e adequados às necessidades dos animais.

A indústria de pet food no Brasil tem apresentado uma expressiva evolução nas últimas duas décadas. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET), o setor registrou em 2023 um crescimento de 11,6% no faturamento em comparação ao ano anterior. Desse total, 78% corresponde ao segmento de pet food, que alcançou um faturamento de R$ 36,8 bilhões.

“Esse crescimento no setor, reflete não apenas o aumento da posse de animais de estimação, mas também o aumento da demanda por produtos de alta qualidade, que são, em grande parte, desenvolvidos e gerenciados por médicos-veterinários”, afirma Kelly Maiara Lopes Carreiro, médica-veterinária na Special Dog Company.

Como exemplo, dentro da Special Dog Company, empresa com mais de 20 anos de experiência em nutrição animal, esses profissionais exercem papéis variados e fundamentais, que nem sempre são conhecidos pelo público, mas são cruciais para o desenvolvimento de alimentos seguros e nutritivos para os pets.

  1. Gestão de Produtos: médicos-veterinários atuam na gestão de produtos, equilibrando o conhecimento técnico e comercial. Eles analisam perfis de consumo, tendências do mercado e comportamento da concorrência para alinhar os produtos às necessidades do mercado e à estratégia da empresa.
  2. Pesquisa e Desenvolvimento (P&D): no departamento de P&D, os profissionais colaboram com zootecnistas para criar e melhorar produtos específicos para cada fase da vida dos animais. Eles avaliam a palatabilidade dos alimentos, desenvolvem novos ingredientes e asseguram que os produtos atendam aos requisitos de saúde e bem-estar dos pets.
  3. Centro de Pesquisas: este setor realiza testes não invasivos, como análises de digestibilidade e pH urinário, para garantir a eficácia dos produtos. Veterinários supervisionam esses testes e monitoram o comportamento dos animais, contribuindo para o desenvolvimento de metodologias nutricionais precisas.
  4. Atendimento ao Consumidor - SAC: no SAC, os médicos-veterinários utilizam seu conhecimento técnico para auxiliar consumidores e lojistas. Eles gerenciam casos de reações adversas a alimentos e ajudam a resolver problemas, mantendo a qualidade do atendimento ao cliente e aprimorando os processos internos da empresa.
  5. Técnico Regulatório: esses profissionais cuidam da documentação legal necessária para a comercialização dos produtos, elaboram dossiês, e garantem a conformidade com as normas do Ministério da Agricultura. Eles também suportam os departamentos de qualidade e P&D, assegurando que todos os processos estejam em conformidade com a legislação.
  6. Treinamento Técnico: veterinários são responsáveis por disseminar conhecimento sobre nutrição e produtos para outras equipes e profissionais. Eles ministram palestras e treinamentos, educando sobre nutrição e os benefícios dos produtos, além de representar a empresa em eventos acadêmicos e comerciais.

Neste Dia do Veterinário, é importante reconhecer e valorizar o papel essencial desses profissionais na indústria de Pet Food. Sua atuação vai muito além dos consultórios e clínicas, impactando diretamente a qualidade de vida dos animais de estimação e a integridade do setor como um todo.

 

Special Dog Company

 

Setor pet do Brasil é o mais tributado do mundo e tem 3º maior faturamento

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Tributação média dos quatro segmentos que compõem esse mercado (comida, serviços, produtos de higiene e veterinário) chega a 50%. Nos Estados Unidos é de 6,6%. Na China, de 17%


O mercado pet brasileiro faturou R$ 69 bilhões no ano passado. O número representou um recorde do setor e alta de quase 15% sobre 2022, quando o faturamento foi de R$ 60,2 bilhões. Esses quase R$ 70 bilhões que os donos de animais de estimação despejaram no mercado em 2023 consolidaram o Brasil como o terceiro maior player global de um segmento que movimentou, em todo o mundo, US$ 180 bilhões no ano passado.

Considerando a cotação do dólar em dezembro de 2023 (em torno de R$ 4,90), o mercado brasileiro fechou o ano passado com faturamento de cerca de US$ 14 bilhões, quase 8% dos US$ 180 bilhões do setor no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, com US$ 81 bilhões (45%), e da China, com US$ 15 bilhões (8,3%).

Se o assunto é carga tributária, no entanto, o Brasil aparece em primeiro lugar. No país, a taxa média dos quatro setores nos quais o segmento é dividido (comida, serviços, produtos de higiene e veterinário) chega a 50% do preço final. Nos Estados Unidos, esse número é de 6,6% (13% dos tributos pagos no Brasil) e na China, de 17% (34% da taxação nacional).

