Se o empreendedor tiver a sensação de sempre estar
apagando incêndios, cuidado: corre o risco de não estar administrando bem o
tempo. Este é o momento que perdemos o norte do que é crucial no nosso negócio
e acabamos gastando tempo e energia em questões secundárias. Minha dica é:
planeje seu dia, mas esteja atento a alterar esse planejamento quando for
necessário. Se dentro da sua estratégia, aparecerem assuntos com maior
prioridade, tenha agilidade e jogo de cintura para readequar sua programação.
A melhor maneira de se criar mais tempo é treinar e
capacitar sua equipe para que você tenha “braços” que executem funções que você
faria pessoalmente. Deixe sempre transparente para eles quais são as diretrizes
da empresa. Se todos souberem qual rumo tomar, saberão escolher entre uma
decisão correta ou equivocada sem precisar te interromper a todo o
momento.
Com tempo, é possível dividir suas tarefas entre
estratégia e execução. A estratégia dá direção ao seu
negócio. Assim você saberá aonde a companhia quer chegar e como quer ser
reconhecido pelo mercado. A execução é de que forma você
chegará lá e atingirá as metas que foram definidas. Quem vai fazer o que, como,
utilizando quais ferramentas?
É preciso saber que vamos gastar mais tempo, em
geral, executando e corrigindo rotas do que planejando. E de tempos em tempos
precisamos rever se a estratégia e a execução estão adequadas. Algumas pessoas
gostam de rotina, outras preferem se deixar levar. O importante, em ambos os
casos, é fazer com que se tenha tempo para executar ambas as tarefas.
Ter o próprio negócio requer tempo atrás do balcão,
saber lidar com as pessoas, com fluxo de caixa, com preocupação, com o cliente,
com estoque... Todas as tarefas devem ser divididas de acordo com a aptidão de
cada pessoa. Quem não gosta de lidar com gente, não pode cuidar da área de
atendimento ao cliente, por exemplo.
Todas as tarefas relativas a um negócio devem ser
bem divididas e definidas. Empresas de uma pessoa só tendem a ser extremamente
limitadas e com pouco espaço para crescer. Pode-se sim ter um bom negócio de
uma pessoa só, mas fatalmente será pequeno. Entretanto, quando montamos,
treinamos e gerenciamos equipes e lideranças, temos a possibilidade de
expandirmos nosso negócio, pois formamos pessoas aptas a desempenharem bem
diversos papéis.
Descomplique processos, simplifique as necessidades
dos seus clientes. Nos preocupamos tanto em oferecer produtos e serviços
complementares achando que eles agregarão valores ao nosso negócio que não
notamos que o cliente prefere ter um produto básico, porém entregue com
excelência.
Bruno Magalhães - diretor de operações da GOU
Franquias. Graduado em Relações Internacionais pela FAAP e com pós-graduação em
Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, o executivo possui mais
de dez anos de experiência em franchising e varejo.