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quarta-feira, 14 de junho de 2023

Reparou as mudanças nas embalagens de pães integrais nas prateleiras do mercado? Entenda o motivo.

 

As prateleiras de pães nos supermercados já estão com um novo visual de rotulagens. Isso porque o visual de várias embalagens de pães à base de cereais como integrais já adequaram suas embalagens de acordo com a RDC 712 de 2022 da Anvisa. 

A nova regra para esta classificação de alimentos tem por finalidade resguardar o consumidor de incorrer no erro de acreditar que o produto tem uma quantidade elevada de ingredientes integrais. Assim, a RDC 712 de 2022 determina que um alimento deve ter no mínimo 30% de ingredientes integrais para ser classificado como integral, bem como a porcentagem de insumos integrais deve superar os ingredientes refinados. Importante ressaltar que antes da entrada em vigor destas diretrizes, os produtos comercializados que tinham algum insumo de cereais integrais em sua composição rotulavam os produtos como integrais. Isto é, o consumidor estava adquirindo produtos considerados integrais; uma vez que, naquele momento não havia uma definição específica de requisitos mínimos e de classificação e categorização para uniformizar o processo destes alimentos. 

A resolução ainda discorre sobre os ingredientes considerados integrais à partir do momento que foram obtidos de um cereal ou pseudocereal; ou seja, ao serem submetidos a  um processo tecnológico que não altere a proporção esperada de seus componentes anatômicos. Dentre cereais e pseudocereais abarcados pela nova regulamentação estão: alpiste,  amaranto,  arroz,  arroz  selvagem,  aveia,  centeio,  cevada,fonio,  lágrimas-de-Jó, milheto, milho, painço,quinoa, sorgo,teff, trigo, trigo sarraceno e triticale. 

Desta forma, apenas quando atendidos os requisitos mínimos de cereais, estabelecidos pela resolução, é que poderão ser classificados como produtos integrais, e ainda assim, devem ter em suas embalagens a denominação "integral", bem como a porcentagem de ingredientes integrais presentes no produto. Logo, os produtos que têm insumos de cereais em seus alimentos mas que não atingem os percentuais requeridos para a classificação como "alimento integral" não podem conter palavras, sinais, denominações, símbolos, emblemas, ilustrações ou representações gráficas que sugiram que o produto é classificado como integral. Neste caso, nem mesmo podem constar nestes produtos os termos "integral" ou "com cereais integrais". Concomitantemente, a resolução permite que, para esses casos,  haja na rotulagem a porcentagem indicando a presença de ingredientes integrais, desde que, essas informações sejam apresentadas dentro de critérios de fonte, cor, tamanho, entre outros, definidos na regulamentação.

Se somente agora notamos as alterações nas embalagens dos pães antes tidos como integrais, isso se dá ao fato de que o prazo estabelecido para a adequação das embalagens dos produtos, pela resolução, expirou no dia 22 de abril de 2023. Por outro lado, o prazo para a alteração das embalagens para massas alimentícias vencerá somente em 22 de abril de 2024.

O descumprimento desta resolução acarretará na constituição de infração sanitária, podendo as empresas receberem penalidades como advertência, multa, interdição de produtos e até cancelamento de alvará.


Claudio Barbosa, Priscila Kashiwabara e Giovanna Mezher, Kasznar Advogados

 

Reajuste dos planos de saúde: Consumidor deve contestar aumentos acima do teto ou fora do prazo fixados pela ANS

Se a nova mensalidade ficar cara demais, clientes insatisfeitos poderão optar pela portabilidade ou pela troca de plano sem carência


A notícia é polêmica: a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou ontem (12) um reajuste máximo de 9,63% nos preços dos planos de saúde individuais e familiares entre o próximo dia 1º de maio e o dia 30 de abril de 2024. O aumento – aprovado durante reunião dos diretores da agência – poderá impactar cerca de 8 milhões de pessoas.

Para a advogada e especialista em Direito Médico Mérces da Silva Nunes, o reajuste, ainda que desagradável, está em linha com o esperado. “A expectativa do mercado era de um reajuste entre 10% e 12%, mas a ANS limitou os reajustes dos planos individuais e familiares para o período de maio de 2023 até abril de 2024. Isso significa que o reajuste dos planos de saúde individuais e familiares regulamentados – aqueles contratados a partir de janeiro de 1999 ou adaptados à Lei nº 9.656 de 1998 – não poderá ser superior a 9,63%.”

A especialista ressalta, no entanto, que o consumidor deve ficar atento para não sofrer cobranças irregulares e abusivas: os reajustes podem ser contestados se o aumento for superior ao fixado pela ANS ou se ocorrerem fora do prazo estabelecido. “A primeira providência é questionar diretamente a operadora de plano de saúde para que ela explique o reajuste aplicado ao contrato. Se não receber resposta ou se ela for insatisfatória, o consumidor  deverá fazer uma reclamação diretamente na ANS para contestar a irregularidade do reajuste. Se preferir, poderá optar também por ingressar diretamente com uma ação judicial.”

Consumidores insatisfeitos têm também a opção de optar pela portabilidade se a nova mensalidade ficar cara demais para o seu bolso – “isso vale tanto para os planos individuais e familiares quanto para os coletivos” – ou de fazer a troca de plano sem nenhum tipo de carência.


Fonte: Mérces da Silva Nunes - advogada, sócia titular do escritório Silva Nunes Advogados; mestre e doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP); especialista em Direito Médico e Bioética pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; membro da Comissão de Direito Médico da OAB/SP.

