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segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Como cuidar das equipes de TI na pandemia?

É impossível pensar como as empresas teriam continuado suas atividades durante a pandemia sem o apoio das equipes de TI. Se, presencialmente, esses profissionais já desempenhavam papel importante nos escritórios, em home office, eles foram a peça-chave para que tudo funcionasse conforme o esperado. Tamanha responsabilidade foi como uma faca de dois gumes: ao mesmo tempo em que se ressaltou o valor dos especialistas da área, também se evidenciou a sobrecarga a que eles estão submetidos.

Em um primeiro momento, o home office atendeu ao anseio dos profissionais de TI de realizar suas tarefas remotamente – uma demanda antiga da área. Não precisar se deslocar até o escritório, reduzir os custos com alimentação fora de casa, ter mais flexibilidade de horários para resolver pequenas intercorrências domésticas e pessoais, além de poder escolher o horário de melhor produtividade para trabalhar, pareceram vantajosos nos primeiros meses.

Porém, ao longo do tempo, a carga de trabalho não foi equilibrada para se adaptar à nova rotina. Pelo contrário: em muitos casos, a demanda só aumentou, seja devido à própria organização interna da empresa, por meio de plataformas de gerenciamento de projetos, ou ainda pelos anseios e necessidades dos clientes em comparação ao prazo técnico de execução dos projetos. Em verdade, as necessidades dos negócios sempre andam na frente dos prazos técnicos exigidos para sua resolução – assim, é natural que a sobrecarga de trabalho fique evidente.

Como evitar a sobrecarga da TI? – Três em cada 10 profissionais de tecnologia se sentem “muito esgotados”, como indicou o Relatório de Salários 2020, publicado pelo site de carreiras Dice Insights. Além disso, um estudo de 2019 da Stack Overflow mostrou que 77% dos desenvolvedores trabalham mais de 40 horas por semana, 13% trabalham 50 horas por semana e 2% trabalham 70 horas por semana.

Portanto, é urgente que os líderes e gestores assumam a responsabilidade de cuidar de suas equipes. O primeiro passo é entender que estamos tratando de uma questão extremamente complexa, pois há vários fatores que devem ser analisados e resolvidos para reduzir a sobrecarga de trabalho desses profissionais. Entre eles, está a organização interna. É preciso utilizar plataformas de gestão de projetos bem implementadas e buscar negociar prazos de entrega de projetos levando em consideração todo o esforço técnico envolvido. 

Outro fator, que eu diria que é o mais importante de todos, diz respeito à cultura empresarial de como os gestores entendem o papel da área de TI dentro de suas organizações – e, sobretudo, como o CIO se posiciona diante desse cenário. Há empresas que entendem que a área de TI, embora crucial para o negócio, serve para dar suporte à operação e,  por isso, não é uma área estratégica. Assim, decisões são tomadas sem que o TI ou o CIO tenham sido consultados, definindo planos e datas inviáveis que, na grande maioria dos casos, irão gerar uma sobrecarga de trabalho à área.

Nesses casos, especialmente, a postura do CIO é fundamental, visando demonstrar aos gestores como o TI pode e deve resolver os desafios de cada negócio. É preciso sempre ter em mente que a tecnologia por si só não resolve problema algum, mas é um meio de solucioná-lo.


Como motivar as equipes dentro do limite? – O que mantém um profissional motivado? Acredito que o equilíbrio entre quatro variáveis: cargo, responsabilidades, remuneração e projetos. Manter essa relação sempre equilibrada é um enorme desafio para toda e qualquer empresa. Muitas vezes, ela consegue responder bem à relação entre cargo, responsabilidades e remuneração, mas a relação com projetos é sempre muito complicada, porque depende de um conjunto de fatores incontroláveis. 

Os profissionais dessa área estão sempre em busca de projetos que envolvam o desbravamento de uma nova tecnologia, porque querem ser desafiados. Se a empresa ainda trabalha com sistemas e soluções obsoletos, isso se torna um empecilho a longo prazo para a equipe. Satisfazer expectativas individuais de recursos não é uma tarefa fácil e exige muita habilidade dos gestores da área.

Por fim, é possível concluir que não existe receita para aliviar a sobrecarga da TI. As causas são extensas e vão desde o posicionamento da empresa com relação ao entendimento da importância da área de TI, do posicionamento do CIO diante dos gestores, da plataforma de gestão de projetos, da metodologia de dimensionamento de esforço de equipe por projeto até a manutenção dos talentos da área, que exige um enorme esforço dos gestores na administração das expectativas individuais da equipe. Acredito que um bom começo é fazer a mudança partir de cima. Líderes devem ser exemplo para os demais colaboradores, cumprindo seus horários de entrada e de saída, buscando negociar prazos e estar em equilíbrio com as demandas e entregas. Entender o que os profissionais precisam para estarem satisfeitos com a empresa pode ajudar a criar uma relação melhor, com maior compreensão e respeito por ambas as partes. Assim, é possível cuidar das equipes de TI na pandemia e também no futuro!

 




Fernando Rizzatti - sócio-diretor na Neotix Transformação Digital. Tecnologia aplicada ao mundo dos negócios é a essência de sua trajetória profissional, de mais de 25 anos, sempre aliada à inovação que agrega valor. Da indústria de transformação, passando pelo segmento financeiro e de economia mista, tem habilidades para entender necessidades e encontrar soluções. Acredita em equipe e união de talentos. Adora música e a inspiração para compor.  Dirige a Neotix como quem compõe uma sinfonia. Cada nota é fundamental.

 

Neotix Transformação Digital
http://www.neotix.com.br/


ÁRVORES COMO MOEDA NO MERCADO DE CARBONO

Quem nunca viu o primeiro balanço suspenso por cordas amarradas em um galho perfeito de árvore como a imagem da infância mais pura e divertida? Quem já subiu na árvore para colher frutos e comer na companhia dos amigos da juventude?

Talvez muitos moradores das cidades de concreto não tiveram essa experiência como rotina, mas pelo menos já viveram a expectativa de passar um feriado em um ambiente com forte presença de natureza: praia, chácara, hotéis fazenda ou mesmo querer ver sucesso ao cuidar de uma plantinha.

