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segunda-feira, 2 de setembro de 2019

SEMANA NACIONAL DA CONCILIAÇÃO SERÁ DE 4 A 8 DE NOVEMBRO



Em 2018, foram realizadas, aproximadamente, 5 mil audiências durante o evento, na Justiça Federal da 3.ª Região


Símbolo da conciliação no Judiciário, a próxima edição da Semana Nacional da Conciliação já tem data marcada: 4 a 8 de novembro. O esforço anual concentrado do Poder Judiciário para a solução de conflitos judiciais de maneira harmoniosa ocorrerá, em todo o País, nos Tribunais Estaduais, Federais e do Trabalho.

O evento para promover a cultura do diálogo entre as partes de um conflito foi criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2006 e chega agora à 14.ª edição.

Na última edição do evento, o Gabinete de Conciliação do Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (GABCON) e as 33 Centrais de Conciliação nos Estados de São Paulo (SP) e Mato Grosso do Sul (MS) realizaram mais de 7 mil tentativas de conciliação que foram responsáveis por encerrar 3.735 processos que tramitavam no Judiciário, movimentando um montante de R$ 13.829.889,97.

O número de acordos, em 2018, relativos à Justiça Federal da 3.ª Região foi consideravelmente maior que o mesmo período em 2017. Durante os cinco dias do evento, foram realizadas 1.585 audiências de processos de primeiro grau, das quais 282 chegaram a acordos, movimentando R$ 2.081.584,36. Processos originários dos Juizados Especiais Federais propiciaram 1.199 acordos, totalizando em R$ 5.031.590,21.

Também foram conciliados litígios pré-processuais, quando ainda não há ação judicial. Das 31 audiências realizadas neste tipo de conflito, 16 foram solucionadas, gerando um montante de R$ 280.321,61.


Como conciliar

Nos meses que antecedem à Semana Nacional de Conciliação, os tribunais selecionam os processos que têm possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas a solucionarem conflitos. Cidadãos e instituições podem pedir a inclusão de seus processos nas pautas da Semana Nacional da Conciliação. Para isso, devem procurar o tribunal no qual tramita seu processo e informar que desejam conciliar.

As questões que ainda não têm processo judicial (pré-processual) e outros atendimentos voltados aos cidadãos também podem ser solucionados na Semana Nacional. Vale lembrar que é possível procurar o tribunal para propor a conciliação em qualquer momento, não somente durante a Semana Nacional da Conciliação.

A conciliação é orientada pela Resolução n.º 125/2010 do CNJ, que instituiu a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário.


Conciliação na Justiça Federal da 3.ª Região

Na página da internet do Programa de Conciliação da Justiça Federal da 3.ª Região é possível encontrar mais informações e solicitar a participação em uma audiência por meio da ferramenta “Concilie seu processo”.

Os interessados que não conseguirem fazer parte da XIV Semana Nacional da Conciliação terão seus pedidos analisados para futuras pautas de audiências, que ocorrem continuamente nas Centrais de Conciliação.

Confira o endereço das Cecons da Justiça Federal da 3.ª Região, que atuam de forma permanente, atendendo aos cidadãos e promovendo ações de incentivo à autocomposição de litígios e à pacificação social por meio da conciliação, da mediação e de outros métodos de solução consensual de conflitos, e que, de 4 a 8 de novembro, sediarão a Semana Nacional da Conciliação:


Americana
Avenida Campos Sales, 277, Jardim Girassol - CEP 13465-590
AMERIC-SAPC@trf3.jus.br



Araçatuba
Avenida Joaquim Pompeu de Toledo, 1.534, térreo, Vila Estádio - CEP: 16020-050
ARACAT-SAPC@trf3.jus.br



Araraquara
Avenida Padre Francisco Sales Colturato, 658, Santa Angelina, CEP 14802-000
ARARAQ-SAPC@trf3.jus.br



Barueri
Av. Piracema 1362, 2.º andar, Tamboré - CEP 06460-030
BARUER-SAPC@trf3.jus.br



Bauru
Avenida Getúlio Vargas, 21-05, 7.º andar, Vila Aviação - CEP: 17017-383
BAURU-SAPC@trf3.jus.br



Botucatu
Av. Dr. Mario Rodrigues Tôrres, 77, Vila Assunção - CEP: 18606-000
BOTUCA-SAPC@trf3.jus.br



Bragança Paulista
Avenida dos Imigrantes, 1411, Jardim América
BRAGAN-SAPC@trf3.jus.br



Campinas
Avenida Aquidabã, 465, 1.º andar, Centro - CEP: 13015-210
CAMPIN-SAPC@trf3.jus.br



Campo Grande
Rua Ceará, 333 (UNIDERP), Bloco VIII (UNIDERP), Bairro Miguel Couto - CEP: 79003-310
CGRANDE-CONCILIACAO@trf3.jus.br



Franca
Avenida Presidente Vargas, 543, térreo, Cidade Nova - CEP: 14401-110
FRANCA-SAPC@trf3.jus.br



Guaratinguetá
Avenida João Pessoa, n.º 58, Vila Paraíba, Guaratinguetá, CEP: 12515-010
GUARAT-SAPC@trf3.jus.br



Guarulhos
Avenida Salgado Filho, 2.050, térreo, Jardim Maia - CEP: 07115-000
GUARUL-SAPC@TRF3.JUS.BR



Itapeva
R. Sinhô de Camargo, 240 / Centro CEP: 18400-550
ITAPEV-SAPC@trf3.jus.br



Jundiaí
Av. Pref. Luís Latorre, 4875, Retiro - CEP: 13209-430
JUNDIA-SAPC@trf3.jus.br