 

Inscrições para o ENEM 2023 chegam na reta final; Estratégia Vestibulares mostra como se preparar para o exame

Candidatos têm até o dia 16 de junho para se inscreverem para o Exame Nacional do Ensino Médio; Estratégia Vestibulares dá dicas de como estar preparado para a prova

 

O Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido como Enem, é um dos principais vestibulares do país, possibilitando a milhares de estudantes uma vaga em universidades públicas e privadas. Com inscrições abertas somente até o dia 16 de junho, os estudantes devem se atentar aos prazos e já começar a construir um plano de estudos para que possam estar preparados o suficiente no dia do exame.

Para Daniel Reis, coordenador pedagógico do Estratégia Vestibulares, ao seguir algumas dicas básicas, é possível estar preparado para o exame de maneira assertiva e produtiva, a fim de alcançar o objetivo final.


  • Planejamento de estudos 

O primeiro passo é fazer um planejamento dos estudos. “A ideia do ciclo de estudos, com a alternância de matérias, é extremamente benéfica para a fixação do conteúdo. Também é preciso estar atento à criação de uma rotina diária, com o acompanhamento de conteúdo estudado e quantidade de exercícios resolvidos por dia”, pontua o especialista.


  • Conhecimento em atualização

Segundo Reis, também é importante manter o conhecimento sempre vivo na cabeça. Para isso, é fundamental que o candidato tenha um contato quase que diário com as disciplinas que estarão na prova, para que assim não esqueça os conteúdos que já foram estudados e trabalhados.


  • Atenção às fases de estudos

“É de suma importância que o estudante siga a três fases básicas de estudos, que são a criação da base, consolidando a teoria e tendo os exercícios como forma de reforçar todo o conteúdo; ter um tempo maior praticando exercícios e revisando a teoria já estudada, e a revisão do conteúdo e resolução de muitos exercícios”, ressalta.


Como fazer a inscrição do Enem 2023?

O aluno deve acessar a Página de Participante do Enem e clicar em “Inscrição”, informar o CPF e confirmar os seus dados pessoais. Depois disso, caso exista a necessidade de atendimento especial ou especializado, o mesmo deve ser apontado no momento da inscrição, como a necessidade de indicar a opção de língua estrangeira de sua preferência.

O próximo passo é informar a situação atual no Ensino Médio, responder o Questionário Socioeconômico, colocar um telefone fixo e/ou celular e um e-mail para contato, indicar em qual cidade você fará a prova e enviar uma foto obrigatória.

Se o candidato não estiver isento, ele deve apenas confirmar seus dados para o pagamento da taxa de inscrição e pronto, inscrição realizada. A taxa de inscrição do Enem 2023 é de R$85 e o pagamento deve ser realizado até o dia 21 de junho.


Preparação avançada para o exame final

Apesar das provas acontecerem somente em novembro, o Estratégia Vestibulares já oferece diariamente aulas gratuitas sobre todas as matérias em seu canal no YouTube voltadas aos conteúdos da prova para auxiliar os vestibulandos durante todo o processo. 

Além disso, como a concorrência e a dificuldade do exame aumentam a cada ano, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Enem 2023, com livros digitais, correção ilimitada de redações, fórum de dúvidas, simulados com questões inéditas, questões comentadas e mapas mentais. O candidato pode conferir todas as informações do Enem no link

“O Estratégia Vestibulares dispõe de diversos recursos educacionais visando auxiliar os alunos na tão sonhada conquista de uma vaga na universidade, e queremos fazer isso de forma acessível. Por isso, além das aulas gratuitas no YouTube, buscamos explorar diversos formatos de conteúdo, para contemplar os diferentes tipos de estudantes. Além disso, os materiais disponibilizados pelo Estratégia são construídos minuciosamente com base nos vestibulares e provas do Enem de anos anteriores”, afirma o coordenador pedagógico.



Estratégia

 

Especialista lista aplicações do ChatGPT para alavancar seu negócio através do marketing

Camila ensina o que é e como utilizar a ferramenta para alcançar o sucesso profissional

 

Você já deve ter ouvido falar do ChatGPT? A ferramenta da OpenAI chegou para ficar e permite diversas aplicações, inclusive no campo do marketing.  

"A sigla Chat GPT significa Generative Pre-Trained Transformer — ou seja, trata-se de um chat transformador pré-treinado para gerar conversas. Para isso, usa vertentes da IA como aprendizagem profunda. Ou seja, o Chat GPT é capaz de gerar respostas para qualquer tipo de pergunta ou comando que o usuário fizer — o que o torna uma ferramenta extremamente versátil e útil!", explica a especialista em vendas pelas redes sociais e empreendedora, Camila Silveira.  

A profissional diz que basicamente, o Chat GPT aprende com repetições. "Ele usa um algoritmo com redes neurais que analisam grandes volumes de dados para gerar respostas para qualquer tipo de pergunta ou comando que você fizer.

Quando um usuário pergunta, o Chat GPT analisa a entrada, processa a informação e retorna com uma resposta. Todo esse processo é baseado em probabilidades, entregando respostas que sejam as mais apropriadas para o seu questionamento", esclarece.  

O Chat GPT é gratuito e pode ser acessado pelo site oficial da ferramenta. "Para começar a usar a ferramenta, basta criar uma conta com nome de usuário e senha. Você também pode acessar conectando sua conta do Google ou da Microsoft", completa Camila. 

 E você pode usar o Chat GPT para acelerar a divulgação do seu negócio. "As possibilidades são infinitas! Com o Chat GPT, é possível responder perguntas, criar teorias, testar ideias e identificar possíveis soluções para problemas. Imagine agora tudo isso aplicado ao seu negócio. Essa ferramenta de IA pode ajudar a otimizar a gestão do seu negócio, a automatizar tarefas, a melhorar o relacionamento com clientes e a potencializar resultados, e até executar habilidades que o empreendedor não tenha como elaborar legendas e textos necessários para manter atividades profissionais", destaca a também 

especialista em capacitar e treinar pessoas para crescimento profissional.  