A população de animais de estimação no Brasil também é a terceira maior do mundo: 160 milhões de bichos. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) e do Instituto Pet Brasil (IPB), que projetam alta de 12% no faturamento do setor para este ano, em relação a 2023, indo de R$ 69 bilhões para R$ 77 bi.

O montante é dividido por diversos segmentos, sendo que o maior deles é o de comida, que deve fechar 2024 com R$ 42,3 bilhões (55% do total previsto). Este ano, o Brasil deverá produzir 4,2 milhões de toneladas de alimentos para pets, alta de 3,4% sobre 2023. Presidente-executivo da Abinpet, José Galvão de França destaca a carga tributária desse setor. “Apesar dos números robustos, continuamos a chamar a atenção aos tributos”, disse. “No caso de pet food, a cada R$ 1 gasto, o consumidor brasileiro paga metade (R$ 0,50) de impostos. Nos Estados Unidos esse número fica abaixo de 7% e na Europa, em torno de 18%.”

Para o presidente da Abinpet, esse quadro deveria ser reavaliado, “uma vez que a garantia da saúde e bem-estar dos pets começa na alimentação.” Ele analisa que, por ser o Brasil o terceiro país do planeta com mais animais de estimação, isso reflete no faturamento e na qualidade dos produtos desenvolvidos e ofertados. “Por isso que, apesar da alta carga tributária, possuímos um setor tão dinâmico. Mas poderia ser muito melhor”. Estudo desenvolvido pela Abinpet reforça as palavras do executivo. De acordo com o relatório, se o imposto aplicado sobre alimentos para pets tiver uma redução de 60%, isso geraria uma alta de 300% nas receitas do segmento, num prazo de 10 anos.

Além de alimentos, o setor também fatura em outras frentes. As vendas de animais são o segundo segmento com melhor faturamento (com previsão de R$ 8,1 bilhões para este ano), deixando em terceiro lugar os produtos veterinários (R$ 8 bi). Na sequência, vêm serviços veterinários (R$ 7,6 bi), serviços gerais (R$ 6,4 bi) e serviços de cuidados (R$ 4,4 bi). Desse pacote, os dois setores que devem apresentar maior alta entre 2023 e 2024 são os de produtos e serviços veterinários, com 16% e 14% respectivamente. “Tudo isso mostra que as famílias estão cuidando mais e melhor dos seus animais de estimação”, afirmou o presidente-executivo do IPB, Caio Villela.

Os canais de acesso a itens e serviços aos quais os tutores mais recorrem são os pet shops de pequeno e médio porte, que têm projeção de faturamento para este ano de R$ 37,5 bilhões (48,7% do total). Em segundo lugar, ficam as clínicas e hospitais veterinários, que devem faturar R$ 13,8 bilhões este ano (18% do total). Já no e-commerce, os pet shops virtuais são os líderes, representando 40,6% das vendas online (R$ 2,4 bilhões de um total de R$ 5,9 bi). Na sequência, aparecem as lojas virtuais das mega stores (R$ 1,6 bi ou 27%) e, logo abaixo, as lojas virtuais de pequenos e médios pet shops, que representam 21,5% do total (pouco menos de R$ 1,3 bi).    


CASES

O crescimento contínuo do mercado de pets no Brasil tem feito com que muitos serviços antes oferecidos apenas a humanos passem a ter opções para animais de estimação. Um bom exemplo é a Lobbo Hotels, uma creche e hospedagem canina, que existe desde 2014 na cidade de São Paulo. De acordo com o CEO André Faim, a empresa é contatada diariamente por cerca de 30 pessoas interessadas em seus serviços e recebe 40 cachorros a cada dia. “O mercado de creches e hotéis teve um boom com a volta do trabalho presencial, logo após a pandemia”, disse Faim. Com sete unidades, a empresa deve faturar R$ 12 milhões este ano. “Os tutores estão cada vez mais exigentes e têm procurado espaços para seus pets que ofereçam alta qualidade nos serviços prestados”.

A +Pet é outro exemplo das novas possibilidades desse mercado. A empresa oferece planos de saúde e atendimento aos animais, tem unidades em Brasília, Campinas e Goiânia e acaba de inaugurar um espaço em São Paulo. Animados pelo crescimento do setor, os diretores da +Pet já preparam a abertura de uma unidade no Rio de Janeiro, no primeiro semestre de 2025. “Até 2027, queremos investir R$ 100 milhões na construção de mais 10 hospitais espalhados pelo Brasil”, disse Heber Justo, um dos CEOs da companhia. A projeção é ter uma cartela de 40 mil clientes e faturar R$ 65 milhões até o final deste ano. Para 2025, a meta é triplicar esses números. “Em 2023, tivemos um faturamento de R$ 35 milhões, valor 80% maior do que o de 2022?, afirmou Justo. “E continuamos a expandir a nossa carteira de clientes ativos.” 



