Mercado pet fatura
R$ 77 bilhões em 2024, e hotel em Curitiba reflete alta com aumento de
aproximadamente 160% nas reservas com animais em 2025
Divulgação
NH Curitiba The Five
O mercado está se tornando mais pet
friendly? Dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos
para Animais de Estimação (Abinpet) e do Instituto Pet Brasil indicam que sim.
Segundo pesquisa, o setor pet registrou faturamento de R$ 77
bilhões em 2024, um crescimento de 12% em relação ao ano anterior. Esse avanço
também impacta o turismo, impulsionando mudanças como a criação de novas regras
para o transporte de avião, no fim de 2024, e o lançamento de normas da ABNT
para hotéis e restaurantes com espaços pet friendly. A tendência vem atraindo
um público exigente: de acordo com levantamento da Booking.com, 46% dos
viajantes brasileiros preferem destinos que aceitam animais de estimação, e 43%
consideram esse critério ao escolher uma acomodação. Ainda, segundo o
Ministério do Turismo, as buscas por hotéis pet friendly cresceram 238%.
Nesse contexto, o turismo pet desponta
como uma das principais apostas para 2025. A crescente demanda por inclusão
animal está redesenhando o cenário do turismo, abrangendo desde a
infraestrutura de transporte e hospedagem até a programação de eventos e
atrações, com foco em atender também aos animais de estimação. “Desde 2017,
quando iniciamos nossas atividades em Curitiba, oferecemos serviços especiais voltados
aos pets. E isso não se limita a cães e gatos — o hotel já
recebeu até convidados ilustres, como uma cacatua pet influencer”,
conta o diretor do NH Curitiba The Five, Antonio de Albuquerque.
O hotel da rede espanhola NH Hotels registrou um
crescimento de 160% nos cinco primeiros meses de 2025 em relação ao total
registrado durante todo o ano de 2024, superando em mais de 100% o volume do
ano anterior. O turismo pet friendly está se consolidando como
uma mudança significativa no setor de viagens, ultrapassando o status de
tendência passageira. Com a valorização crescente dos animais de estimação como
parte da família, a indústria do turismo tem investido em soluções inclusivas
para atender um público cada vez maior e mais exigente. “Reconhecemos que eles
são membros da família, e é essencial que o NH se torne cada vez mais acolhedor
e esteja preparado para recebê-los da melhor maneira”, complementa Antonio.
Recentemente, o Restaurante Trinitas — que integra
a área gastronômica do hotel — passou a contar com um espaço dedicado
exclusivamente aos animais, onde eles podem aguardar enquanto os tutores fazem
suas refeições. “Buscamos sempre aprimorar o bem-estar dos nossos hóspedes. Por
isso, além de receber os bichinhos, oferecemos um kit de boas-vindas com
almofadão para que possam dormir confortavelmente, uma coberta, dois comedouros
elevados, um tapete higiênico e um cartão de boas-vindas com a foto do pet como
lembrança para os donos”, explica Antonio.
Entre os requisitos, é permitido um animal por apartamento,
com peso máximo de 20 kg. O uso de guia ou caixa de transporte é recomendado, e
o hotel solicita que sejam dóceis, sem representar riscos a outros hóspedes —
sejam eles humanos ou de quatro patas. Os pets podem permanecer sozinhos no
apartamento, desde que acompanhados pelos tutores durante a limpeza. A taxa de
hospedagem para animais é de R$150 + 15% por dia.
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