Pesquisa revela
que 79% dos entrevistados enxergam as viagens como forma de bem-estar emocional
e empresas que incentivam as férias ganham em engajamento e retenção
Pixabay
Em um cenário de excesso de estímulos e rotinas
aceleradas, o desejo por equilíbrio mental tem feito das viagens muito mais do
que lazer, mas parte essencial do cuidado com a saúde emocional. Uma pesquisa
global encomendada pela Booking.com mostra que 79% dos brasileiros têm nas
viagens sua principal estratégia de bem-estar em 2025.
O levantamento também indica que 15% dos
brasileiros pretendem realizar ao menos uma viagem solo de lazer este ano, com
destaque entre os jovens da Geração Z (17%) e o público masculino (18%).
Esses dados abrem espaço para uma discussão
relevante sobre como as empresas podem contribuir para o equilíbrio emocional
dos colaboradores. Para Bruno Carone, CEO e cofundador do Férias &
Co., plataforma de benefícios corporativos de viagens, a resposta está na forma
como as organizações incentivam as pausas.
“Viajar é uma forma de desacelerar, reorganizar
prioridades e voltar com mais clareza e energia. Empresas que oferecem esse
tipo de benefício mostram que se importam genuinamente com o bem-estar de seus
times”, afirma Carone. O executivo explica que é muito importante que as
empresas estejam atentas para incluir viagens como benefício corporativo, com
acesso facilitado a hospedagens com tarifas negociadas e suporte na organização
de pausas planejadas.
De acordo com pesquisa do Férias e Co. em
conjunto com a USP, 94% dos funcionários acreditam que tirar férias impacta
positivamente na produtividade; 66% dos assinantes afirmam que com o benefício
do Férias & Co. eles possuem um maior engajamento no trabalho, enquanto 60%
dos assinantes afirmam que com o Férias & Co. eles possuem um menor
interesse em procurar outro emprego “O impacto não é apenas emocional, pois
investir nesse tipo de experiência melhora o engajamento, contribui para a
retenção de talentos e reforça a marca empregadora”, conclui o CEO.
O que buscam os viajantes?
A maior parte dos viajantes buscam por relaxamento
(62%), seguido de vontade de conhecer novos destinos nacionais (45%) ou
internacionais (40%), conectar-se com a natureza (41%) e reencontrar pessoas
queridas (36%).
Mesmo em viagens solo, 55% dos brasileiros apontam
que buscaram conhecer novas pessoas e 43% participaram de atividades sociais,
como passeios guiados, cafés e conversas com moradores locais. Além da
experiência em si, os critérios mais valorizados ao escolher o destino são
segurança (76%) e custo-benefício (75%).
“Oferecer um benefício de viagem vai muito além de
bonificar. É reconhecer que saúde mental e tempo de qualidade são fatores
estratégicos de produtividade e satisfação”, conclui Bruno Carone.
Férias & Co.
Nenhum comentário:
Postar um comentário