Limeira
Avenida Marechal Arthur da Costa e Silva, 1.561, Jardim Glória- CEP 13487-220
LIMEIR-SAPC@trf3.jus.br



Marília
Rua Amazonas, 527, térreo - CEP: 17509-120
MARILI-SAPC@trf3.jus.br



Mauá
Avenida Capitão João, 2301, Guapituba, Mauá, 09360-120
MAUA-SAPC@trf3.jus.br



Mogi das Cruzes
Avenida Fernando Costa 820 – Vila Rubens – CEP 08735-000
MOGI-SAPC@trf3.jus.br



Osasco
Rua Avelino Lopes, 281/291 Centro CEP 06090-035
osasco-sapc@jfsp.jus.br



Ourinhos
Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 365, Vila Nova Sá - CEP: 19907-270
OURINH-SAPC@trf3.jus.br



Piracicaba
Avenida Mário Dedini, 234, 1.º andar - CEP: 13405-270
PIRACI-SAPC@trf3.jus.br



Presidente Prudente
Rua Ângelo Rotta, 110, subsolo, Jardim Petrópolis - CEP: 19060-420
PPRUDE-SAPC@trf3.jus.br



Registro (Cecon-adjunta)
Rua Coronel Antônio Jeremias Muniz Jr., 272, Centro - CEP: 11900-000
REGISTRO_VARA01_SEC@TRF3.JUS.BR  



Ribeirão Preto
Rua Afonso Taranto, 455, 2.º andar, Nova Ribeirânia - CEP: 14096-740
RIBEIR-SAPC@trf3.jus.br



Santo André
Avenida Pereira Barreto, 1.299, térreo, Vila Apiaí - CEP 09190-610
SANDRE-SAPC@trf3.jus.br



Santos
Praça Barão do Rio Branco, 30, 3.º andar, Centro - CEP: 11010-040
SANTOS-SAPC@trf3.jus.br



São Bernardo do Campo
Av. Senador Vergueiro, 3.575, Rudge Ramos - CEP: 09601-000
SBCAMP-SAPC@trf3.jus.br



São Carlos
Av. Dr. Teixeira de Barros, 741, 1.º andar, Vila Prado - CEP: 13574-033
SCARLO-SAPC@trf3.jus.br



São José do Rio Preto
Rua dos Radialistas Riopretenses, 1.000, 1.º andar, Chácara Municipal - CEP: 15090-070
SJRPRE-SAPC@trf3.jus.br



São José dos Campos
Rua Dr. Tertuliano Delphim Junior, 522, 1.º andar, CEP: 12246-001
SJCAMP-SAPC@trf3.jus.br



São Paulo – Capital (NUAC)
Praça da República, 299, 1.º andar, Centro - CEP: 01045-001
ADMSP-NUAC@trf3.jus.br



São Vicente
Rua Benjamin Constant, n.º 415 - Centro - CEP 11310-500
SVICEN-SAPC@trf3.jus.br



Sorocaba
Av. Antonio Carlos Comitre, 295, Parque Campolim, Sorocaba/SP, CEP 18047-620
soroca-sapc@trf3.jus.br



Taubaté
Rua Francisco Eugênio de Tolêdo, 236, Centro - CEP: 12050-010
TAUBAT-SAPC@trf3.jus.br



Especialista conta como é possível reduzir gasto em condomínio

freepik


Eliminar gastos com folhas de pagamento é uma das principais dicas para equilibrar as finanças e reduzir o gasto mensal



Trocar lâmpadas incandescentes ou fluorescentes pelas de led que são mais econômicas, investir em sensores de presença, ajustar os elevadores para se movimentarem de acordo com a demanda, reaproveitar a água da chuva e  também a chamada ‘água cinza’ - de reúso - para higienizar os pisos das áreas externas, banheiros das áreas comuns e lixeiras. Estas são boas opções de práticas para condomínios que estão com as finanças no vermelho ou para aqueles que tentam reduzir o valor repassado mensalmente para os moradores. No entanto, as folhas de pagamento dos funcionários são, geralmente, os gastos mais altos e os recursos destinados chegam, quase sempre, a consumir até 50% do valor arrecadado.

“Os custos de condomínios estão ficando cada vez mais elevados e a inadimplência aumentando significativamente. Sem falar dos efeitos da recessão no mercado imobiliário que prejudica a comercialização dos imóveis com condomínios altos”, explica Leandro Martins, diretor-executivo da Peter Graber, empresa de segurança condominial. O executivo explica que, nestes casos, não restam muitas alternativas e os síndicos precisam optar pela redução de custos. Segundo ele, a portaria remota ou digital, como também é conhecida, é uma saída para equilibrar as finanças. 

Para Martins, o serviço digital é uma tendência em território nacional. “Com a portaria digital, tudo é feito remotamente.  O visitante ou prestador de serviço toca o interfone e um dos controladores de acesso da nossa central, que funciona 24h, atende a chamada, entra em contato com o morador e libera ou não a entrada. Com isso é possível reduzir em até 60% o valor da cota condominial”, explica. “Além disso, prédios ou conjuntos de casas que optam pelo sistema ficam ainda mais seguros. O monitoramento e as rondas virtuais funcionam durante dia e noite, sem parar e, em caso de necessidade a polícia é acionada diretamente e dá prioridade para o caso, já que fornecemos imagens para comprovar a emergência”, finaliza.

No Brasil, mais de 3 mil condomínios  já possuem a portaria remota  – 1% do total de prédios, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (ABESE). O percentual pode até parecer baixo, mas é crescente, a estimativa da associação é de um aumento de 150% na implantação de portarias remotas no Brasil, até o final do ano.