Naira Zitei - DC News
https://dcomercio.com.br/publicacao/s/setor-pet-do-brasil-e-o-mais-tributado-do-mundo-e-tem-3o-maior-faturamento


A obesidade e suas consequências nas articulações dos cães

A obesidade entre cães tornou-se uma preocupação crescente na medicina veterinária, especialmente devido ao seu impacto devastador na saúde geral e nas articulações dos pacientes caninos. A Hill's Pet Nutrition, líder em nutrição animal, está na linha de frente das soluções nutricionais com o lançamento da Hill's Prescription Diet Metabolic + Mobility, um produto que está revolucionando a vida de cães em todo o Brasil, ao abordar de forma eficaz tanto a obesidade quanto às doenças articulares. 

A obesidade canina, que afeta aproximadamente 40% dos cães em áreas urbanas como São Paulo, não é apenas uma questão estética. Ela está intrinsecamente ligada a diversas comorbidades, como problemas respiratórios, pele e, principalmente, a osteoartrite (OA), uma condição dolorosa que envolve a degradação progressiva da cartilagem articular e inflamação crônica. Flavio Lopes da Silva, supervisor de Assuntos Veterinários da Hill's Pet Nutrition, destaca que "animais com sobrepeso apresentam uma inflamação natural, por isso é essencial priorizar a saúde das articulações e promover o bem-estar deles".  

O tecido adiposo, além de armazenar energia, atua como um órgão endócrino, liberando adipocinas, como a leptina (normalmente conhecido por sua relação com apetite), que desempenham um papel fundamental na inflamação e degradação das articulações. Este processo inflamatório é exacerbado pela obesidade, aumentando significativamente o risco e a gravidade da osteoartrite, uma condição debilitante que compromete severamente a qualidade de vida dos cães. 

 

Hill's Prescription Diet Metabolic + Mobility: a solução nutricional 

A Hill's Prescription Diet Metabolic + Mobility é clinicamente comprovada para ajudar cães a perder peso de forma saudável e melhorar a mobilidade articular em até 21 dias. Esta formulação inovadora combina ácidos graxos ômega-3 (EPA e DHA), glicosamina, e sulfato de condroitina, ingredientes essenciais que não apenas promovem a perda de peso, mas também auxiliam na reparação e manutenção das articulações.

Estudos clínicos robustos confirmam que o ômega-3 (EPA+DHA) presentes na fórmula são altamente eficazes no manejo da osteoartrite, contribuindo para a redução significativa da inflamação e da dor articular. Cães que seguem essa dieta apresentam melhorias notáveis em sua mobilidade, sendo capazes de retomar atividades como caminhar, correr e brincar, além de subir escadas com maior facilidade. "O EPA atua como anti-inflamatório e ajuda a interromper a inflamação e degradação da cartilagem", esclarece Flavio.

 

A importância do controle de peso e saúde articular nos cães

A prevenção e o tratamento da obesidade são fundamentais para minimizar os danos articulares e garantir melhor qualidade de vida para os cães. Um manejo nutricional adequado, aliado à suplementação de nutrientes específicos, não só retarda a progressão da osteoartrite como também reduz a necessidade de medicamentos, promovendo um bem-estar geral duradouro para os pets. 

A Hill's Prescription Diet Metabolic + Mobility oferece uma solução prática e eficaz, disponível em formatos seco e úmido, para ajudar os cães a manterem um peso saudável e articulações fortes. A transição para esta dieta deve ser feita gradualmente e sob orientação veterinária para maximizar os benefícios. 

Os tutores encontram a Hill's Prescription Diet Metabolic + Mobility nas principais lojas especializadas em todo o Brasil, tanto online quanto físicas. A Hill's Pet Nutrition reafirma seu compromisso com a saúde dos pets, garantindo que todos os cães possam viver de forma mais ativa e saudável, independentemente de sua idade ou condições de saúde. 

