Fintech revela
hábitos de consumo de vestuário no Brasil e mostra que o jeans é a preferência
de 54% dos consumidores e 63% são motivados a comprar por descontos
A maioria (57,6%) dos consumidores brasileiros
prefere comprar roupas pela internet, do que ir até uma loja física para
escolher as peças. O achado faz parte do novo levantamento realizado pela Koin,
fintech especializada em "Buy Now, Pay Later" (BNPL), que destaca
tendências de consumo dos brasileiros no setor de vestuário.
Em um questionário com respostas múltiplas, as
peças em jeans despontaram como as campeãs de preferência dos consumidores,
somando (53,8%) das intenções de compra. Já as roupas casuais aparecem com
(48,4%), mesmo percentual dos calçados. Moda praia e pijamas somam,
respectivamente, (31,5%), enquanto roupas sociais somam 26,1% da intenção de
compra dos brasileiros. Já as roupas importadas foram citadas como as mais
compradas por 11,4%.
Os números reforçam a mudança no perfil de consumo
desde a pandemia. Com a comodidade e a variedade oferecida pelas lojas
virtuais, o comércio eletrônico cresce ano a ano, transformando o cenário do
varejo de moda.
"A conveniência de adquirir peças com poucos
cliques, aliada a opções de pagamento flexíveis, como o 'pix parcelado',
permite que os consumidores invistam em roupas de qualidade, de maneira
acessível e sem sair de casa", ressalta Juana Angelin, Chief Operating
Officer da Koin. "Esse modelo não apenas facilita o processo de compra,
mas também oferece mais liberdade de escolha e planejamento financeiro",
completa a executiva.
Consumidor quer desconto
Quando o assunto é a motivação para a compra, os
descontos percentuais são o maior incentivo, com 63% dos participantes sendo
atraídos por promoções. Brindes e programas de pontos também são importantes
diferenciais na hora da decisão de compra.
Cerca de (58,7%) dos respondentes disseram que
costumam comprar produtos só quando precisam, (35,9%) compram mensalmente e
(5,4%) têm o hábito de comprar semanalmente. As faixas de gasto mais comuns são
de R$ 350 a R$ 500 (25%) e de R$ 50 a R$ 150 (23,4%). Apenas uma pequena
parcela dos entrevistados (8,2%) afirma gastar mais de R$ 1.000 mensais em
roupas.
Meios de pagamento mais
diversificados
A pesquisa da Koin também revelou dados importantes
sobre as formas de pagamento preferidas pelos consumidores, com uma tendência
de diversificação. Embora o cartão de crédito lidere (43,5%), o Pix tem se
destacado como uma alternativa rápida e segura, sendo a segunda opção mais
comum, com (23,9%) de adesão. Vale ressaltar o crescimento do Pix Parcelado,
uma inovação que tem atraído os consumidores, representando (12%) das formas de
pagamento nas compras.
“A expansão do Pix, especialmente na versão
parcelada, aliada ao crescimento das compras online, aponta para um futuro em
que a praticidade e a flexibilidade serão os grandes protagonistas”, avalia
Juana Angelin, Chief Operating Officer da Koin.
Compras estratégicas
Com 56% do público composto por mulheres, na faixa
de 41 a 55 anos (de 47,3%), a pesquisa mostra que a maioria dos respondentes
reside na região Sudeste (38%), seguida pela região Nordeste (20,7%). A
pesquisa ouviu 200 pessoas em todo o país, durante o mês de setembro.
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