O Chat GPT pode ser usado para gerar ideias de conteúdo promocional, seja para anúncios de mídia paga ou para a criação de e-mail marketing. "Você só precisa informar o tema, o público-alvo e especificações importantes sobre o produto ou serviço, como quantidade e valores, por exemplo. Além de criar o texto de divulgação, a ferramenta ainda pode gerar ideias de títulos e criar fluxos de divulgação". 

Para ajudar você nessa tarefa, Camila sugere alguns comandos para o chat: 

• “Crie a chamada de anúncio para promover nossa promoção de volta às aulas”.

• “Quais vantagens ou benefícios podemos oferecer para incentivar os clientes a participar de nossa promoção?”

• “Como podemos usar as redes sociais para promover nossa promoção de fim de semana?” 

Mas é claro iChatGPT envolve riscos. "Hoje tudo que é feito de forma 100% digital, corre um sério risco com a humanização da marca, que podemos afirmar que é um fator decisivo de compra neste momento". 

"Utilize todas as formas digitais para aprimorar seu treino de conversação como o próprio nome da plataforma determina, mas nunca deixe de humanizar este conteúdo com sua imagem e propósito empresarial, sempre que transformar seu negocio apenas em um robô corre um sério risco de ser substituído por empresas que mantenham a essência da necessidade do cliente em ver sua empresa ou serviço como a melhor solução", acrescenta. 

A especialista diz que ainda é possível elaborar estratégias para campanhas de marketing e criar textos que engajam. "Para ter uma boa presença digital, é importante veicular conteúdos persuasivos para impactar o público certo. Porém, não é necessário uma equipe grande e ferramentas caras para fazer o marketing do seu negócio".  

Ela elencou comandos que podem trazer respostas interessantes do chat: 

• “Crie uma lista de recomendações de produtos para clientes X, com base em seus interesses, histórico de compras e dados demográficos”.

• “Crie uma mensagem personalizada para uma campanha de marketing por e-mail, com base no nome, idade, profissão e localização do destinatário”.

• “Crie uma descrição cativante e persuasiva do produto, destacando X detalhes e incentivando a compra”.

• “Crie uma lista de perguntas frequentes sobre o produto X, abordando as principais dúvidas dos clientes e fornecendo respostas claras e concisas.”

Com o Chat GPT, você pode criar conteúdos valiosos, aumentar a presença digital da sua marca e conquistar mais clientes. E o melhor de tudo: além de aumentar a satisfação do consumidor, você alcança esses resultados economizando tempo e dinheiro!" 

Ela diz que é importante que você revise as respostas antes de sair publicando. "Isso porque, mesmo se tratando de uma inteligência artificial, os textos ainda podem conter erros de tema ou repetições". 

Outras tecnologias também podem ajudar sua empresa a crescer. "Mais do que nunca, a tecnologia tem gerado um grande impacto na realidade — especialmente no mercado e na forma como consumimos. Por isso, estar por dentro das tendências tecnológicas é importante para manter a sua empresa em destaque".

 

Camila listou as principais: 

"• Big Data — muitas vezes é difícil lidar com grandes quantidades de informações, especialmente gerenciando e analisando dados de clientes. Apesar de ser uma tarefa complicada, é extremamente necessária!"

Para tanto, ferramentas de Big Data podem ajudar a identificar clientes em potencial e a gerenciar a prospecção de leads. Assim, você consegue organizar as ações e focar em atividades e clientes mais promissores e lucrativos".  

"• ERP (Enterprise Resource Planning) — Quer melhorar a eficiência da operação e aumentar a receita? Então você precisa de uma solução em ERP ou, em português, Planejamento de Recursos da Empresa.

Com essa ferramenta, é possível otimizar e automatizar processos, economizando tempo e custos. Por exemplo, você pode criar uma campanha de marketing e enviar automaticamente e-mails aos clientes". 

"Além disso, você tem acesso a dados que mostram o desempenho das ações em tempo real, assim como informações essenciais que ajudam a tomar decisões importantes. O software de gestão também facilita a comunicação entre os colaboradores, mesmo que estejam em departamentos diferentes". 

"• Cloud Computing — essa solução já é bastante popular, e provavelmente você já usa no seu dia a dia. Entretanto, se ainda não está familiarizado com o termo, explicamos: o cloud computing nada mais é que o armazenamento online de informações. "

"É importante, no entanto, estar atento às novidades sobre como essa tecnologia pode ser usada no futuro! Maior segurança, recursos de inteligência artificial e integração entre ambientes públicos e privados são algumas das prováveis abordagens". 

De acordo com a especialista, ainda há muita especulação, mas uma coisa é certa: haverá empresas nascendo já na nuvem. "A nova cloud computing pode revolucionar a escalada digital, por isso é importante entender como sua empresa pode se beneficiar para não ficar atrás dos concorrentes". 

Para mais “treinos”como este e dicas de como expandir seu negocio siga @camilasilveiraoficial em todas as plataformas e redes sociais.

 

Seis dicas de leitura e compreensão dos livros para o vestibular

Além de estudar diversas disciplinas para o concurso, o estudante tem também o desafio de ler criticamente os livros indicados. Algumas dicas podem ajudar nessa missão

 

O estudante que está prestes a fazer o vestibular, especialmente o da Universidade Federal do Paraná (UFPR), já tem definidos, desde o início deste ano, os livros que serão cobrados na prova. Desta vez, a UFPR divulgou a lista de obras com mais antecedência e isso pode facilitar para a organização do aluno. 