 

Hill's Pet Nutrition


7 sinais de alerta para levar seu pet ao veterinário

Reconheça os sinais de alerta para agir na hora certa e garantir para o bem-estar do seu animal de estimação
 


Para reforçar a importância do Dia do Médico Veterinário, celebrado no dia 9 de setembro, a Mars Petcare, líder mundial em cuidados com animais de estimação, reforça a importância de cuidados veterinários regulares para garantir a saúde e o bem-estar dos animais de estimação e destaca os sinais de alerta que os donos de animais devem observar para garantir que seus amigos peludos recebam atenção veterinária oportuna.

É muito importante reconhecer o papel fundamental que esses profissionais têm na saúde e bem-estar dos nossos animais de estimação. O cuidado preventivo e as consultas regulares ao veterinário são essenciais para assegurar que os pets estejam sempre saudáveis e que qualquer problema de saúde seja identificado e tratado o quanto antes.

Entre os sinais de alerta que os tutores devem estar atentos estão mudanças no comportamento, como letargia, perda de apetite, aumento da sede ou micção frequente, coceira excessiva, vômitos, diarreia persistente, entre outros sintomas incomuns. Quando esses sinais são observados, é essencial buscar aconselhamento veterinário imediatamente.

Exames de rotina: Assim como os humanos, os animais de estimação também precisam de check-ups regulares. Mesmo que seu animal de estimação pareça saudável, consultas anuais podem detectar problemas de saúde precocemente e prevenir complicações.

Mudanças comportamentais: Seu animal de estimação costuma ser brincalhão e de repente se torna quieto e retraído? Ou vice-versa? Mudanças de comportamento repentinas podem indicar problemas de saúde subjacentes que merecem atenção veterinária.

Problemas de mobilidade: Se seu animal de estimação está coxeando, tendo dificuldades para subir ou descer escadas, ou apresenta qualquer outra alteração na mobilidade, é hora de consultar um veterinário. Problemas nas articulações e doenças ósseas são comuns em animais mais velhos, mas também podem ocorrer em animais mais jovens.

Perda ou ganho de peso: Mudanças significativas no peso do seu animal de estimação podem ser indicativas de problemas de saúde, como distúrbios da tireoide, diabetes ou outras condições subjacentes. Um veterinário pode ajudar a determinar a causa e fornecer orientações sobre nutrição e cuidados.

Problemas de pele e pelagem: Coceira excessiva, perda de pelo, feridas na pele ou inflamação podem indicar alergias, infecções cutâneas ou outros problemas dermatológicos. Um veterinário pode diagnosticar a causa e prescrever tratamento adequado.

Alterações nos hábitos alimentares ou no consumo de água: Se seu animal de estimação está repentinamente comendo menos, perdendo o apetite, bebendo mais água do que o normal ou mostrando outros sinais de desinteresse pela comida, isso pode ser um sinal de alerta. Consulte um veterinário para descartar problemas de saúde subjacentes.

Vômitos e diarreia persistentes: Se o pet está vomitando ou tendo diarreia frequentemente, isso pode indicar uma série de problemas de saúde, desde infecções gastrointestinais até doenças mais sérias. É importante buscar ajuda veterinária para evitar a desidratação e diagnosticar a causa subjacente.

É essencial estar atento aos sinais de saúde e agir prontamente quando algo parecer incomum. Levar seu animal de estimação para consultas veterinárias regulares e não hesitar em procurar ajuda quando necessário são passos importantes para garantir uma vida longa e saudável para seu amigo peludo.

 

Mars


Pousada Boutique Villa Ayê é o refúgio para famílias multiespécies

 

Diferencial da hospedagem é unir bem estar, segurança e conforto para humanos de todas as idades junto com pets de vários gêneros


Nos últimos anos, na sociedade pós-contemporânea, o conceito de família tem evoluído e é crescente o número de composições baseadas na multiespécie, ou seja, que abrange não apenas os membros humanos, mas também os animais de estimação. São as chamadas famílias multiespécies ou núcleos familiares pluriespécies. 

O conceito é forte no Brasil: são quase 160 milhões de animais de estimação no país, de acordo com dados de 2022, o terceiro no mundo em termos de população pet. Os cães lideram o ranking com 60 milhões; as aves em seguida, com 40 milhões; os gatos são 30 milhões; peixes ornamentais vêm em quarto lugar com 20 milhões e os pequenos répteis e pequenos mamíferos, 2,5 milhões, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação.

E não são apenas números, há uma integração dos animais de estimação como membros da família. Para muitas pessoas, os pets são considerados companheiros leais e uma fonte constante de amor e apoio emocional. Com isso, as famílias buscam cada vez mais opções que possam incluí-los, como no lazer e no turismo: para 46% dos viajantes brasileiros um dos fatores que influencia na escolha por um destino é ser petfriendly, de acordo com pesquisa da Booking.com de 2022. 