Peter Graber

Corte do seu orçamento hábitos que podem estar levando seu dinheiro embora


IBPT aponta 10 hábitos que podem ser cortados para não comprometer a sua renda


É notório. Certos hábitos de consumo são armadilhas para quem pretende economizar. “São as compras no cartão de crédito, que vão virando uma bola de neve, a saidinha semanal com os amigos, depois do expediente... Esses e outros hábitos ajudam a sabotar o orçamento”, diz o presidente executivo do IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, João Eloi Olenike.

Recentemente, o IBPT lançou o aplicativo Citizen. “Nosso App funciona como um auxiliar do consumidor em seus hábitos de consumo. Ao cadastrar as notas fiscais de suas compras no aplicativo, o usuário fica sabendo quanto do valor pago foi abocanhado pelos tributos. Após seis meses de uso constante, registrando compras em supermercados, farmácias, lojas, postos de combustíveis e restaurantes, o aplicativo identifica a inflação pessoal do usuário”, conta Olenike.

Disponível nas plataformas Android e iOS, após baixar o aplicativo e fazer o cadastro inicial, o usuário faz a leitura do QR Code da Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e) ou do código de barras do DANFE da NFe (Nota Fiscal Eletrônica) de cada compra, podendo também lançar notas fiscais de meses anteriores. No Citizen é possível controlar os gastos por categoria, data, valor total, estabelecimento onde comprou e pesquisar a evolução do valor unitário de cada bem ou mercadoria.

O IBPT identificou 10 hábitos que contribuem para que seu bolso fique vazio antes do mês terminar. São eles:


- Saidinha semanal com os amigos

Nada contra! Depois de uma semana estressante, você tem sim o direito de aproveitar com os amigos. Mas aproveitar contando os trocados não é diversão. Então, que tal trocar a saidinha semanal por uma saída por mês?


- Fuja dos congelados

Sim, essas refeições são uma “mão na roda”, mas você já parou pra pensar no que está embutido nesse custo? “Toda vez que compramos algo pré-cozido ou congelado, diferente do produto in natura, estamos pagando não só pelos ingredientes que compõem o prato, mas também pelo serviço da pessoa que nos promoveu tal comodidade”, afirma Olenike.


- Compras por impulso

Tá aí um dos maiores erros cometidos pela maioria das pessoas. As compras por impulso são responsáveis pela maioria dos arrependimentos dos consumidores, porque geralmente o item adquirido fica lá, num canto qualquer, e o dinheiro... Bem, esse já era.


- Empurrar as contas para o mês seguinte

Muitas vezes, você está com o dinheiro contadinho para as contas do mês e ainda tem uma “gordurinha” pra queimar, mas caiu em tentação e pensou: ‘Ah, mas essa conta de luz pode esperar para o mês que vem. Não vão me cortar a energia!’

A energia pode até não ser cortada, mas lembre-se, a próxima fatura virá com juros e se acumulará a do mês seguinte. Vale a pena?


- Parcelamento da fatura do cartão de crédito

É um looping infinito. “O pagamento mínimo e o parcelamento da fatura do cartão de crédito são dois hábitos que comprometem a renda do cidadão. Ao pagar o mínimo, aquele valor restante soma-se ao da fatura do mês seguinte e aos juros. No outro mês, você opta por parcelar, parcela essa que se acumula à próxima fatura, e sair desse buraco negro de dívida leva tempo, pois os juros do cartão de crédito são muito altos; torna-se um caminho sem volta”, revela Olenike.


- Assinatura de TV a cabo

Ok, sem radicalismos, mas você já parou pra pensar em quanto tempo você realmente passa dentro de casa? Sai cedo para o trabalho, muitas vezes emenda na faculdade à noite, e qual tempo sobra para assistir à programação da TV por assinatura? Atualmente, com a internet cada vez mais veloz, opções não faltam para assistir àquele filme ou programa que você gosta. Experimente!


- Telefonia celular

Se o seu celular é o seu melhor amigo de trabalho, a gente entende. Mas será que você está realmente consumindo pelo menos metade daquilo a que seu pacote dá direito? Verifique a possibilidade de substituir seu pacote por outro, ou quem sabe, trocar de operadora por uma que ofereça planos e vantagens melhores.


- Salão de beleza

Não precisa ser tão xiita, mas salão de beleza toda semana é para quem tem dinheiro sobrando, e não pra quem deseja economizar ou está com a grana curta. Considere investir em um bom creme e fazer a hidratação dos cabelos em casa, ou então, arrisque naquele esmalte lindo e faça as unhas você mesma! A internet está repleta de tutoriais que ensinam até mesmo as pessoas mais descoordenadas a fazerem as suas unhas.


- Almoçar fora todo dia

Essa é uma daquelas arapucas que a gente não consegue fugir. Os colegas de trabalho convidam e você não consegue negar o convite. E no final do mês, fica tentando “esticar” o dinheiro. Opte por levar a própria marmita para o trabalho. Por que não? Dessa forma, você evita os gastos extras, além de se alimentar de maneira saudável.


- Pare de colecionar

Se você é daquelas pessoas que possuem diversos itens iguais, várias peças de vestuário semelhantes no guarda-roupas, está na hora de fazer um dinheirinho extra com aquilo que não usa e, quem sabe, encontrar uma outra peça para chamar de sua em um brechó. Pense nisso!




Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT
http://www.ibpt.org.br - telefone (41) 2117-7300.



Análise Comportamental: em qual dos quatro perfis você se encaixa?