Mas como otimizar a leitura, de forma a aproveitá-la ao máximo e se sair bem na prova, juntamente com os estudos de outras disciplinas? A coordenadora de Língua Portuguesa e de Produção de Textos do Colégio Bom Jesus, Cleuza Cecato, tem algumas dicas. Veja:

 

1 - Não deixar para a última hora: organizar o tempo de leitura para cada livro é importante 

Por mais que a universidade tenha divulgado a lista com antecedência, é preciso organização para ler todos os livros com calma, para não acumular essa atividade com as outras tantas que o aluno já tem no decorrer do ano letivo pré-vestibular. Uma dica é estabelecer uma obra por mês, dedicar de uma a duas horas por dia para isso. Assim fica mais fácil conciliar com as outras disciplinas.

 

2 – Áudio books, leitura orientada, grupos de leitura e outras referências  

Os momentos de leitura devem ser previstos nas programações de estudos dos alunos. No entanto, a leitura orientada feita em sala de aula pode ser um ponto de partida, mas há outras estratégias, como áudio books, por exemplo. “Essas estratégias podem ajudar muito a conseguir não só tomar contato com maior número de livros mais rapidamente, mas também a ampliar repertório de percepções sobre o mundo que nos cerca”, observa a professora Cleuza. O estudante pode ainda reunir os amigos para falar sobre a obra – a percepção de cada pessoa é diferente e isso enriquece o debate e, consequentemente, facilita a memorização e interpretação - ou mesmo assistir a filmes, vídeos, ler críticas a artigos sobre o tema – tudo isso podem ser recursos interessantes para o aluno memorizar a história.

 

3 - Dificuldade para ler não é incomum, mas é possível mudar isso 

Leitura é hábito. Segundo a professora Cleuza, é difícil simplesmente passar a ler muito e com produtividade de uma hora para outra, mas sempre é tempo de começar. “Pode ser com um desafio ler alguns minutos por dia, fazer anotações sobre vocabulário e estilo de texto (mais fácil, mais difícil, mais descritivo, com períodos mais longos ou curtos...) e, a partir daí, desafiar-se um pouco mais, como indicar leituras e aceitar indicações de outras pessoas”, diz Cleuza. A professora lembra ainda que hoje, virtualmente, há muitas plataformas que orientam leituras e indicam obras. “Vale a pena usar isso a favor dos estudos”, completa.

 

4 - Não se culpar por não gostar dos temas dos livros 

Listas de livros solicitados em vestibulares atendem critérios específicos, e não necessariamente são obras apaixonantes para os leitores de uma forma geral. Então, em relação a esses títulos, a sugestão da professora é: “cumpra seu papel de estudá-las para o vestibular específico. Se puder, aproveite conteúdos e abordagens que elas trazem para suas redações e não se culpe por não gostar de alguma ou algumas delas. Mas se pergunte verdadeiramente o que acontece caso você não sinta apreço por nenhuma”, aconselha. A professora diz que talvez o estudante não esteja lendo aquela obra da forma mais adequada. “Para ler um livro de maneira adequada, é preciso compreender o estilo de escrita e a relação do enredo com o período histórico”, ressalta.

 

5 – Interpretar, sempre! Não se esqueça de que os vestibulares vão focar nisso! 

Fazer leitura crítica é o ponto alto das habilidades de um bom leitor. Os vestibulares apostam na valorização de respostas completas dos estudantes, e muito bem articuladas. Por isso, é importante fazer uma leitura mais atenta.  

Para melhorar nesse quesito, a professora Cleusa diz que o aluno não deve somente ler a obra para conhecer o enredo, mas é importante compreender como a narrativa se insere no momento histórico, como e quanto dialoga com outras narrativas, autores da mesma obra citada, ou de outros momentos, e qual é a qualidade de sua construção. “São características reconhecíveis e muito interessantes para desenvolver a percepção de que nem toda leitura é fácil ou nem todo enredo é igual”, diz a professora. Por isso, é tão importante que os professores se atentem para isso. “Essas habilidades ajudam muito os estudantes a responderem a questões que vão desde a memorização de enredo até a análise de aspectos culturais ou estruturais pertencentes à obra”, ressalta Cleuza. 

 

6 – Memorizar detalhes importantes da obra fazendo resumos e resenhas 

Para tentar lembrar alguns detalhes importantes do livro na hora da prova, é interessante fazer resumos, fichamentos e resenhas dos principais trechos, dos personagens. Mas principalmente do momento histórico em que o texto foi construído: anotar alguns pontos sobre isso ajudará na compreensão da política, da cultura da época. Escrever sempre ajuda a guardar alguns trechos importantes do livro. Mas a professora ressalta que memorizar não significa decorar. “Guardar na memória com produtividade vai além de apenas saber reproduzir a história. É preciso exercitar maneiras de relacioná-la com temáticas contemporâneas”, ressalta. Sem falar que um resumo pode auxiliar o estudante na véspera, caso queira relembrar da obra.

Já a análise da estética literária possibilita avaliar como a obra foi escrita. Colocar no papel quais são as características de estilo da obra, qual estrutura de narrativa o autor utilizou, entre outros pontos, pode ajudar bastante na hora da prova do vestibular. 