E todos já perguntaram ou responderam a famosa pergunta: será que vai chover hoje? Está chovendo aí? Aqui está! Começamos a nos acostumar com a ausência de chuva. O reflexo é observado pelo consumidor quando os alimentos encarecem. E no bolso, para os agricultores. A influência não é só ligada ao dólar, mas a falta de chuva na plantação dos mais de 5 milhões de agricultores no Brasil (CENSO, 2019).

As árvores oferecem alimentos e produtos puros, acessíveis e diversificados. Quem já analisou mercados, buscou empreender, percebe a influência do clima para alcançar resultados nos projetos. O capital natural é a maior riqueza neste planeta que tem evidenciado mudanças climáticas gigantes.

A árvore é a protagonista do mercado de carbono, que foi alavancado pelo Protocolo de Kyoto em 1994, por representar uma tecnologia natural de captação do gás CO2 que provoca o efeito estufa.

Desde então, as indústrias de países desenvolvidos têm de neutralizar as emissões atmosféricas e os países em desenvolvimento são o foco  para receber a transferência de tecnologia para captação de carbono. Com a vantagem de extensão territorial tropical do Brasil, ele é um dos principais players deste mercado.


Como incentivar a preservação e plantio das árvores? O que mudaria a chave de pensamento das pessoas?

Presença de indústrias nas cidades é sinônimo de emprego, melhoria do padrão  de vida, do poder de aquisição e dignidade. E como ficam as questões ambientais? Estas são primordiais  para manter-se a qualidade de vida e a saúde ambiental.

A regularização das operações industriais sustentáveis tem crescido. Através de monitoramento obrigatório de emissões atmosféricas, da emissão de ruídos, contaminação de solo, tratamento de resíduos, tratamento de efluentes e de água. Órgãos ambientais estaduais e federais fiscalizam e emitem pareceres sobre os empreendimentos. Na Inglaterra, estima-se crescimento de 85% de empregos relacionados a sustentabilidade nos próximos 10 anos2. Os  executivos com mentalidade sustentável se destacam. Adequam seus conhecimentos de processo com o desenvolvimento limpo para manter-se na função.

As empresas correm por lucros crescentes, mas precisam reduzir as emissões de carbono. Uma das ferramentas é a melhoria dos processos e desenvolvimento de catalisadores. Outra ferramenta ascendente é a  economia circular, em que um resíduo tratado retorna à cadeia produtiva como matéria-prima.

As emissões individuais e as emissões provenientes das indústrias aumentam conforme o mercado consumidor aumenta. Reduzir as emissões pode vir  do reaproveitamento das embalagens, sistemas de refil de preenchimento, consumo de produtores regionais para reduzir emissões do setor logístico, por exemplo. Para um mercado ético, seria necessário um sistema regulatório que centralize informações de moradia, deslocamento, valores de mercado entre consumidores e produtores. A concorrência internacional e dentro de casa seria forçada a ser revista quanto aos valores de mercado. O mundo ganharia com esse sistema. O consumidor preferindo produto regional acumularia créditos de carbono, pois as emissões seriam reduzidas.

Conforme as avaliações positivas sobre custo-benefício de um determinado fornecedor, ele pode receber produtos oriundos da economia circular. É uma nova moeda, crédito de carbono compra produtos.

Como calcular as emissões? Cada atividade ou transformação química tem um fator de emissão de gás de efeito estufa. Estes fatores são utilizados em plataformas desenvolvidas por engenheiros ambientais como o CarbonZ  (www.carbonzappp.com.br ) criado pelo Grupo Ambipar primeira empresa ESG do mercado . Ao final de calcular seus consumos, o aplicativo oferece o serviço de plantio, instalação de um código QR para monitoramento da localização e a quantidade correspondente de árvores que precisam ser plantadas para neutralizar suas atividades naquele período. Por exemplo, cada árvore neutraliza em média 163,4 Kg de CO2.

A seleção de área de plantio das árvores está associada aos programas de recuperação de mananciais, protegendo o Aquífero Guarani e o Grande Amazônia. É um trabalho que tem atraído muitas empresas parceiras que visam  entrar no sistema idealizado para atribuição de crédito de carbono oferecendo vantagens na aquisição de seus produtos.

Com necessidade de investimento internacional e territórios a serem recuperados  no Brasil , o mercado de carbono tem aqui o melhor pátio para se desenvolver. A riqueza existente no solo deve ser administrada conforme os programas sustentáveis de plantio.

 O governo aumentou presença militar na Amazônia, colocando no comando do Ministério da Defesa a agenda de proteção do ecossistema.  Através do projeto Verde Brasil 2. Um aporte  de R$ 530 milhões oriundos dos acordos da Lava-Jato, foi repassado para o projeto, por determinação do STF. Está sendo criado o Cadastro Nacional de Serviços Ambientais, que regulamenta o pagamento de conservação da biodiversidade, a proteção do solo e das águas e a regulação do clima, segundo informações da Agência Brasil.

Desde que os investimentos alemães e noruegueses foram suspensos do FUNDO AMAZÔNIA, mais de 68 milhões de euros deixaram de entrar no país em 2019. A manutenção dos 103 projetos em andamento contínua para controle do desmatamento e preservação do patrimônio mundial, mas não são eficazes diante da imensidão da área. A Petrobrás contribui com 1% do que era investido no FUNDO e não é suficiente para aprovar novos projetos. Após um ano desta suspensão o quadro de focos de incêndio para abrir áreas de cultivo agrícola e na maioria dos casos, grilagem em território público, aumentaram.

Em 2019, foram 30900 focos de incêndio, enquanto que 29.307 focos só em agosto de 2020. O segundo maior número dos últimos dez anos, de acordo com o INPE. O Pantanal apresentou 5935 focos neste mês, tão alto quanto agosto de 2005, 5993 focos. Em área atingida, mais de 15% do que desmatou em 2019. O mês de agosto é conhecido pelos fortes ventos, que alastram ainda mais as queimadas.

Se o desmatamento não reduzir, a Europa e Reino Unido ameaçam paralisar a importação de produtos agrícolas brasileiros, o que acarretaria uma redução da exportação de mais de 10 bilhões de euros, dos quais 1,5 bilhão provém da exportação da soja.