Entenda quais são os principais perfis e como costumam agir

Já ouviu falar de Análise Comportamental? O tempo todo, uma análise é feita, seja com colegas de trabalho, amigos, familiares ou até aqueles que aparecem na tela de nosso celular e televisão. Quando o contato é direto, você também é analisado pelo outro.
Para uma análise sobre si mesmo, com um especialista comportamental, é possível fazer o teste para fins pessoais e profissionais, pois, pode ajudá-lo a descobrir seus pontos fortes, suas habilidades, suas competências.

Entre os perfis, é possível separar quatro: comunicador, planejador, executor e analista. “Cada pessoa possui um perfil dominante, que não necessariamente exclui os outros, eles estão presentes em menor escala”, conta Carolina Farina, Analista Comportamental e especialista em liderança feminina.

A especialista conta um pouco mais sobre cada perfil:
  • Comunicador: Comunicativo e de boa lábia, entusiasma-se com novidades e tem grande habilidade em se relacionar.
  • Planejador: Geralmente paciente, mantém um ritmo estável, seja na vida pessoal ou trabalho. Preferem se manter em sua zona de conforto.
  • Executor: Possui autoconfiança e prefere posições dominantes. Também se dá bem em desafios e seu senso de competitividade o impulsiona para frente.
  • Analista: É detalhista e procura o resultado perfeito. Também tem tendência a ser organizado, responsável e cumprir prazos.
“Cada combinação destes perfis é única, e promove à pessoa reações específicas em cada situação e uma visão de mundo diferente”, comenta Carolina.

Saber no que você é bom, suas aptidões, e qual a melhor forma para desenvolver outras capacidades e competências em diversas áreas são as maiores vantagens da Análise Comportamental.





Carolina Farina - Especialista em Liderança Empreendedora Feminina, Coach Pessoal e de Negócios, Palestrante, Analista Comportamental, Thetahealer e Hipnóloga.
carolinafarina.com.br
Rua Dr. Correa Coelho, 741 - Bairro Jardim Botânico, 80210-350 - Curitiba


Análise dados é essencial para a transformação digital da saúde


O rápido aumento do conhecimento médico e a digitalização de dados de saúde está mudando a forma como a informação é usada e aplicada na tomada de decisão clínica


Na área da saúde, assim como em todos os setores, um dos grandes desafios é a estruturação e análise de dados. Muito conteúdo tem sido produzido e a uma grande velocidade e nem sempre há clareza de como e para que utilizá-lo. Esta grande quantidade de informação vinda de estudos e pesquisas científicas se junta aos dados coletados dos pacientes e cria uma grande teia de material que, sem a devida curadoria, não colabora com a evolução dos cuidados em saúde.

“Os dados de assistência médica não fornecem muito valor clínico quando não estão estruturados, pois acabam existindo em silos e não fornecem o conhecimento que pode ser integrado ao fluxo de trabalho do clínico nem o fluxo de decisão para melhorar o atendimento. Em todo o Brasil, há uma grande necessidade de estruturação para fornecer análises e melhor gerenciamento de desempenho”, explica o Dr. Ian Chuang, Chief Medial Officer da Elsevier.

Dr. Chuang é um dos grandes especialistas de informática da área de saúde. Com mais de 20 anos de experiência em tecnologia aplicada à saúde, ele explica que o rápido aumento do conhecimento médico e a digitalização de dados de saúde está mudando a forma como a informação é usada e aplicada na tomada de decisão clínica. “A tecnologia sozinha não é suficiente para transformar e padronizar a complexidade dos cuidados de saúde hoje. A Elsevier reconhece que, quando se trata desse assunto, as inovações precisam estar emparelhadas com um fluxo constante de conhecimento”, explica.


Big data da saúde

De acordo com pesquisa da consultoria EMC, a previsão é que, até 2020, se alcance o volume de 44 trilhões de gigabytes ou 44 zettabytes gerados no mundo. A área de saúde também segue esta tendência de crescimento. Nesse caso, os dados vêm de fontes tradicionais, como a pesquisa clínica. Porém, cada vez mais surgem dos próprios pacientes. Essa realidade está criando informações que têm o potencial de identificar o tratamento mais apropriado para um grupo amplo de pacientes, com um grau de certeza maior do que os ensaios clínicos isolados.

Esses dados emergentes devem ser aproveitados e devem ser gerados por vários hospitais e sistemas de saúde. Um hospital sozinho não terá acesso a dados reais suficientes. Portanto, os dados devem ser compartilhados para que haja ampliação suficiente para gerar descobertas significativas.

“A única maneira de aproveitar todos os dados do paciente e inseri-los no diagnóstico de maneira rápida e simples para os clínicos entenderem é com a tecnologia. A Inteligência Artificial e a análise de dados podem ajudar a agilizar os dados, atualizando o conhecimento e as diretrizes médicas de maneira fácil e tranquila” explica Dr. Ian Chuang. “No entanto, para garantir que os médicos tenham sempre o melhor conhecimento disponível, eles também devem saber que o provedor está usando dados confiáveis ​​e de alta qualidade”.


Sistemas integrados de informação

É onde entra a utilização de Sistemas de Apoio à Decisão Clínica (CDS, na legenda em inglês). Por meio de um sistema integrado, essas soluções permitem que o conhecimento flua por meio de plataformas de tecnologia. Os CDS são projetados para criar um alinhamento com a maneira como os médicos pensam e tomam decisões, o que ajuda a obter maior precisão e relevância, além de otimizar a eficiência do fluxo de trabalho clínico e a experiência do usuário.