  

Grupo Educacional Bom Jesus
https://www.grupoeducacionalbomjesus.com.br/

Colégio Bom Jesus
https://bomjesus.br/

FAE Centro Universitário
https://www.fae.edu/

FAE Business School - Curitiba (PR)
https://fae.edu/cursos/pos-graduacao-curitiba.vm

FAE Business School - Blumenau (SC)
https://fae.edu/cursos/pos-graduacao-blumenau.vm



As Previsões dos Especialistas Para o Futuro do ChatGPT e do Marketing IA no Varejo

Vamos começar com um exercício de imaginação, talvez um pouco futurista... Imagine um futuro onde a IA permeia todas as nossas transações diárias. Com o avanço das tecnologias, esse cenário não é mais coisa de ficção científica, mas uma realidade iminente. E, nesse contexto, o que esperar do futuro do ChatGPT e do marketing IA no varejo? 

Bem, os analistas da Insider Intelligence têm algumas previsões interessantes.

 

A Primeira Fase da Adoção da IA no Varejo 

No que diz respeito ao uso da IA no varejo, estamos ainda na fase de "namoro". 

As empresas estão experimentando as possibilidades, mas a implementação em larga escala ainda não aconteceu. Acredita-se que 2023 será o ano de um avanço significativo nesse sentido. Os varejistas começarão a integrar o

ChatGPT e outras tecnologias de IA em suas operações em uma escala maior, gerando impactos significativos nos processos de vendas e atendimento ao cliente. 

Atenção você, varejista, que ainda não usa robôs de automação simples no WhatsApp..., você já está ultrapassado. A hora que o ChatGPT começar a fazer esse serviço, você terá muito o que correr atrás. Aqui na agência temos uma equipe especializada em implementação de robôs de atendimento, caso queria saber mais, clique aqui pra falar com um consultor. 

 

Avançando Para o Futuro: IA Generativa 

A IA generativa, como o ChatGPT, tem a capacidade de criar novos conteúdos, conceitos e ideias, o que é um enorme potencial para a inovação no marketing e no varejo. Nos próximos anos, a IA generativa será cada vez mais adotada para automatizar e otimizar tarefas de marketing, como a criação de conteúdo e a personalização de campanhas. Isso nos leva à nossa próxima previsão...

 

ChatGPT: A Chave para um Atendimento Personalizado 

O ChatGPT é mais do que apenas um chatbot. É uma ferramenta capaz de entender e se adaptar ao contexto, oferecendo respostas personalizadas e, por vezes, criativas. Para os varejistas, isso pode significar um atendimento ao cliente excepcional e personalizado, em qualquer hora e lugar. 

Nos próximos anos, o uso de ChatGPT e tecnologias similares deverá explodir, permitindo que os varejistas interajam com os clientes de maneiras totalmente novas. 

Imagine se você é dona de uma loja de roupas e via Whatsapp seu cliente manda algumas fotos. O ChatGPT poderá fazer uma análise do perfil do cliente e sugerir peças que se encaixam melhor no estilo do comprador. Devaneio? Não sei! Acho que não. E acho que está mais próximo do que imaginamos. 

 

Desafios no Caminho da IA no Varejo 

Mas, assim como em qualquer "casamento", existem desafios. Os varejistas precisarão superar obstáculos técnicos, éticos e de privacidade. Garantir que as IA sejam treinadas e implementadas de maneira responsável será crucial. Já estão nascendo empresas especializadas nesses temas para auxiliar nessa jornada incrível. Eu sou empolgado a falar do assunto, porque considero a tecnologia GPT tão revolucionária – ou mais –, do que a invenção da internet.

 

IA Generativa e o Futuro do Marketing de Conteúdo 

Como estrategista de marketing digital, eu vejo um potencial inigualável na IA generativa. Ela pode transformar a maneira como criamos e distribuímos conteúdo, permitindo a personalização em massa e liberando os profissionais de marketing para se concentrarem em estratégias mais complexas e criativas. No entanto, o caminho não é totalmente livre de obstáculos. A questão da originalidade do conteúdo gerado por IA e os direitos autorais associados a ele são pontos a serem abordados.

 

O Impacto da IA no Atendimento ao Cliente 

Como já vimos anteriormente, os chatbots de IA, especialmente os avançados como o ChatGPT, têm o potencial de revolucionar o atendimento ao cliente. Eles podem responder às perguntas dos clientes 24/7, escalar operações sem a necessidade de contratar mais pessoal, e, mais importante, eles podem aprender e melhorar continuamente. A tendência é que a interação com o cliente se torne mais eficiente e personalizada à medida que a IA se torna mais sofisticada.

 

Ainda Assim, o Toque Humano é Necessário 

Por mais avançadas que as IAs possam ser, acredito que sempre haverá espaço para o toque humano. O julgamento humano é inigualável quando se trata de empatia, compreensão e adaptação aos cenários mais variados. Portanto, acredito que a IA no varejo será mais eficaz como um parceiro, e não um substituto, para os humanos. 

É como eu digo no meu curso de inteligências artificiais (Projeto IA Power): domine as Inteligências Artificiais ou seja dominado por elas. 

 

Preparando-se para o Futuro da IA no Varejo

Então, como os varejistas podem se preparar para esse futuro dominado pela IA? Aqui estão algumas dicas:

 

Entender a IA: É fundamental compreender o que a IA pode e não pode fazer. Isso ajudará os varejistas a identificar as melhores oportunidades para implementar a IA em suas operações.

 

Investir em treinamento e educação: A IA é uma ferramenta, e como qualquer ferramenta, requer conhecimento e habilidade para ser usada efetivamente. Invista em treinamento e educação para sua equipe.

E eu estou aqui para te ajudar com isso.

 

No meu Instagram (@guilherme.diasg) eu falo diariamente sobre Inteligências Artificiais, mas se você quiser dar um próximo passo e ir a fundo no assunto, entre no Projeto IA Power (clique aqui para saber mais)

 

Estabelecer parcerias estratégicas: Trabalhar com parceiros tecnológicos que possam fornecer a expertise necessária é uma estratégia inteligente para quem deseja adotar a IA. 