De 2004 a 2012, o desmatamento reduziu 80% de acordo com o INPE e, em seguida retrocedeu. Se Alemanha, Noruega e países desenvolvidos estivessem presentes financeiramente e ainda aplicando seus conhecimentos tecnológicos, talvez estaríamos progredindo para biocompostos anti-chama aplicados previamente ao mês dos ventos, afirma a engenheira bioquímica Bianca Ayres. Outro exemplo de desenvolvimento, oriundo de investimento privado, é o drone Atobá de 500 Kg, e autonomia de 250km, produzido pela startup carioca Stella Tecnologia. É um passo para auxiliar na fiscalização das atividades de grilagens. Os investimentos noruegueses e alemães que não entraram poderiam ser fonte de projetos de progresso como esses, com resultados significantes  para o mundo e retornos para  o IDH regional.4

Os interesses imediatistas de grandes grileiros e o baixo IDH de uma população aproximada de 30 milhões de pessoas na Amazônia Legal é combustível para a degradação da riqueza mundial instalada no Brasil. Enquanto essa gangorra de interesses regionais não for alicerçada para a sustentabilidade e preservação, a causa-raiz continuará aumentando os focos de incêndio.

 

Acordo de Paris e as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC, em inglês)

Em 21 de setembro de 2016, o Brasil entregou as NDC para a ONU comprometendo-se a reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 43% abaixo dos níveis de 2005, em 2030. Para isso, o país se comprometeu a aumentar a participação de bioenergia sustentável na sua matriz energética para aproximadamente 18% até 2030, restaurar e reflorestar 12 milhões de hectares de florestas, bem como alcançar uma participação estimada de 45% de energias renováveis na composição da matriz energética em 2030.

O reflorestamento não está acontecendo na devida proporção e o desmatamento emitindo mais gases de efeito estufa está contribuindo negativamente. Programas associados ao mercado de carbono são um caminho para incentivar a colaboração dos setores econômicos.

As queimadas aceleram as mudanças climáticas. Como reverter isso com compromisso em território brasileiro?

Há flora com 200, 300 anos na Amazônia e preservá-la é infinitamente mais vantajosa do que reflorestar. Florestas nativas contém valores de enraizamento incomparáveis a florestas replantadas. Mesmo com o solo arenoso da Amazônia, a mata nativa prevalece exuberante. . Esse patrimônio incomparável que o Brasil tem, o qual pode gerar riquezas sustentáveis, depende das diretrizes governamentais e das ações e projetos dos movimentos no país.

O processo de proteção de mananciais e reflorestamento inicia com plantio de mudas pioneiras, que crescem rapidamente para sequencialmente se plantar as mudas mais dependentes de sombra. Perante um cenário de reflorestamento, a umidade relativa do ar é mantida e o ciclo da  água garantido.

Recuperar florestas é uma maneira relativamente fácil e altamente eficaz de contribuir para a redução dos efeitos das mudanças climáticas, garantindo os ciclos de chuva e o retorno da biodiversidade que é, sem dúvida, o grande patrimônio nacional.

É fundamental portanto que empresas e cidadãos assumam seu papel de responsabilidade com o futuro saudável.

Consumidores devem procurar marcas que primam por políticas sustentáveis, selos nas embalagens que indicam participação em programas de plantio e preservação. E calcular sua pegada de carbono através de aplicativos que mostram quão necessário é aumentar as árvores no planeta e reduzir seu perfil consumidor, optando por caminhos mais verdes.

 

 



Gabriel Estevam Domingos - Engenheiro Ambiental, Sócio-fundador da startup GED Inovação, hoje multinacional Ambipar Group onde ocupa o cargo de Diretor, possui dezenas de prêmios reconhecidos no setor dentre eles o de Jovem Embaixador Ambiental da ONU em 2011.

www.gabrielestevam.com.br

 

 

 

Referências:

1) https://unfccc.int/process-and-meetings/the-paris-agreement/the-paris-agreement

2) The Association for Renewable Energy & Clean Technology. https://www.r-e-a.net/green-jobs-could-increase-85-in-10-years-with-government-support/

3) https://ec.europa.eu/info/sites/info/files/food-farming-fisheries/farming/documents/agrifood-brazil_en.pdf

4) http://www.stellatecnologia.com/


Democracia Remota

Nestes tempos estranhos em que nossas estruturas institucionais passam por um período de teste em função de um vírus, buscar formas de fortalecer nossa democracia tornou-se um desafio. A crise gerada pelo coronavírus de forma alguma pode enfraquecer nosso sistema democrático, limitando as ações do parlamento federal e das casas legislativas de todo Brasil. Cientes disso, de que nossas instituições devem permanecer abertas e operantes, desde o princípio trabalhamos em formas de manter o sistema aberto e em pleno vigor. 


O trabalho de integração e modernização dos legislativos se tornou uma missão institucional do Interlegis, braço do Senado Federal para a modernização e integração do Legislativo brasileiro, desde sua abertura, ainda em 1998. Aquele projeto, que iniciou em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) visando equipar as casas legislativas do Brasil, transformou-se ao longo do tempo em um importante instrumento de inovação e treinamento para os parlamentos locais do Brasil, alcançando mais de 4.300 municípios.

Assim, diante do desafio imposto pela crise sanitária, o Senado Federal, por meio do Interlegis, mobilizou-se para apresentar em curto espaço de tempo soluções tecnológicas que fariam com que nossos parlamentos locais continuassem funcionando. Para isso, foi desenvolvida uma ferramenta chamada "Sistema de Acompanhamento do Processo Legislativo Remoto" (SAPL-R), capaz de fazer com que nossa democracia seguisse em funcionamento nas mais diversas casas legislativas do Brasil.

Usando tecnologia integralmente brasileira, desenvolvida pelos servidores do Senado Federal, as ferramentas tecnológicas do Interlegis chegam aos municípios brasileiros sem qualquer custo e tem produzido imenso impacto na produção legislativa das câmaras municipais e assembleias brasileiras. Com o SAPL-R apenas acrescentou-se mais um serviço que passa a fazer parte de rol de inovações constantemente atualizados.

Neste intuito, temos trabalhado em treinamentos à distância com as casas legislativas brasileiras, realizando a transferência de tecnologia necessária e habilitando milhares de servidores locais a operar este novo sistema. Esta solução ultrapassou fronteiras, uma vez que os parlamentos do Timor Leste e Guiné Bissau usam o modelo brasileiro produzido pelo Interlegis em seus parlamentos nacionais.