“Hoje, os sistemas de CDS estão sendo vistos como uma ferramenta na batalha contra erros médicos evitáveis e no coração do CDS mais impactante está a medicina baseada em evidências (EBM)”, diz o Dr.Chuang. Os médicos com Sistemas de Apoio à Decisão Clínica disponíveis seguem as seguintes tendências:
  • 60% mais propensos a prescrever os remédios corretos ou outras terapias
  • 70% mais propensos a pedir os testes de diagnóstico assertivos
  • 60% mais propensos a monitorar efeitos de drogas de acordo com evidências
  • 40% mais propensos a tomar medidas preventivas apropriadas
“As CDSs oferecerem uma verdadeira democratização dos cuidados de saúde, o que torna o conhecimento facilmente acessível aos médicos a qualquer hora, em qualquer lugar e quando eles mais precisam - no ponto de atendimento, para apoiá-los na tomada das decisões clínicas certas, para o melhor do paciente de forma consistente alinhada para evidências e melhores práticas”, afirma Dr. Chuang. Para alcançar esse estágio, é necessário um sistema de aprendizagem do conhecimento totalmente integrado que supere os fatores de tempo, distância e capacidade humana finita e que utilize a tecnologia como um facilitador chave para melhorar o acesso e a precisão.


Poder da IA

Muito tem sido desenvolvido com aplicação da Inteligência Artificial. A Elsevier, por exemplo, desenvolve soluções com contribuem com a melhoria dos processos de cuidados baseados no conhecimento, apoiados por sistemas automatizados de informações clínicas e apoio à decisão que dão suporte aos profissionais de saúde na tomada de decisões corretas em todos os pontos de atendimento, pontos de referência ou pontos de pesquisa.

O futuro da tomada de decisões clínicas será baseado no aproveitamento do poder da Machine Learning e da Inteligência Artificial ​​para analisar dados reais do paciente e desenvolver evidências reais, que podem ser realimentadas no fluxo de trabalho clínico existente por meio do CDS.

Estas soluções são projetadas para permitir a entrega de um fluxo consistente de conhecimento em todo cuidado coordenado para uma medicina onde o paciente está no centro do cuidado e os resultados devem ser cada vez melhores. “Trabalhamos para garantir que as soluções apropriadas sejam personalizadas e usadas para atender às necessidades e objetivos específicos de sua organização”, diz o Dr. Chuang.

Esses e outros assuntos serão temas da palestra “Trazendo Conhecimento e Descoberta à Realidade... Agora” do Dr. Ian Chuang na 5ª edição do Healthcare Innovation Show (HIS), dia 18/07 às 17h30. O HIS acontece nos dias 18 e 19 de setembro no São Paulo Expo.

Durante o evento, a Elsevier também apresentará as recém-lançadas soluções de CDS em português Order Sets e Care Planning integradas com prontuários eletrônicos. Essas soluções são importantes recursos para facilitar a obtenção de certificações e acreditações.


Order SetsSolução intuitiva e baseada na nuvem que permite que médicos, clínicos e profissionais da área de informática criem, revisem e gerenciem protocolos e prescrições padronizadas em um ambiente colaborativo. Facilmente integrado ao sistema de Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), Order Sets da Elsevier se adapta à sua organização, funciona em seu fluxo de trabalho existente e usa a terminologia e itens de prescrições padronizadas já estabelecidos na instituição.


Care PlanningSolução de planos de cuidado integrados para equipes multiprofissionais, baseada em sistemas de Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP). Combina a história clínica do paciente, mais de 500 diretrizes para a prática clínica baseadas em evidências e avaliações padronizadas em um único plano centrado no paciente.





Dr. Ian Chuang - Chief Medical Officer (CMO) global da Elsevier, uma empresa de análise de informações do grupo RELX do Reino Unido e listado no FTSE. O executivo colabora com os líderes da área para melhorar a adoção da Tecnologia da Informação em Saúde (HCIT), especialmente no que se refere ao suporte à decisão clínica e à melhoria das decisões do sistema de saúde e dos processos de atendimento para melhorar os resultados. O Dr. Chuang é doutor em medicina pela Universidade de Toronto e mestre em medicina administrativa pela Universidade de Wisconsin. Ele é membro sênior do Institute of Healthcare Design Thinking e ocupa um cargo de professor assistente adjunto no Departamento de Informática Biomédica e de Saúde da Universidade do Missouri. Participou de muitas organizações de padrões de dados de saúde, incluindo o Comitê Consultivo para Tecnologia da Informação em Saúde do Fórum Nacional da Qualidade em Saúde (HITAC).



Elsevier

Novas emendas à PEC n.º 45/2019 da Reforma Tributária são entregues ao relator da proposta


 Atenta às necessidades do empresariado, FecomercioSP entrega oito propostas para contribuir para a PEC n.º 45/2019 da Reforma Tributária, que tramita na Comissão Especial da Câmara dos Deputados



As propostas buscam desburocratizar o ambiente de negócios aos empresários, simplificar o sistema, reduzir a carga tributária, aumentar a segurança jurídica e modernizar o regime tributário brasileiro. As oito emendas da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) foram entregues ao relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) n.º 45/2019, deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP/PB), durante audiência pública da Frente Parlamentar do Empreendedorismo (Frepem), em agosto.

Ao longo dos anos, a FecomercioSP vem defendendo a desburocratização como forma de melhorar o ambiente de negócios no País. Nesse sentido, além das oito propostas de emendas à PEC n.º 45/2019, a Entidade entregou ao relator 11 anteprojetos de simplificação tributária, elaborados pelos conselhos Superior de Direito e de Assuntos Tributários da Federação, que, diferentemente das emendas, podem ser implementados por normas infraconstitucionais.