Em conclusão, o futuro do varejo com a IA, particularmente o ChatGPT, é empolgante. Estou ansioso para ver como essa revolução se desenrolará e o impacto positivo que pode trazer para o setor. 

Enquanto isso, continue atento para mais análises e conselhos sobre como navegar neste mundo em constante mudança da IA e do varejo. 

Fique com a gente, a viagem só está começando!

 



Guilherme Dias - CEO Bons de Briga Digital School, publicitário especialista em Marketing Digital e Networking Profissional. É fundador da Bons de Briga Digital School e da Agência Bons de Briga Marketing de Performance, e Diretor de Marketing da ACIPG (Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa).
https://www.instagram.com/guilherme.diasg/
https://www.linkedin.com/in/guilhermedias-g/

Inteligência Artificial e as vantagens e desvantagens na contratação de pessoal e Hunting de TI

Inteligencia Artificial 
 
divulgação

Com a demanda crescente da tecnologia, tornou-se comum encontrar processos humanos sendo simulados e executados por máquinas. Assim acontece com a Inteligência Artificial (AI) quando utilizada pelas diferentes áreas do mercado de trabalho, com a realização do treinamento do algoritmo a partir de um conjunto de dados elencados por quem a estiver comandando.

A Inteligência Artificial é capaz de armazenar os dados no computador da empresa e operar ações, seguindo registros realizados no sistema de um software, possibilitando a preservação dos processos operacionais, graças à proximidade de suas ações da inteligência humana. Na área de Recursos Humanos, a IA permite a otimização de processos através da análise e da leitura de dados, entre eles, processos de recrutamento e seleção, já o Hunting de TI, mais criterioso e técnico devido as exigências de competências técnicas dos profissionais a IA auxiliam na aplicação de testes para avaliação técnico dentro do processo seletivo. Em ambos os casos, permitem ao RH oferecer um enfoque maior ao capital humano.

Diante da seleção dos candidatos, a IA traz mais assertividade, pois fornece informações específicas sobre cada candidato facilitando na hora da entrevista a análise dás soft skills do candidato, avaliação de seu perfil comportamental, aplicação de testes de triagem e filtragem de profissionais que não tiverem o fit cultural da empresa ou não derem “match” com a vaga.

Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, não há mais tempo para esperar por uma contratação no modelo tradicional. Planilhas de Excel também não são mais adequadas, já que a nova era pede a automatização das seleções, o que gera maior eficiência na empresa, padronização e objetividade na avaliação das habilidades do candidato.

Com a IA, tudo é possível, inclusive a análise de métricas, indicadores, dados e outros conceitos automatizados em tempo real. Os programas de IA divulgam as vagas, criam bancos de cadastro a partir dos currículos recebidos e ainda facilitam a busca por profissionais de acordo com o cargo oferecido.

Da mesma forma, o contratante pode imputar novas informações na plataforma, ao criar um programa de recrutamento para cada perfil desejado, gerando um modelo de contratação que exibirá muito mais precisão, critério e estrutura ao processo aumentando, assim, o engajamento dos candidatos.

Vantagens da IA

Quando a IA é aplicada no recrutamento da empresa, ou seja, na contratação de profissionais, as chances de uma contratação equivocada diminuem, permitindo uma boa gestão de pessoas ao atrair talentos por meio do recrutamento automatizado. Uma das vantagens do uso da IA durante o processo de recrutamento e seleção está ligada à eliminação dos julgamentos humanos quanto às habilidades práticas, técnicas e comportamentais. Outra vantagem é a capacidade de lidar, de forma assertiva e eficiente, com a grande quantidade de currículos que chegam.

Além disso, há também a democratização do processo, pois a avaliação será baseada em dados, habilidades, probabilidades e competências do candidato, evitando processos enviesados e incluindo a população que ainda é considerada minoria, como os afrodescendentes, mulheres e pessoas com deficiência.

A experiência do candidato é outro ponto positivo a ser elencado entre as vantagens da IA, porque agiliza o processo, a partir do recebimento de um e-mail para confirmar a candidatura, a interação com o seu recrutador, com mais rapidez e dinamismo, direcionando-o para o próximo estágio ou rejeitando sua candidatura sem desembaraços ou lentidão; esses fatores aumentam a performance do profissional de RH e otimiza o custo efetivo da contratação.


Desvantagens da IA

Utilizar a Inteligência Artificial no processo de recrutamento e seleção é interessante, porém complementa o processo de Hunting, no entanto lidar com pessoas sempre exigirá um relacionamento humanizado e não descarta a entrevista individual e os alinhamentos prévios entre recrutador e candidato, e como acontece em muitos outros processos tecnológicos, a IA também traz desvantagens. Uma delas é a falta de precisão do software. Os algoritmos utilizados para receber e avaliar de forma online os perfis de candidatos, podem resultar em falsos positivos e/ou em falsos negativos. Isso acontece quando o profissional de RH não está acostumado a utilizar a tecnologia ou quando a amostragem de dados é limitada.

Há, também, a chance de receber currículos com informações contraditórias à compreensão dos algoritmos, quando são alimentados com amostras enviesadas de dados, por exemplo, eternizando preconceitos com candidatos de grupos minoritários, ignorando-os e os subestimando em favor de candidatos padronizados. Com isso, percebe-se que o real problema está em como essa tecnologia é utilizada, bem como nas falhas na programação dos algoritmos e na falta de transparência durante os critérios de seleção, maximizando preconceitos e minimizando precisão em suas avaliações, ou seja, fazendo o contrário ao que foi programada.