O intuito é proporcionar funcionalidade sem interromper a produção legislativa parlamentar. Para isso usamos um sistema de votação eletrônica aliado a uma solução de videoconferência, que inclusive vai ao encontro da nossa filosofia de software livre.A votação de matérias pode ser feita remotamente, por meio da sessão plenária e mostrada em painel eletrônico digital com total segurança de transmissão de dados. Desta forma, as casas legislativas locais podem funcionar sem que os parlamentares estejam presencialmente no plenário.

Acreditamos que o uso de tecnologias confiáveis e seguras tem papel fundamental em um mundo cada vez mais conectado. Esta pandemia forneceu a oportunidade para o Brasil dar mais um passo em direção de soluções inovadoras, usando tecnologias, neste caso, integralmente brasileiras. Com foco em nossos municípios, conseguimos fornecer ferramentas sem custos que mantém os legislativos locais operantes e consolidamos a tecnologia também como ponto central em nosso planejamento estratégico.

Isto ocorre exatamente quando, ao completar um ano de gestão, conseguimos dar mais um passo em nosso plano de modernização institucional, finalmente tornando o Interlegis um think tank virtual do legislativo por meio do uso da tecnologia. Assim, nossos órgãos integrados, como o Instituto Legislativo Brasileiro e o Saberes, tornam-se também ferramentas virtuais de ensino, expandindo seu alcance para todos os municípios brasileiros. Consolidamos, desta maneira. conquistas e mudanças que transformam para sempre a face destes órgãos legislativos, agora modernos e direcionados para um novo horizonte, adequado aos novos rumos de um mundo mais integrado pelos meios virtuais em um período pós-pandemia.

Nossa democracia é a essência daquilo que somos como nação. Não podemos abdicar de seus instrumentos nem nos tempos mais turbulentos. Que estas soluções sejam apenas mais um passo em direção de um sistema democrático forte, soberano e atuante.







Márcio Coimbra - coordenador da pós-graduação em Relações Institucionais e Governamentais da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília, Cientista Político, mestre em Ação Política pela Universidad Rey Juan Carlos (2007). Ex-Diretor da Apex-Brasil. Diretor-Executivo do Interlegis no Senado Federal.


Gestão horizontal: como funciona na prática?

Os tempos são outros para os profissionais de todos os níveis e segmentos. Cada vez mais, valores como autonomia, confiança e liberdade de expressão são valorizados pelos colaboradores. Nesse contexto, nasce a chamada “gestão horizontal”, um modelo oposto à gestão tradicional, que tem a hierarquia e a verticalidade como seus pilares. Essa visão de negócios tem crescido nos últimos anos e não faltam exemplos de sucesso para contar história.

A Capital Social, empresa que estou à frente há mais de 10 anos, acredita na gestão horizontal desde seus primórdios. Mas, apesar desse modelo estar em constante expansão, acredito que ainda existem algumas dúvidas sobre a parte prática do negócio. E, se há interrogações, é sinal de que precisamos investir na formação de uma cultura de mercado para que os profissionais cheguem mais preparados em empresas com esse estilo de gestão. É preciso que as responsabilidades e expectativas em relação a ele estejam claras desde o início – assim, será possível dar continuidade ao trabalho da maneira como foi pensado.

Uma das dúvidas mais comuns é se realmente não existe hierarquia. Na prática, existem líderes de suas áreas e cargos júnior e sênior como em qualquer ambiente de trabalho, mas a principal proposta é que as pessoas tenham autonomia e responsabilidade para decidir. Em empresas mais conservadoras e tradicionais, colaboradores de hierarquias ou de áreas diferentes costumam ficar receosos de conversar uns com os outros, expor uma opinião ou sugestão de melhoria. Isso é extremamente prejudicial às empresas, ao meu ver – afinal, é de um estagiário que pode vir uma ideia que pode mudar o rumo da sua empresa.

Por isso, na gestão horizontal, trabalhamos uma cultura em que os trabalhadores têm autonomia para decidir, mas as decisões geralmente são tomadas em grupo. Todas as pessoas da equipe são provocadas a se posicionar. Isso é importante justamente para buscar o engajamento e comprometimento com as atividades e os resultados. Deixa-se de apenas “apontar o dedo”, em algum caso de conflito, para assumir responsabilidades. Se dá algo errado, cada colaborador se sente responsável pelo fracasso. Da mesma forma, quando algo dá certo, é motivo para comemoração geral.

Colocar isso em prática não é fácil e deve fazer parte da cultura do líder. O gestor deve ter esse modelo de negócio bem claro e servir como exemplo e inspiração para os demais funcionários – que, aliás, prefiro chamar de colaboradores. A proposta é excelente, mas, como estamos lidando com pessoas, é natural haver conflitos – e aí, entra a importância do líder participativo, engajado e aberto a opiniões, inclusive contrárias às dele.

Entender os colaboradores é extremamente importante. Muitos deles vieram de corporações que não adotavam esse tipo de gestão e podem ter dificuldade de se adaptar. É preciso criar essa cultura, incentivar a autonomia para falar e agir sem ser perseguido e, ao mesmo tempo, conscientizar que as ações individuais impactam no coletivo. Além disso, os erros e as opiniões contrárias não devem ser mal vistos, mas como um processo em que todos contribuem para o sucesso do negócio. Não acertar sempre faz parte da jornada e tudo que acontece hoje fica como aprendizado para o amanhã.

Por fim, destaco o quanto a gestão horizontal é um diferencial vantajoso às empresas em tempos de crise, como a que enfrentamos hoje. Boa parte das companhias estão trabalhando em home office e, se você tem colaboradores alinhados à cultura da empresa e com autonomia para ajudar o cliente da melhor forma, certamente terá uma rotina mais ágil e menos burocrática para a tomada de decisões. Isso, sem dúvidas, é o futuro!

 




Regina Fernandes - perita contábil, trainer em gestão, mentora e responsável técnica da Capital Social, escritório de contabilidade com 10 anos de atuação que tem como objetivo facilitar o dia a dia do empreendedor. Localizado na cidade de São Paulo, atende PME´s do Brasil inteiro por meio de uma metodologia de contabilidade consultiva, efetiva e digital.