Confira as oito emendas da FecomercioSP à PEC n.º 45/2019:


1) Vedação ao uso de medidas provisórias em matéria tributária e instituição do princípio da anterioridade plena

Embora a Constituição preveja que alterações na legislação tributária devem constar na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), eventuais brechas ou imprecisões propiciam a criação de tributos. Quando estabelecido por medida provisória, o novo tributo ou a alteração de um existente passa a ter efeito imediato, dificultando as atividades empresariais. A proposta ainda prevê que, em caso de qualquer alteração na legislação tributária, seja respeitado o princípio da anterioridade plena, de modo que se propicie tempo suficiente para que os empreendedores equacionem seus negócios para suportar a carga tributária futura.


2) Instituição do Código de Defesa do Contribuinte Nacional por meio de lei complementar

A proposta busca estabelecer uma relação de equilíbrio entre o Fisco e o contribuinte, de modo a consolidar não só os seus direitos e garantias, mas também suas obrigações perante a administração pública tributária e vice-versa.


3) Instituição do Programa de Conformidade Fiscal Nacional por meio de lei complementar

O programa a ser instituído em âmbito federal tem o objetivo de construir uma relação mais harmoniosa entre o Fisco e o contribuinte, promovendo a autorregularização, a orientação, a redução da litigiosidade e o cumprimento voluntário das obrigações tributárias.


4) Limitação do instituto da substituição tributária (ST)

Inicialmente, a substituição tributária incidia apenas em operações com produtos de fabricação oligopolizadas (cigarros, bebidas frias, combustíveis, automóveis, pneus, cimentos e sorvetes). O regime também tinha um aspecto simplificador ao incorrer sobre o comércio porta a porta (quando o vendedor comercializa produtos visitando consumidores em suas residências). Contudo, o uso da ST foi massificado na última década, atingindo mercadorias fora dessas características, de modo que se tornou um instrumento de arrecadação tributária. A proposta prevê que a ST volte a ser aplicada com a finalidade para a qual foi criada.
 

5) Limite máximo para a carga tributária

Não há dúvida de que a carga tributária brasileira – atualmente, em torno de 35% do Produto Interno Bruto (PIB) – é uma das mais elevadas do mundo, especialmente em comparação com os países em desenvolvimento. O peso dos impostos penalizada o setor produtivo nacional, reduz a competitividade da economia e compromete o desenvolvimento do mercado de capitais. A proposta, portanto, estabelece que a soma da arrecadação de todos os tributos federais, estaduais e municipais deve se limitar a 25% do PIB do ano anterior.


6) Altera o ato das disposições transitórias para dispor sobre a transição do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS)

Prevê que a transição do sistema tributário atual para o novo seja efetuada em um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano, caso necessário. Do jeito que está hoje, a PEC n.º 45 estabelece um período de transição de dez anos, o qual a FecomercioSP não apoia, uma vez que impor ao contribuinte conviver com dois sistemas simultaneamente durante tanto tempo dificultaria ainda mais o cumprimento das obrigações tributárias. Além disso, a sociedade almeja há muito tempo uma reforma tributária significativa cujos efeitos possam ser sentidos o quanto antes.


7) Ajusta o dispositivo que cria a possibilidade de criação do imposto seletivo pela União

O imposto seletivo tem a finalidade extrafiscal – ou seja, não apenas arrecadatória – e é destinado a desestimular o consumo de determinados bens ou serviços. A proposta ajusta o texto da PEC n.º 45 para colocar no singular a possibilidade de instituição desse imposto, evitando, assim, a criação de novos tributos.


8) Estabelece o cálculo por fora e o direito ao crédito

A proposta ataca um dos maiores problemas dos contribuintes, muito comum nas operações que incidem ICMS. A alteração propõe que os tributos passem a ser não cumulativos, de modo a se compensar o que for devido em cada operação com o montante cobrado nas anteriores. Dessa forma, o imposto não compõe a sua própria base de cálculo. A alteração também assegura que haja concessão de crédito dos serviços, produtos e bens utilizados na atividade econômica empresarial, o que, por um lado, incentiva o aumento da produção e, por outro, diminui a sonegação fiscal.


Tramitação da PEC n.º 45

No momento, a PEC n.º 45/2019 está em análise na comissão especial da Câmara dos Deputados. O prazo para apresentação de emendas termina no dia 5 de setembro. Para que uma emenda integre o texto, é preciso que um deputado membro da comissão apresente o texto substitutivo ao relator. Em seguida, precisa ser apreciada na comissão e, se aprovada, será inserida na proposta. Caso a emenda não seja acatada na comissão especial, pode ser reapresentada, por meio de qualquer deputado, quando a PEC for a plenário. Para ser aprovada nessa etapa, a proposta precisa de apoio de dois terços dos deputados, em dois turnos, seguindo, então, para o Senado.


Geração Alfa: quais são os diferenciais das crianças nascidas a partir de 2010



A análise dos perfis de novas gerações são tentativas de compreender quem fomos no passado e quem seremos amanhã. A primeira geração totalmente nascida no século XXI, é classificada como Geração Alfa e seu grande diferencial é a interação precoce com a tecnologia. Se por um lado as telas são aliadas para o desenvolvimento dessas crianças, por outro, pode causar problemas que até então não eram comentados em gerações anteriores.  

Segundo a professora do curso de Psicologia do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), Joice Cadore Sonego “A tecnologia tem aspectos positivos e negativos no que se refere ao desenvolvimento das crianças. Quanto aos aspectos positivos, podemos citar o acesso rápido à informação, a facilidade em se comunicar com quem está longe, além de ser um aliado pedagógico. Sobre aspectos negativos, pode-se pensar nas questões do desenvolvimento psíquico e emocional, pois as telas dificultam a interação da criança com outras pessoas, além de não proporcionarem experiências fundamentais ao desenvolvimento emocional, como a possibilidade de se frustrar, por exemplo” explica. 