A IA é uma tecnologia específica que pede transparência de critérios, e carrega o objetivo de ser utilizada com o máximo de eficácia possível, exigindo que sua programação seja validada de maneira cuidadosa e responsável. Só assim, a empresa conseguirá reter os profissionais ideais para os cargos disponíveis, aprimorando o processo seletivo, aproximando-se do topo do mercado e ressignificando o papel do profissional de Recursos Humanos.

Por isso, em cada etapa o relacionamento humanizado ainda é um diferencial em empresas que contemplam processos de recursos humanos ou de hunting de TI. O meio termo enquanto aguardamos a evolução da Inteligência Artificial ainda é o melhor caminho.

 

Priscila de Oliveira - Head de Cultura e Pessoas da Kstack, é formada em Psicologia, com MBA em Gestão de Pessoas e especializada em Carreira e Sucessão.

 

Relatório da ONU sobre redução da poluição de plástico no mundo destaca sistema de monitoramento brasileiro de reciclagem de embalagens plásticas

ONU enfatiza a inovação e a importância da atuação do verificador de resultados para o sucesso do Sistema de Créditos de Reciclagem no Brasil.


O documento “Avaliando a contribuição de esquemas de crédito de plástico para reduzir a poluição de plásticos e melhorar a reciclagem”, publicado pela UNEP – Programa Ambiental da ONU – focado em clima, natureza, poluição e desenvolvimento sustentável, destaca a inovação e a importância da Central de Custódia para o sucesso do Sistema de Créditos de Reciclagem no Brasil.

O texto da ONU explica que a comercialização de créditos é uma alternativa oficial para que os produtores cumpram com suas responsabilidades em relação às metas estabelecidas para a logística reversa de resíduos de embalagens.

De acordo com o documento, uma das inovações trazidas pelo regulamento brasileiro é a obrigatoriedade do sistema de monitoramento e auditoria independente de reciclagem de embalagens. Para poder emitir um crédito de reciclagem para ser vendido no mercado, todas as entidades gestoras devem fazer upload de suas notas fiscais relativas à comercialização de materiais recicláveis a serem validado por um verificador de resultados, essa regulamentação está efetivada por meio do Decreto Federal n° 11.413/2023.

O documento da ONU destaca que durante seu primeiro ano de operação, a Central de Custódia monitorou e verificou 530.000 toneladas de materiais recicláveis recuperados de embalagens pós-consumo, das quais 120.000 toneladas foram embalagens plásticas.


A ONU também menciona o acordo firmado entre a Central de Custódia, a ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial - ABDI para desenvolver o Sistema de Circularidade do Plástico. “Uma plataforma que permitirá a rastreabilidade completa do plástico reciclado no país e monitoramento de todo o processo desde o descarte até a reciclagem em uma nova embalagem ou produto”, afirma Fernando Bernardes Diretor de Operações da Central de Custódia.

Para Bernardes o Brasil é um dos principais atores nas discussões sobre logística reversa no mundo e a legislação brasileira que regulamenta, por exemplo, a atuação obrigatória do verificador independente, exerce papel fundamental para a segurança do processo, uma vez que a conferência das notas fiscais e auditoria do processo garantem que o material de fato retornou ao ciclo produtivo. “Com a expertise de um trabalho pioneiro, é uma grande satisfação termos a nossa atuação reconhecida pela ONU como um case único no mundo. Com tecnologia e um time de especialistas trouxemos a rastreabilidade sistêmica para o setor, atendendendo a todos os requisitos formais estabelecidos na Política Nacional de Resíduos Sólidos e decretos reguladores, proporcionamos segurança e minimizamos os riscos existentes quanto a duplicidade na contabilização dos resultados, além de gerar adicionalidade à cadeia de reciclagem”, finaliza o Diretor.


Segundo encontro sobre o tratado global contra a poluição do plástico em Paris

Representantes de 175 nações se reuniram no início do mês, em Paris, para o segundo encontro sobre o tratado global contra a poluição do plástico. Entre os representantes brasileiros estavam o Secretário Nacional de Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental, diplomatas e atores diretos na cadeia de reciclagem, incluindo a Central de Custódia.

O primeiro encontro ocorreu no fim de 2022, em Punta Del Este, no Uruguai, e há outras três rodadas previstas para acontecer no Quênia, Canadá e Coreia do Sul até o fim de 2024. De acordo com a ONU, o principal objetivo destes encontros é desenvolver um tratado internacional que estabeleça conceitos, prazos e acordos para a redução e a progressiva eliminação do uso de plástico no mundo.


Confira o relatório completo da ONU abaixo:

https://wedocs.unep.org/handle/20.500.11822/42468

 

A cada dois novos empregos criados pelas empresas do Simples, outro é gerado indiretamente

 Avaliação de impacto realizada pelo Sebrae e FGV mostra poder multiplicador dos pequenos negócios ligados a esse sistema tributário

 

O que você precisa saber:

  • Pesquisa mostra que a cada dois empregos gerados pelas MPE do Simples Nacional, outro emprego adicional é criado indiretamente.
  • Segundo o estudo, a cada R$ 1 milhão de aumento no faturamento do grupo de empresas do Simples, 16 novos empregos são criados.
  • Das 4,2 milhões de micro e pequenas empresas que declararam seu faturamento anual, apenas 14.336 (0,3%) estão na última faixa de faturamento, de R$3,6 milhões até R$ 4,8 milhões.

As empresas optantes do Simples, que faturam até R$ 4,8 milhões por ano, são importantes geradoras de emprego e renda no país. Além de serem responsáveis por cerca de 8 a cada 10 novas vagas de trabalho, as contratações feitas por elas impactam na criação de empregos em toda a economia. De acordo com estudo realizado pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), a cada dois empregos gerados pelos pequenos negócios, outro emprego adicional é criado indiretamente.