 

Capital Social

 https://capitalsocial.cnt.br/


Ações, renda fixa e mercado internacional, confira o resumo do mercado financeiro de agosto

 Profissional em investimentos explica detalhes sobre o crescimento da renda fixa, a alta do mercado internacional e como as ações se comportaram no período

 

O mês de agosto foi um período de contrastes quando comparamos o mercado local com o externo, de acordo com a iHUB Investimentos - escritório credenciado a XP Investimentos. “O mercado exterior manteve otimismo e as principais bolsas de valores tiveram resultados bastante positivos. O S&P 500 por exemplo, teve alta de 7% atingindo sua máxima histórica, acima dos 3500 pontos”, explica o sócio fundador da iHUB, Investimentos, Paulo Cunha.

No mercado local, houve uma correção para os ativos de risco no mês. O dólar subiu 5,15% e o Ibovespa caiu 3,44% refletindo uma piora na percepção do cenário fiscal local, segundo Cunha.

“Apesar do cenário desafiador, a indústria de fundos locais teve mais um mês positivo em linhas gerais. Os fundos de crédito continuaram sua recuperação e os fundos de ações conseguiram se defender bem e caíram menos do que o Ibovespa no geral. O Índice de Hedge Funds da Anbima (IHFA) subiu 0,25% no mês”, comenta.


Como as ações se comportaram

O mercado local de ações teve um mês de correção, após 120 dias seguidos de fortes altas do Ibovespa. Considerando a queda de 3,44% em agosto, o Ibovespa voltou ao patamar dos 99 mil pontos. “A piora da percepção da situação fiscal do país foi o principal catalizador dessa queda, mesmo com um cenário externo de bastante otimismo”, explica Cunha.


Renda fixa cresce

O mercado continua se recuperando das quedas do primeiro trimestre e o mês de agosto foi marcado pela alta. “O Idex-CDI, índice da JGP composto pelos principais papéis atrelados ao CDI, teve uma alta de 1,18% no mês, enquanto o CDI subiu apenas 0,16%”, explica Cunha.

Resumindo, o retorno dos fundos de crédito privado foi positivo no mês. Os fundos de crédito high yield, aqueles que investem em empresas de maior risco de crédito, também tiveram um bom retorno em agosto, segundo o sócio fundador da iHUB Investimentos.


Mercado internacional segue em alta

Os mercados globais mantiveram o otimismo dos meses anteriores e as principais classes de ativos tiveram um mês positivo.  “A liquidez abundante provida pelos Bancos Centrais e o início da retomada da atividade econômica em diversos países, por conta do arrefecimento da pandemia, foram os principais catalizadores das altas”, explica Cunha.

No mercado acionário, os principais destaque foram as bolsas dos Estados Unidos. Já no mercado de renda fixa internacional, os títulos de dívida tiveram movimentos distintos. “Os fundos internacionais continuaram performando bem e carteiras que já contam com essa classe de ativos na composição obteve um mês satisfatório, apesar do cenário local mais desafiador”, explica Cunha.


Indicadores de agosto

  • CDI: +0,16%
  • Poupança: +0,12%
  • IPCA: +0,16%
  • Ibovespa: -3,44%
  • S&P 500: +7,01%
  • Ouro: -0,37%
  • Dólar: +5,15%

 




Paulo Cunha - sócio fundador da iHUB Investimentos, empresa especializada em assessoria de investimentos, com mesa de operação atuante em ações, derivativos e câmbio em tempo real. Possui mais de 1,5 mil clientes no Brasil e em 2014, firmou parceria com a maior plataforma de investimentos da América Latina, fundando a iHUB e sendo um escritório credenciado a XP Investimentos. Desde então, é diretor executivo da empresa, que possui matriz na Vila Olímpia e Alphaville, em São Paulo e Barueri. Também é palestrante e professor sobre investimentos de cursos em plataformas EAD.


O Brasil na encruzilhada: decisão judicial pode prejudicar o acesso dos consumidores à inovação

A burocracia do Brasil infelizmente não é conhecida por processar rapidamente pedidos, conceder alvarás ou emitir pareceres jurídicos. Um exemplo entre nossos serviços públicos lentos e ineficientes é o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), responsável pela concessão de patentes no Brasil. Uma decisão muito esperada pelos tribunais brasileiros este ano decidirá se no futuro as mais novas tecnologias e inovação estarão disponíveis para centenas de milhões de consumidores ou se políticas ruins irão privá-los de novos produtos e serviços.

Muitos requerentes de patentes têm que esperar mais de 10 anos para obter seu pedido de patente concedida. Felizmente, o artigo 40 da Lei de Direitos de Propriedade Intelectual nº 9.279 / 1996 reconhece isso e, portanto, concede automaticamente à patente uma exclusividade mínima de dez anos para compensar atrasos administrativos. O Supremo Tribunal Federal em breve se pronunciará sobre este artigo. Consumidores e pacientes brasileiros estão preocupados com o resultado dessa decisão, pois dependendo do que os juízes decidirem, o futuro da inovação no campo da tecnologia, agropecuária e medicina poderá estar em risco. A AGU (Advocacia-Geral da União), órgão responsável pela representação legal, fiscalização e controle das Instituições da República, já encaminhou análise favorável ao artigo 40 e à importância da proteção dos direitos de Propriedade Intelectual. Agora, cabe ao Supremo decidir o futuro da inovação no Brasil.

A raiz desse problema são os enormes atrasos que os órgãos públicos brasileiros causam na aprovação de patentes. Esses atrasos não são apenas más notícias para as empresas que solicitam proteção de patentes, mas também para consumidores, pacientes e pequenas empresas que aguardam a aprovação da petente para ver a entrada de produtos e serviços no mercado brasileiro. Imagine um agricultor esperando por um novo pesticida menos prejudicial para proteger suas plantações ou novas vacinas para proteger seu gado ou aves cuja patente ainda está pendente no Brasil, enquanto os agricultores no Chile e no Uruguai já podem se beneficiar dessas novas tecnologias. Se a atual pandemia de COVID nos mostrou uma coisa, foi que é essencial desenvolver e distribuir medicamentos e vacinas rapidamente.