Neste cenário, o contato e a interação com outras pessoas é de extrema importância para o processo de desenvolvimento infantil, pois é na relação social que se aprende a reconhecer as emoções, desenvolver a empatia, a dividir e compartilhar, e também aprender a lidar com as frustrações de comportamentos e opiniões diferentes. “O que observamos na Geração Alfa é que parece que estamos perdendo espaço para as telas e isso pode ser um ponto de atenção”, completa a professora.  

Com relação às frentes positivas, as crianças desta geração são mais curiosas e atentas em tudo à sua volta. Além disso, terão o maior nível educacional de todas as gerações anteriores, isso por conta do acesso à informação de forma rápida e eficaz. As crianças dessa geração também possuem leques gigantescos de opções e possibilidades, que permitem aos futuros adultos trilharem caminhos diversos, no que diz respeito não somente a novas formas de aprendizado, mas também, a escolhas de novas profissões. 

Quando se discute sobre o futuro dessas crianças, um dos principais questionamentos é se os Alfas viverão melhor do que seus pais. Para a professora Joice Sonego, “essa é uma geração que tem muitas opções e possibilidades de escolha. Isto pode ser visto como positivo, pois permite aos futuros adultos trilharem caminhos diversos, mas por outro lado, pode gerar ansiedade frente à multiplicidade de possibilidades que o mundo atual oferece”, finaliza a especialista.  




Joice Cadore Sonego - Professora do curso de Psicologia da FSG (Centro Universitário da Serra Gaúcha), comenta sobre as características da nova geração


FSG - Centro Universitário da Serra Gaúcha.


Campanha mundial propõe um mês sem redes sociais


Pixabay
Uso das ferramentas digitais pode ser mais viciante que cigarro e álcool. Veja 5 dicas para tentar aderir à campanha


A instituição britânica Royal Society For Public Health (RSPH) promove, pelo segundo ano, uma campanha intitulada Scroll Free September, que propõe aos participantes reduzir ou abandonar o acesso às redes sociais por 30 dias, durante todo o mês de setembro.

O desafio é dividido em 5 categorias para que todos possam participar, sem desculpas. São elas: Busy Bee (sem mídias sociais na escola ou no trabalho); Sleeping Dog (sem mídias sociais no quarto); Social Butterfly (sem mídias sociais em eventos sociais); Night Owl (desligar-se das mídias sociais todos os dias, a partir das 18h); e Cold Turkey (não abrir nenhuma rede social por 30 dias).

Segundo a RSPH, a campanha é uma oportunidade de pensarmos sobre nossa relação com as mídias sociais - será que não está gerando um impacto negativo em nossas vidas? Para a instituição, deixar de utilizá-las por um mês fará o participante refletir sobre o seu uso das mídias sociais: o que perdeu, o que não fez, e o que conseguiu fazer para aproveitar melhor o seu tempo. De acordo com a diretora nacional do sistema de saúde inglês, o NHS, Claire Murdoch, as mídias sociais estão contribuindo para aumentar os problemas de psicológicos em jovens e, se nada for feito, haverá uma epidemia de saúde mental na próxima geração.

Para o professor de Psicologia da Universidade Positivo, Gilberto Gaertner, depressão, problemas de sono, medo de "estar por fora”, bullying, ansiedade, inveja, solidão e baixa autoestima são alguns dos sintomas de quem passa tempo demais nas redes sociais. "Uma das questões implicadas no uso das redes sociais é a compulsividade, que pode levar ao uso excessivo e sem controle. Fique atento se a última coisa que você faz antes de dormir é usar o celular e a primeira ao acordar é utilizá-lo", alerta.

Segundo o especialista, um dos problemas é querer ser e viver o que vê e se projeta nos outros, mas, nas redes sociais, o que se vê é uma perfeição artificial, muitas vezes impossível de atingir. "Há estudos que mostram que ficar de cinco dias a uma semana sem entrar nas redes sociais já ajuda a diminuir o nível de estresse e melhorar a satisfação com a própria vida. Se um mês inteiro parece impossível, tente usar as redes em momentos programados durante o dia. Assim, você volta a assumir o controle e sair do imediatismo das atualizações e das respostas instantâneas. Um passo inicial para o mês de setembro é programar de quatro a cinco horários de uso com duração máxima de cinco a oito minutos cada", sugere.

O uso desmedido das redes sociais tem afetado em especial a saúde mental dos brasileiros. Um estudo divulgado pela plataforma Hootsuite revelou que o brasileiro é o terceiro público que gasta o maior tempo na internet. São, em média, 9h14 diariamente na web, ficando atrás apenas dos tailandeses (9h38m) e filipinos (9h29m). Porém, no tempo que se gasta em redes sociais, os brasileiros ficam em segundo lugar (3h39), perdendo apenas para os filipinos (3h57) e à frente dos tailandeses (3h23). Segundo a pesquisa, 130 milhões de brasileiros estão nas redes sociais, o equivalente a 57% da população do país. "Considerando que o tempo é hoje um dos nossos principais ativos e a expectativa média de vida do brasileiro é de 76 anos, não é inteligente perder cinco anos de vida em redes sociais", avalia o professor.

Para participar do Scroll Free September, basta escolher uma categoria e se registrar gratuitamente no site da RSPH, no link  https://www.rsph.org.uk/our-work/campaigns/scroll-free-september/get-involved.html.


