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segunda-feira, 7 de outubro de 2024

20 caminhos para compras de Dia das Crianças livres de problemas de dívidas e fraudes


O Dia das Crianças se aproxima, e com ele, a temporada de compras para presentear os pequenos. À medida que as promoções e ofertas começam a aparecer, é importante que os consumidores estejam preparados para evitar gastos excessivos e, ainda mais importante, cair em possíveis golpes. 

Para garantir que você aproveite ao máximo as oportunidades sem comprometer suas finanças ou se tornar uma vítima de fraudes, é essencial tomar algumas precauções antes de começar a comprar. Pensando nisso, reunimos orientações valiosas para economizar e evitar golpes durante a temporada de compras de Dia das Crianças. 

De acordo com o educador financeiro Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Financeira (ABEFIN), algumas medidas simples podem evitar grandes prejuízos. "É crucial focar em obter os melhores preços e comprar apenas o que realmente é necessário, fazendo uma pesquisa detalhada em sites e lojas para garantir um bom negócio. Agir por impulso neste momento pode prejudicar o orçamento", explica Domingos. 

"Fazer compras de forma planejada e consciente é um dos principais segredos da educação financeira e da arte de poupar. Assim, será mais difícil se deixar levar por impulsos consumistas ou por apelos publicitários. Se você tiver dificuldades com isso, é válido procurar cursos, palestras e livros sobre educação financeira, que podem ajudar a mudar seu comportamento em relação ao dinheiro", complementa Domingos. 

Para quem já se planejou e está pronto para uma maratona de compras, é importante considerar algumas orientações essenciais. A principal delas é que a paciência é fundamental, já que o estresse e a pressa podem levar a compras impulsivas e gastos desnecessários. 

Aqui estão algumas das recomendações detalhadas por Reinaldo Domingos para economizar durante a temporada de compras de Dia das Crianças: 

1. Faça uma lista detalhada de todos os itens que pretende comprar e para quem deseja presentear, estabelecendo um limite de gastos para cada item. Isso ajudará a evitar compras impulsivas. 

2. Não compre se isso resultar em endividamento. Lembre-se de que parcelar também é uma forma de dívida. Se for inevitável parcelar, certifique-se de que caberá em seu orçamento nos meses seguintes e procure fazer o menor número possível de parcelas. 

3. Avalie se a compra não acarretará custos adicionais para a família ou para a pessoa no futuro, como a necessidade de adquirir jogos e acessórios para um presente de vídeo game. 

4. Pesquise entre várias lojas e sites para garantir descontos verdadeiramente vantajosos. Aproveite a internet como uma ferramenta importante de pesquisa, mas tenha cuidado e compre apenas em sites confiáveis, pois os crimes digitais estão em ascensão. 

5. Se for fazer compras, vista-se confortavelmente, alimente-se bem e tenha paciência. Isso evitará que você compre rapidamente apenas para encerrar a experiência, perdendo oportunidades de encontrar preços mais baixos. 

6. Se sua situação financeira estiver complicada, a alternativa pode ser dar uma lembrança nessa data e planejar algo maior e mais bem planejado no Natal, por exemplo. Mas, é preciso conversar e explicar o motivo dessa ação. 

7. Descubra, por meio de conversas, quais são os verdadeiros desejos das pessoas. Muitas vezes, presentes mais baratos são mais bem-vindos do que itens caros.

Agora, quanto à prevenção de golpes durante as compras de Dia das Crianças, Reinaldo Domingos alerta sobre a crescente ocorrência de golpes e reclamações pós-compra por parte dos consumidores. Ele enfatiza a importância de os consumidores conhecerem seus direitos e obrigações dos fornecedores nas relações de consumo, conforme estabelecido pelo Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90). 


Aqui estão algumas orientações em caso de problemas após as compras: 

1. Evitar surpresas com descontos enganosos, busque histórico dos preços dos produtos. Se isso acontecer, denuncie as empresas envolvidas e considere boicotá-las no futuro. 

2. Lembre-se de que comprar algo mais barato não significa que o produto esteja defeituoso. Esteja ciente das obrigações relativas à substituição ou reparação de produtos ou serviços defeituosos. Se isso ocorrer, exija a reparação dos danos de qualquer natureza. Observe atentamente os prazos decadenciais e prescricionais estabelecidos pelo Código de Defesa do Consumidor. 

3. O prazo para reclamar e exigir a reparação de defeitos aparentes e de fácil constatação é de 30 dias, se o produto ou serviço adquirido for considerado não durável, ou de 90 dias no caso de produtos duráveis. Esses prazos começam a partir da entrega efetiva do produto ou da execução do serviço. Quanto a vícios ocultos, os prazos são os mesmos e começam a partir do momento em que o defeito do produto ou serviço se torna evidente. 

4. Exerça a reclamação formal nos prazos indicados, pois fora deles o direito perde validade. Se você optar por entrar com uma ação judicial para buscar reparação por danos, o prazo prescricional é de cinco anos, a partir do conhecimento do dano e de sua autoria. 

5. Lembre-se de que o Código de Defesa do Consumidor permite que você se arrependa de uma compra em até sete dias corridos, especialmente se a contratação do fornecimento de produtos e serviços ocorreu fora do estabelecimento comercial, como por telefone ou a domicílio. Portanto, se você perceber que fez uma compra que não deveria ter feito, por qualquer motivo, pode solicitar o cancelamento sem nenhum custo. 


Em relação à prevenção de fraudes, Reinaldo Domingos oferece as seguintes orientações: 

1. Proteja seus dados pessoais, como telefone, CPF, endereço e números de cartões, evitando fornecê-los em qualquer formulário. Certifique-se de que o site em que está fazendo o cadastro é seguro. 

2. Tenha cuidado ao clicar em links, certificando-se de que são seguros antes de clicar. Verifique a presença de um cadeado à esquerda do endereço do site e observe se o site possui a sigla "https" no endereço da web. 

3. Pesquise a reputação da loja ou empresa antes de efetuar a compra, priorizando fontes confiáveis, como o Procon, portais de direitos do consumidor e o Reclame Aqui. 

4. Utilize senhas diferentes para cartões, sites e cadastros, alterando-as regularmente. Evite senhas simples, como "123" ou sua data de nascimento. 

5. Prefira o pagamento com cartão de crédito para compras online, pois ele oferece mais segurança. Facilita o cancelamento em caso de problemas e permite que você conteste cobranças indevidas. 

6. Desconfie de condições extraordinárias e promoções com descontos exagerados. Muitas vezes, ofertas muito atraentes são usadas para golpes. 

7. Mantenha seu antivírus sempre atualizado para proteger seus dispositivos e faça varreduras regularmente para detectar programas maliciosos. 

8. Busque informações sobre golpes em fontes confiáveis e esteja sempre atento às notícias e alertas sobre novos golpes. Evite acreditar em informações falsas ou boatos, especialmente em grupos de WhatsApp, que são frequentemente usados para disseminar fake news. 


Com essas dicas em mente, os consumidores podem desfrutar de compras seguras e econômicas durante a temporada de Dia das Crianças, sem cair em armadilhas ou serem vítimas de golpes. Lembre-se sempre de que o conhecimento é a melhor defesa contra fraudes e problemas nas compras.


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