Atualmente, só em medicamentos, existem mais de 70 aguardando dez anos ou mais para obter a aprovação da patente no Brasil. A lista inclui medicamentos que salvam vidas, como remédios contra o câncer e vacinas. Pense em você como um dos pacientes que esperam por esses medicamentos e que sua vida depende deles. Mas não acaba por aqui, além disso, outros novos desenvolvimentos em mídia, telecomunicações, componentes de informática, inteligência artificial, marcas e tecnologias de entretenimento também serão impactados e sofrerão atrasos no Brasil.

Agora, vamos supor que os juízes descartem o mecanismo de compensação do Artigo 40, que dá às empresas pelo menos dez anos de proteção de patente em longos atrasos no processo de aprovação. Nesse caso, corremos o risco de muitos produtos inovadores simplesmente desaparecerem completamente do Brasil. A inovação no país seria paralisada e as importações de novas tecnologias no campo de eletrônicos, produtos químicos, medicamentos e de bens e consumo podem se tornar mais desafiadoras, já que as empresas tendem a preferir vender seus produtos em mercados onde sua propriedade intelectual é protegida. Além do mais, uma proteção de patente mais curta também significa que as empresas têm menos tempo para ganhar dinheiro com suas descobertas. Produtos já caros, como smartphones, ficarão ainda mais caros. Essa é uma notícia terrível para os consumidores brasileiros.

Historicamente, o Brasil tem um papel forte e pioneiro na proteção de direitos de propriedade intelectual, sendo o 4º país a ter adotado uma lei específica de proteção de patentes em 1809 e um artigo de patente em sua primeira constituição em 1824. Agora, o Brasil ocupa apenas a 62ª posição globalmente e, portanto, meramente no campo central dos países que incentivam e protegem as inovações por meio de patentes e outros direitos de propriedade intelectual. Está abaixo de quase todas as nações europeias e da OCDE e muito atrás de países como Chile ou Uruguai. Estamos até atrás da China e da Índia quando se trata de direitos de propriedade intelectual e, entre os BRICS, apenas superamos a Rússia.

Os acordos comerciais modernos incluem disposições sobre proteção de direitos de propriedade intelectual. O já muito debatido acordo comercial MERCOSUL-UE pode não sobreviver quando o Brasil for contra a Propriedade Intelectual. Os homólogos da UE já têm reservas suficientes sobre questões ambientais e agrícolas. Afrouxar as regras de PI no Brasil pode ser o prego final no caixão para esse acordo comercial extremamente necessário. O apoio dos Estados Unidos à adesão do Brasil à OCDE também pode diminuir se o Artigo 40 cair.

Os consumidores tendem a ser vítimas de burocracia lenta e políticas destrutivas no Brasil. Os consumidores brasileiros relativamente mais pobres já pagam 74% mais pelo mesmo iPhone do que os consumidores americanos. Precisamos adotar políticas que baixem esses preços altos e não aquelas que tornarão a vida ainda mais cara para os brasileiros.

 



Fred Roeder e Fabio de Faria e Silva Fernandes do Consumer Choice Center (Centro de Escolha do Consumidor)


A direção é mais importante que a velocidade

Nestes tempos em que tudo se resume a ser mais veloz que outros não podemos nos esquecer de que é a direção que realmente importa. Não adianta sairmos correndo atrás das coisas que temos para fazer se não sabemos para onde estamos indo. Uma clara direção nos dá um olhar para novos horizontes, nos engaja na jornada e nos anima a aprender.

Parece que dar a direção correta fica em segundo plano quando nos concentramos apenas no curto prazo, onde ações sem um sentido aparente conseguem revelar um resultado imediato, mas que, no entanto, não nos preenchem de satisfação. Por outro lado, já vi muitos grupos cansados, desgastados e, no entanto, cheios de esperança e entusiasmo porque sabiam exatamente para onde iam e onde iam realmente importava.

Escolher e comunicar bem a direção certa é algo fundamental para aqueles que desejam liderar, para os que desejam influenciar outras pessoas e, principalmente, desejam ter um grupo engajado para trilhar o caminho juntos. Há sempre obstáculos durante a jornada, mas que são transpostos pelo conjunto de pessoas que sabem para onde e porque estão naquele caminho.

Mas o maior obstáculo é transmitir com muita clareza a velocidade com que querem ir, mesmo que a direção e o lugar de chegada não estejam muito claro para todos. E, infelizmente, estamos vendo líderes que apenas olham bem para o curto prazo e dão muita ênfase para a velocidade com que querem que os prazos aconteçam, para a velocidade com que desejam que as pessoas aprendam e a velocidade com que querem que as ações sejam feitas.

Você pode e deve aprender a criar uma direção clara, para isto precisa do exercício do pensar criticamente, fazer um olhar amplo e cuidadoso sobre o que faz sentido e dá sentido às pessoas. Já vi muitos líderes que tem extrema dificuldade em dar esta direção clara, algumas vezes porque eles mesmos não a têm, em outros casos porque não conseguem traduzir o que pensam para algo compreensível para os outros. 

O que fazer?

Exercite estas ações no seu dia a dia:

  1. Escolha a direção antes de tudo, algo que importe para todos e leve a um resultado desejado;
  2. Escreva em frases simples a direção, leia as frases e escolha a que seja mais clara pra expressar sua direção;
  3. Apresente o porquê quer ir em uma certa direção e apresente a frase como forma de deixar a direção clara, escute o que e como as pessoas compreenderam.

 

Celso Braga - Sócio-diretor do Grupo Bridge, empresa especializada em desenvolvimento humano há mais de 25 anos. Celso também é Psicólogo e Mestre em Educação, pós-graduado em Psicodrama Sócio Educacional pela ABPS, Professor supervisor pela FEBRAP. Acumula experiência de mais de 25 anos em desenvolvimento humano e projetos de conexões educacionais e inovação. É autor de mais de 10 livros, entre eles ‘A Jornada Ôntica’ (2013), ‘O Hólon da Liderança’ (2015), ‘Inovação: diálogos sobre a prática’ (2016), ‘Inovação: diálogos sobre colaboração produtiva’ (2017), A Magia dos Sentimentos: 27 emoções para transformar sua vida       e em 2019 lançou os livros em versão digital; Lifelong Learning - Aprender para a Vida e Empowerment, uma liderança que inspira. Celso Braga é coautor do livro ‘Educação para Excelência’ (2010).

