Você até pode ter um bom currículo e experiências
significativas que o destaquem no mercado, mas se não souber como “vender o seu
peixe” na entrevista, nenhuma dessas conquistas poderá ser suficiente. Isso é,
muitos profissionais têm dificuldade em articular sua história de forma
coerente na conversa com os recrutadores, o que precisa ser bem treinado e
trabalhado para que reforcem seus maiores legados construídos e de que forma
podem contribuir com a realidade e expectativas da empresa.
Segundo um estudo da Harvard Business Review, 80%
da rotatividade de funcionários se deve a más decisões de contratação, e 45%
das más contratações são atribuídas à falta de processos. Os custos dessas
ações podem ser bastante altos, com estimativas variando de US$ 18.700 a
centenas de milhares de dólares no caso de cargos de nível executivo. Mas,
quais fatores comprometem essa eficácia? Principalmente, a falta de fit cultural
entre as partes.
Esse é um dos pilares mais complexos que precisa
ser reforçado e priorizado no processo seletivo, entendendo como cada candidato
construiu sua carreira até o momento e se seu perfil e habilidades estão
alinhados ao que é esperado e exigido na vaga em questão. Algo que, nem sempre,
é demonstrado com clareza e efetividade nas entrevistas.
É normal que muitos recrutadores peçam para que os
profissionais contêm, de forma geral, sobre toda a sua trajetória e
experiências. Entretanto, é preciso ter clareza em como articular esses fatos e
legados em cada empresa que passou, trazendo quais foram seus ciclos
profissionais, suas entregas e resultados obtidos, aprendizados, maiores
dificuldades, nível da área onde atuou e sua avaliação quanto à maturidade
comparada antes de entrar e depois de sair.
Diante de tantas informações, muitos se perdem ao
trazerem tantos relatos do passado, deixando os mais relevantes e atuais por
último. O maior foco deve ser, em média, nos últimos cinco anos de sua carreira,
pois são os que estão conduzindo sua jornada atualmente e moldando o que projeta
de suas ambições futuras. Ou seja, conectar esses objetivos individuais e
maiores entregáveis conquistados aos desafios da vaga em questão, destacando
como seu repertório pode contribuir com essas metas.
Traga números que comprovem seu discurso e os impactos
positivos que gerou nessas posições, gerando uma narrativa com contexto, ação e
resultados práticos que demonstrem suas habilidades e esforços feitos. Adaptar
sua história ao momento atual da empresa é o que trará mais assertividade nesta
primeira boa impressão com o recrutador, além, é claro, de demonstrar interesse
em conhecer mais profundamente o cenário que se encontram e onde desejam
chegar.
Conforme o processo seletivo for se desenrolando e
você for tendo um maior conhecimento a respeito da empresa em questão, estude,
ao máximo, tudo o que puder sobre a companhia e sua cultura, reforçando sempre
o quanto está interessado em contribuir com essa jornada. Um comportamento
confiante e seguro que pode contribuir com percepções bastante positivas nesta
avaliação.
Em um mercado cada vez mais digitalizado, os
detalhes fazem toda a diferença no destaque frente aos concorrentes ao vender
seu peixe. Preze sempre por uma comunicação clara e concisa sobre sua
trajetória e resultados, assim como o que está te motivando nesta movimentação
de carreira e como o contexto desta oportunidade se encaixa nesses objetivos.
Esse conjunto de postura e cuidados com a imagem podem torná-lo um candidato
muito mais atraente aos recrutadores e com altas possibilidades de ser
contratado.
Wide
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