O Sebrae reconhece que uma das maiores dificuldades do empreendedor é a precificação. Por isso, preparou uma série de orientações para os donos dos pequenos negócios
Dia das Crianças, Black Friday e Natal já estão
logo ali. Estas são apenas algumas das datas importantes para o comércio neste
segundo semestre e que exigem do empreendedor um pouco mais de atenção em
relação aos preços praticados em seu pequeno negócio para não afetar a margem
de lucro ou prejudicar as vendas. Conhecer os custos envolvidos, a percepção de
valor dos clientes e o preço praticado pelos concorrentes são iniciativas
fundamentais nessa trajetória.
Sabendo que a precificação dos produtos e serviços
é uma das maiores dificuldades dos empreendedores, o Sebrae preparou algumas
dicas que os donos dos pequenos negócios devem seguir para alcançar um bom
resultado financeiro nas vendas.
1) Calculadora na mão
O primeiro passo neste processo é conhecer os custos (gasto necessário para
aquisição ou produção do item) e as despesas variáveis (são gastos indiretos,
mas necessários, como o marketing e os cumprimentos legais, por exemplo). Ao
entender esses itens, fica mais fácil formular seu preço de venda. Faça o
cálculo por cada unidade. O cálculo básico para formação do preço seria Custo +
Lucro + Despesas variáveis = Preço de venda.
2) Conheça seus clientes
É importante saber a percepção de valor do cliente. Isso significa entender
quanto o consumidor acha que o seu produto vale e está disposto a pagar. Se o
seu preço não estiver dentro da percepção de valor do comprador, ele dificilmente
será vendido. Utilize essa percepção a seu favor e faça com que seus clientes
se disponibilizem a pagar um pouco a mais. Uma marca premium, uma embalagem
atraente e um atendimento personalizado elevam a noção de valor.
3) Qual a sua margem?
A diferença entre o custo do produto (gasto para aquisição) e o preço de venda
é chamada de margem. Algumas empresas ganham na margem. Ou seja, elas conseguem
obter uma diferença muito positiva na venda de cada produto, mesmo que isso
signifique vender com pouca frequência. Já há outros negócios que preferem
ganhar no giro do produto, isto é, com movimentação de vendas e isso faz com
que ganhem no acumulado.
4) Fique de olho no mercado
Deve fazer parte da estratégia dos pequenos negócios conhecer quem são seus
concorrentes. Avalie o preço praticado por eles, como fazem promoções e isso
dará uma boa noção de como decidir os preços dos seus produtos.
5) Crie pacotes de produtos
Uma forma de facilitar a precificação e aumentar o ticket médio de compras do
cliente, além de movimentar o estoque, é trabalhar com mais de um item em um
pacote fechado com produtos que se complementam, fazendo a venda conjunta por
um preço único.
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