Dia do cliente: o direito de arrependimento nas relações de consumo

É fato que os hábitos de consumo têm mudado muito nos últimos tempos. Os consumidores, que frequentavam os estabelecimentos comerciais para efetivarem suas compras, estão optando também pela internet, ou por compras realizadas por meio de aplicativos. Conforme dados noticiados pela Neotrust, do movimento Compre & Confie , mais de 5,7 milhões de clientes fizeram sua primeira compra via internet, estimulados pelo isolamento social, durante os meses de maio e junho deste ano.

Porém, o consumo nas plataformas eletrônicas e fora do ambiente presencial causa dúvida em muitas pessoas. Quem nunca pediu algum produto e, quando este chegou, ficou insatisfeito com a compra, pois não era o que imaginava ser? Para evitar tais situações, pois não há opção de verificar o item de maneira detalhada antes da compra, existe a previsão do artigo 49, do Código de Defesa do Consumidor: o direito de arrependimento.

Tal dispositivo determina que para compras realizadas fora do estabelecimento comercial, situação em compras via telefone e internet, o consumidor possa desistir da aquisição do produto em até sete dias após o recebimento deste, o que também é aplicável aos serviços, tendo como marco de contagem a assinatura do contrato. Neste caso, os valores que foram utilizados para o pagamento têm que ser devolvidos pelo fornecedor ao consumidor, sem que este tenha que justificar o motivo.

Querendo exercer o direito de arrependimento, o consumidor deverá em um primeiro momento avisar a loja, de maneira a não gerar dúvidas. O melhor neste caso é enviar um comunicado, seja por e-mail ou pela própria plataforma da empresa. Melhor ainda, se o consumidor guardar essas informações por meio de fotos ou alguma forma de arquivamento para, se necessário, poder comprovar que o fez. Também deve atentar para a guarda da nota fiscal, documento importante na relação de consumo.

Alguns fornecedores, contrariando o que diz a legislação, exigem que o consumidor entregue o produto lacrado na embalagem original, porém a questão é sobre o produto a ser devolvido e não o invólucro, não sendo cabível tal exigência.

Outro questionamento frequente é sobre pagar ou não o frete para a devolução do produto. O fato é que o fornecedor é quem deverá arcar com o custo da devolução. Aliás, no contrato também não poderá constar nenhuma cláusula que estipule encargos para o exercício desse direito pelo consumidor. Caso exista esta cláusula, o comprador não deverá preocupar-se, pois ela não será considerada válida de acordo com o artigo 51, inciso II, do Código de Defesa do Consumidor.

A pandemia, infelizmente, restringiu também alguns casos do exercício de direito de arrependimento. Com relação as entregas domiciliares, via delivery de produtos perecíveis ou de consumo imediato e de medicamentos, tal direito está suspenso, de acordo com a Lei n°. 14.010/20, sendo tal dispositivo válido para aplicação até dia 30 de outubro de 2020, portanto o consumidor deverá redobrar cuidados no caso de pedidos de alimentos, bebidas ou remédios.

Excluídos as situações anteriores, o direito de arrependimento continua vigente para os demais produtos e serviços. Porém, vale ressaltar que existem outros direitos fora o de arrependimento, relacionados à compra e venda eletrônica: como o acesso à informação de maneira clara e adequada sobre os produtos, a responsabilidade por defeitos que este pode apresentar, a necessidade do cumprimento do fornecedor da oferta veiculada, entre outros, que não foram afetados pela pandemia. Então, em caso de dúvida ou não aplicação da legislação, procure sempre um órgão de defesa do Consumidor, como o Procon por exemplo, que atualmente atende por telefone ou pela internet.

Em um momento como esse, com o incremento das operações eletrônicas para viabilizar o consumo, é de suma importância mantermos a proteção tão tardiamente alcançada pelos consumidores, trazendo maior segurança para as novas relações, que, com certeza, terão continuidade após a pandemia se bem protegidas.

 



Evelyn Priscila Santinon Sola - doutora, mestre, pós-graduada, advogada, docente e coordenadora do Curso de Direito da Faculdade Anhanguera de Sorocaba - SP


Abusividade no aumento dos preços de produtos da cesta básica

Segundo especialista, o supermercado não pode reajustar o preço de mercadoria que tem em estoque

 

Quem foi ao supermercado nas últimas semanas percebeu que os preços dos alimentos estão pesando no bolso. O pacote de 5 quilos de arroz, por exemplo, que custava entre R$ 9 a R$ 11 antes da pandemia, chegou a R$ 19, depois bateu em R$ 27 e hoje já é possível encontrar a mercadoria no valor de R$ 40. 

E este aumento não está apenas relacionado com a alta do dólar, mas também no fato da não obrigatoriedade de reserva de estoque no Brasil de itens da cesta básica, permitindo assim, que a cadeia de fornecedores opte por exportar tudo e faturar muito mais vendendo a sua produção no mercado externo. 

A questão é que o consumidor não pode ser prejudicado por conta dos valores exorbitantes. O Código de Defesa do Consumidor garante a ele o direito de ter acesso aos produtos da cesta básica sem preços abusivos, isso porque os integrantes da cadeia de fornecimento estão sujeitos ao mesmo código. 

Vemos que no art. 39, V, é considerada prática abusiva o aumento de preço sem justa causa, uma vez que a cadeia produtiva não pode exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva. A regra visa assegurar, mesmo diante de um regime de liberdade de preços, que o Poder Público possa controlar o chamado preço abusivo. 

Segundo Rony Mendes, do Mendes Santos Advogados Consultores, o supermercado não pode reajustar o preço de mercadoria que tem em estoque. “Qualquer abuso deve ser contido. A mercadoria adquirida antes da pandemia e em estoque, se for reajustada, vai ser enquadrada no art. 39. Da mesma forma, temos que analisar que a safra foi boa e o arroz é uma commodity, que não pode ser taxada em dólar, ou seja, não há motivo para esse elevado aumento”. 

O advogado avalia, ainda, que o Procon deve aferir um período anterior a 12 meses. “A análise jurídica do Procon não estará baseada no valor da venda em si, mas na discrepância entre o valor da aquisição e o valor do repasse”.