“Quando um dono de pequeno negócio contrata um funcionário, esse funcionário irá consumir em outros estabelecimentos que, consequentemente, precisarão contratar outras pessoas. Por esse e por outros motivos, o Simples tem um peso essencial na economia brasileira. São cerca de 20 milhões de pequenos negócios optantes por esse sistema tributário”, comenta o presidente do Sebrae, Décio Lima.

Outro resultado detectado pelo estudo realizado pelo Sebrae e pela FGV é que a cada R$ 1 milhão de aumento no faturamento do grupo de empresas do Simples (de modo global) são criados, em média, 16 novos empregos. Quando observados setores como Construção Civil e Comércio, os números são ainda mais representativos, com 21 e 20 novos empregos, respectivamente. “O Simples devolve para a sociedade o tratamento diferenciado destinado aos pequenos negócios. Priorizar as empresas do Simples e manter esse sistema vale a pena”, pontua Décio Lima.


Teto faturamento

O estudo também analisou a quantidade de empreendimentos optantes pelo Simples de acordo com a faixa de faturamento. Das 4,2 milhões de micro e pequenas empresas que declararam seu faturamento anual, apenas 14.336 (0,3%) estão na última faixa de faturamento, que vai de R$3,6 milhões até R$ 4,8 milhões. “Um possível aumento no teto de faturamento será um estímulo ao crescimento dessas empresas e, consequentemente, permitirá um aumento na geração de empregos e na economia como um todo, com pouco, ou nenhum impacto na arrecadação, dado que, proporcionalmente, as empresas do Simples pagam mais impostos do que as dos outros regimes”, esclarece o presidente do Sebrae.


Junho, mês do amor? Advogada dá dicas sinceras para prevenir mentiras financeiras nos relacionamentos

 Um estudo realizado pela SERASA entre maio e junho deste ano, identificou que o segundo lugar entre as motivações para separação e divórcio é de ordem financeira (27% dos entrevistados). Para aproveitar o embalo de junho, que tem Dia dos Namorados, dia de Santo Antonio, casamento em festa junina e seja lá o que faz as pessoas ficarem cegas de amor, conheça manobras legais de prevenção, segundo Marília Golfieri Angella, advogada familiar e social.


Contrato de namoro

Adepta a um modelo de advocacia acolhedor, com escuta ativa de seus clientes, Marília defende que o primeiro passo é falar sobre o assunto. “A própria pesquisa do Serasa mostra que 41% dos relacionamentos terminam por falta de comunicação. E uma ferramenta importante como o Contrato de Namoro pode e deve ser pauta em uma relação”, explica a advogada. “O artifício existe para definir que a relação não se reverterá automaticamente em União Estável, garantindo que bens materiais não sejam alvo de disputa em caso de separação, por exemplo”, comenta Marília. Portanto, conversar com o parceiro ou parceira sobre a assinatura desse documento pode garantir que a cabeça de ambos fique focada apenas na parte boa da relação.


Compartilhar senhas e cartões não dá o direito ao golpe

Se 19% dos entrevistados na pesquisa do Serasa admitiram ter tido seus nomes negativados por dívidas do parceiro, vale lembrar: foi necessário o uso de dados pessoais, pedidos de empréstimo de cartões e até de quantias em dinheiro por parte da outra metade da laranja, mas isso não justifica o crime. “A confiança é prerrogativa, por exemplo, em casamentos, inclusive de ordem jurídica dada sua previsão legal. A quebra dela é quebra de parte do acordo civil feito na contração do matrimônio, e é passível de processo e consequente indenização, a depender do caso. Nos casos em que há fraude, é importante que a pessoa tente ultrapassar a pressão social e vá atrás dos seus direitos”, sugere Golfieri.


O que o pacto antenupcial pode garantir

Casamentos ou Uniões Estáveis podem acontecer com um Pacto Antenupcial, estabelecendo regras específicas de partilha e comunicação entre os bens, como o casal desejar, havendo opções jurídicas para a preservação do patrimônio individual de cada um. Se não há como garantir que o amor seja eterno, pelo menos é possível ter certeza que ninguém terá prejuízo financeiro. “Vale dizer que até divisão de tarefas domésticas pode ser estabelecida nesse tipo de documento”, reforça a advogada. “Afinal, bagunça em casa também pode acabar com um casamento”, brinca.


Violência Patrimonial

Marília diz que é muito importante ressaltar que violência patrimonial é uma das formas de viabilizar a ocorrência de violência doméstica e perpetuar efeitos nefastos desta violação de direitos das mulheres no Brasil. São exemplos de violência patrimonial, o prejuízo financeiro, o dano ou a perda de bens que um parceiro causa à mulher, até mesmo de ordem meramente emocional, podendo deixá-la refém da relação. “São atitudes que podem causar  destruição, venda ou qualquer outra forma de controle ou eliminação de bens da parceira, que muitas vezes a impossibilita de trabalhar, dificultando meios de garantir sua sobrevivência de forma independente do parceiro, e dá ainda mais poder para o agressor dominar a vítima”, ressalta Golfieri. “O amor pode deixar as pessoas com a visão embaçada, mas é fundamental que tenhamos conhecimento de que a fraude também acontece em relacionamentos tidos como ‘saudáveis’, e que é mais do que aconselhável usar as ferramentas legais que existem para prevenir o pior, até mesmo porque a violência patrimonial pode ocorrer após o término, com o não pagamento de pensão alimentícia aos filhos, por exemplo”, finaliza.

 

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