Mas, as poucas opções de pousadas e hotéis que se dizem petfriendly, na verdade só recebem cães e com várias restrições como receber apenas de porte pequeno. Para piorar, muitos deles não hospedam crianças. Como fazer no caso de uma família multiespécie composta pelo casal, o filho humano, cachorro e gato, por exemplo, que querem viajar juntos?

A Villa Ayê - pousada boutique 100% petfriendly localizada na Estância Hidromineral de Socorro, no Circuito das Águas Paulista acompanha, incentiva essa mudança e oferece um ambiente acolhedor e inclusivo para famílias multiespécies. O diferencial da pousada é proporcionar uma experiência única e confortável para todos os hóspedes, sejam eles humanos de todas as idades e pets de diferentes tipos, raças e portes.

Com o lema “o lugar onde as famílias multiespécies se encontram e se divertem com bem-estar, segurança e conforto”, a pousada tem se destacado por oferecer uma infraestrutura adaptada para garantir o lazer de todos. “Se é pet é bem-vindo, e ninguém precisa ficar para trás na viagem em família”, diz Ana Luiza Russo, CEO da Villa Ayê. Além disso, “as atividades e momentos compartilhados entre humanos e pets durante as viagens fortalecem os laços afetivos e contribuem para uma experiência memorável para toda a família”, enfatiza.

Ao priorizar a inclusão e a socialização, todos os tipos, portes e raças de pets são bem-vindos, mas precisam ser sociáveis com outros pets e com humanos e estarem com as vacinas em dia. Cães representam 95% do público da charmosa pousada boutique - no estilo rústico chic e conceito horizontal -, mas estão preparados para receber os demais pets como gatos, pássaros, porquinhos da índia, furões, calopsitas, iguanas, tartarugas, etc.

A ideia da pousada petfriendly surgiu de uma “dor” da proprietária que na época tinha três gatos e dois cachorros de diferentes portes. Sentia a dificuldade que era viajar e querer levar os pets juntos, mas não ter hospedagem em lugares legais que aceitassem bichos ou que aceitavam só cachorros de pequeno porte, por exemplo. A situação serviu de insight e Ana Luiza decidiu que na pousada todos os membros das famílias seriam bem recebidos:  pets, crianças, adolescentes, adultos e idosos.


Lazer e segurança

Enquanto os humanos podem aproveitar a Área Zenonde ficam os bangalôs, ofurô aquecido, piscina com hidromassagem e redário e os serviços como massagens e tratamentos terapêuticos e academia, os pets têm área verde para brincadeiras, piscina tratada com ozônio e com rampa e bordas antiderrapantes, playground, circuito agility com obstáculos, piscina de bolinhas, área de banho pet exclusiva, equipada com chuveiro quente, xampu neutro, rasqueadeira, soprador e secador, e café da manhã para eles.

Para garantir a comodidade e segurança, todas as janelas das acomodações são teladas e as varandas têm grades e portãozinho, além da pousada ser toda cercada e ter portão anti-fuga. Esses cuidados permitem que os pets tenham liberdade e fiquem soltos, sempre sob supervisão do tutor.

Com os pets elevados a hóspedes, eles recebem kit de boas-vindas com tapete higiênico, saquinho cata-caca, biscoitinho, bandana, cobre leito exclusivo, extensor de guia, toalha pet, comedouro, bebedouro, rampa de acesso à cama e colete salva-vidas (de alguns tamanhos).


Villa Ayê -   A Villa Ayê é o update do Chalés Santa Catarina, inaugurado em 2015, na cidade de Socorro, aos pés da Serra da Mantiqueira. A charmosa pousada boutique - no estilo rústico chic e conceito horizontal – é um pequeno paraíso e dedica-se à vivência do hóspede, no caso os pets, e os humanos que os acompanham. Oferece serviços personalizados, tem infraestrutura bem pensada com opções de lazer especiais para os pets e que criam uma atmosfera exclusiva e aconchegante. O lema é “o lugar onde as famílias multiespécies se encontram e se divertem, com bem-estar, segurança e conforto”. O modelo de negócio é referência no segmento e se tornou a primeira rede de franquias de pousadas boutique 100% petfriendly do Brasil. 



Villa Ayê Pousada Boutique Petfriendly
Corredor Turístico do Rio do Peixe, Km 2,4 (s/n) - Rancho Alegre, Socorro - SP
Instagram – @villaaye.pousadapet
Site: www.villaaye.com.br


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