Do que os líderes do futuro vão precisar

Segundo Marcelo Arone, algumas diretrizes vão precisar mudar na liderança pós-covid 19. Entre elas, menos burocracia e mais pragmatismo, menos delegar e mais "chegar junto", apoiando seus times para o melhor caminho na retomada do crescimento. Que tipo de liderança você quer ser a partir de 2021?


Para Marcelo Arone, Headhunter e Coach de Carreira, especialista em recolocação executiva e sócio da OPTME RH, 12 anos de experiência no mercado de capital humano, a pandemia veio expor as deficiências e as qualidades dos líderes. “Todos fomos arrebatados pelas mudanças que chegaram sem avisar, mas apenas alguns de nós vão sobreviver no pós-pandemia. E é possível, desde já, desenhar o perfil desses gestores que vão efetivamente liderar a mudança”, afirma ele.

Entre as características da liderança para 2021, estão:

  • Adaptação ao novo
  • Conexão tecnológica
  • Desapego de práticas burocráticas
  • Apoio incondicional a seus times
  • Postura proativa e fortalecedora
  • Resiliência e criatividade
  • Tomada de decisão rápida e certeira
  • Criação de ambientes saudáveis e eficientes

“O líder do futuro é inspirador, alguém realmente a ser seguido e que, se precisar, vai fazer, não vai esperar que façam por ele”, enfatiza o headhunter que, durante a pandemia, está ajudando empresas a reorganizar suas lideranças e a demitir de forma justa e com menos perdas para ambos os lados: “o chefe realmente humano sofre com a demissão. Nenhuma empresa que estava a pleno vapor optou por demitir sem necessidade, e ajudar nessa empreitada foi uma das missões da OPTME em 2020”, revela.

O que ele fez foi oferecer um serviço único, um coaching de carreira que não é oferecido diretamente para o colaborador, mas para a empresa oferecer a ele, como parte do processo de desligamento: “nós criamos um processo diferenciado, que permite ao colaborador, na maioria das vezes, sair de uma empresa e já ser incorporado a outra”, explica Marcelo. Segundo ele, essa postura das empresas, mais humana e conectada com as necessidades de quem se doou a ela por anos, muitas vezes, faz parte da liderança do futuro.

 




Marcelo Arone é Headhunter - especialista em recolocação executiva e sócio da OPTME RH, com 12 anos de experiência no mercado de capital humano. Formado em Comunicação e Marketing pela Faculdade Cásper Líbero, com especialização em Coach Profissional pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Marcelo já atuou na área de comunicação de empresas como Siemens e TIM, e no mercado financeiro, em empresas como UNIBANCO e AIG Seguros. Pelo Itau BBA, tornou-se responsável pela integração da área de Cash Management entre os dois bancos liderando força tarefa com mais de 2000 empresas e equipe de 50 pessoas. Desde então, se especializou em recrutamento para posições de liderança em serviços, além de setores como private equity, venture capital e empresas de Middle Market, familiares e brasileiras com potencial para investidores. Já entrevistou em torno de 8000 candidatos e atendeu mais de 100 empresas em setores distintos.


Entenda as diferenças entre MBA e Especialização e saiba como escolher o curso certo para alavancar sua carreira

Especialista do Centro Universitário Facens explica os diferentes tipos de pós-graduação

 

Escolher o curso de graduação não é uma tarefa fácil para todos, mas costuma ser algo mais instintivo. Mas, o que fazer quando é chegada a hora de decidir a especialização? Ou será que seria melhor fazer um MBA? O que não faltam nestes momentos de decisões são dúvidas! O Coordenador do curso de Especialização em Gestão de Projetos e Inovação do Centro Universitário Facens, Felipe Corrêa, ajuda a esclarecer e nortear os profissionais que estão neste dilema.

 

MBA x Especialização - entenda a diferença

Embora os dois tipos de pós-graduação sejam parecidos à primeira vista, eles são para profissionais com objetivos diferentes. O MBA é um curso voltado para negócios e gestão. Ou seja, ideal para aqueles que se graduaram em cursos em uma área mais técnica e têm interesse em ingressar na área de gestão, que assumiram um cargo de liderança ou estão próximos disso. "O ideal é que o candidato deste curso esteja no mercado de trabalho independente da área. Assim, conseguirá ter um melhor aproveitamento do conteúdo ofertado aplicando o conhecimento adquiridos em problemas reais da profissão", esclarece Corrêa.

De acordo com o coordenador do curso de pós-graduação em Gestão de Projetos e Inovação, o curso de especialização, no entanto, tem mais o viés de direcionamento de carreira em uma área específica. Ou seja, uma pessoa recém-graduada, que já sabe por qual área tem mais afinidade ou aquela para onde quer trilhar a vida profissional, pode escolher uma especialização visando aprofundar os conhecimentos, desenvolver habilidades necessárias pra atuar na área escolhida e assim ter um diferencial de mercado em relação a outros profissionais que não se especializaram. A mesma premissa vale para profissionais mais experientes, que querem ampliar seus conhecimentos, se atualizar ou mudar a área de atuação.

 

Outro ponto sempre importante de lembrar é que tanto o MBA quanto a especialização buscam aplicar os conhecimentos adquiridos em cenários que simulam situações-problema encontradas pelos alunos no mercado de trabalho. Isto é realizado durante o curso e ao seu final por meio de artigos, estudos e projetos que são avaliados por especialistas da área. Portanto, lembre-se que o mercado é bastante competitivo, que novas tecnologias, modelos, conhecimentos e processos surgem mais rapidamente hoje do que em anos anteriores e, por isso, é importante aprender constantemente.

 

Como saber qual curso é o ideal para você?

De acordo com Corrêa, sempre que alguém pergunta qual curso deve optar, a pessoa deve se fazer três perguntas:

1 - Aonde você quer chegar e deseja trabalhar?

2 - Em que ponto da carreira você já está e que bagagem já carrega?

3 - O que ainda falta de conhecimento para você alcançar o objetivo da primeira pergunta?

 

"Ingressar num MBA ou especialização vai muito além do conhecimento ofertado em sala. O ambiente proporciona network, contato com outros profissionais do mercado e proximidade com professores que, normalmente, atuam na área específica que você almeja estar", conclui o especialista.

 


Facens

http://www.facens.br/


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