Instagram é a pior rede social para a saúde mental

Uma pesquisa da RSPH com cerca de 1.500 voluntários de 14 a 24 anos revelou que 90% deles utilizam redes sociais. Segundo o estudo, as piores redes sociais para a saúde mental dos jovens são as que mais provocam sensação de solidão e ansiedade: Instagram, Snapchat, Facebook, Twitter e YouTube - nessa ordem. De acordo com a CEO da RSPH, Shirley Cramer, o Instagram foi descrito pelos jovens entrevistados como mais viciante que cigarros e álcool. O site da RSPH dá inúmeras dicas para quem acha que não vai conseguir reduzir ou eliminar o uso das redes sociais por 30 dias. Entre elas, estão:


1 - Fora da vista, longe da mente!

Livre-se da tentação, excluindo os aplicativos de mídia social de seus dispositivos. Não se preocupe, você poderá fazer o download deles e fazer login novamente depois de setembro. Se isso parece muito ou você não está planejando ir completamente à Cold Turkey, pode ser útil desativar as notificações. A exclusão do atalho para aplicativos de mídia social da tela inicial do dispositivo também pode ser eficaz quando você tenta permanecer em Scroll Free. O tempo extra necessário para encontrar o aplicativo pode lhe dar a chance de questionar por que você está usando isso em primeiro lugar.


2 - Diga a todos antecipadamente o que você está fazendo

Isso dará aos seus seguidores a chance de aceitar o fato de que talvez não saibam o que você está fazendo no café da manhã por um mês. Antes de 1º de setembro, atualize sua biografia, envie uma postagem final de despedida ou adicione uma linha à sua assinatura de e-mail para compartilhar que você está participando. Deixe o seu número e diga a eles para lhe telefonarem se precisarem de você.


3 - Façam isso juntos!

Reúna um grupo para participarem juntos do Scroll Free September. Conversar com os outros sobre como eles estão dando um tempo nas mídias sociais e compartilhar seus progressos e dicas para permanecer no Scroll Free pode ajudar a mantê-lo motivado e a se sentir menos sozinho. Também dá a você a chance de sair com seus amigos e familiares sem que isso seja documentado em redes sociais. Por que não fazer uma competição com seus colegas para ver quem pode ficar com o Scroll Free September mais tempo?


4 - Reflita

Refletir sobre as razões pelas quais você está aderindo ao Scroll Free durante todo o mês é importante para se manter motivado. Levar algum tempo para refletir sobre os benefícios, e até mesmo o que você perdeu ao longo do mês, será útil ao estabelecer um relacionamento mais saudável e mais equilibrado com as mídias sociais no futuro.


5 - Divirta-se!

Por que não colocar seu tempo livre recém-descoberto em bom uso e definir uma meta pessoal que não envolva a mídia social? Você pode iniciar uma nova atividade, conversar com amigos e parentes o máximo possível cara a cara ou ao telefone, ou até mesmo aprender um idioma.


domingo, 1 de setembro de 2019

Palestra gratuita em São Paulo reúne grandes nomes do futebol brasileiro


Moraci Sant’anna e Turíbio Barros farão palestra nesta segunda-feira, 2 de setembro, na capital paulista, às 19h. Evento é gratuito! 


O preparador físico tetra campeão da Seleção Brasileira, Moraci Sant’anna, e o pai da Fisiologia do Esporte no Brasil, Turíbio Barros, estarão reunidos nesta segunda-feira, 2 de setembro, para falar sobre as oportunidades da Fisiologia do Esporte e sobre as necessidades de profissionais altamente qualificados para lidar com esse mercado, cada vez mais exigente e detalhista. O evento, gratuito, é destinado a profissionais da saúde de qualquer área de formação superior ou para estudantes. 

Será um encontro que unirá o conhecimento teórico de todo o estudo e pesquisa da Fisiologia de Turíbio Barros com a prática da preparação física de Moraci, que além de ter atuado na Seleção Brasileira de Futebol, atuou em grandes times internacionais e foi campeão mundial com o São Paulo Futebol Clube nos anos de 1992 e 1993. Atualmente, Moraci é auxiliar técnico do RB Brasil. 

“O objetivo da palestra é mostrar aos profissionais da saúde que a Fisiologia do Esporte é uma atividade necessária para os atletas de alto ou baixo rendimento, é um campo de atuação que está em ascensão e que falta no mercado profissionais capacitados para lidar com a abrangência desse universo”, destacou Dr. Turíbio Barros, que atuou no São Paulo Futebol Clube e coordenou por mais de 20 anos o curso de Medicina do Esporte da Unfesp, além de ser um entusiasta, pesquisador e consultor em atividade física, saúde e performance. 


O que faz o Fisiologista 

O Fisiologista é o profissional que dá caráter científico de retaguarda para a ciência do esporte, seja para o preparador físico, para o nutricionista, para o fisioterapeuta e até para o médico. Sempre trazendo as informações da ciência para aplicar na prática. 

De acordo com o biomédico Dr. Turíbio de Barros, a área de atuação é uma das mais recentes dentro daquelas relacionadas ao esporte profissional. “A fisiologia hoje tem um mercado cada vez mais promissor. Na medida que cresce a valorização do conhecimento científico na área do esporte, cresce a atuação e a necessidade por esse profissional”.
 



Serviço: 

Fisiologia do Esporte: Uma profissão em ascensão
Data: 02 de setembro de 2019
Horário: 19 horas
Participação gratuita, mediante inscrição
Inscrição:
https://sites.google.com/evceducacional.com/slmandicead/evento-0209
Rua Itapeva, 538, Bela Vista


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