68% dos respondentes já usaram a
tecnologia que aumenta a segurança em outras ocasiões;
49% dos participantes já ouviram falar da nova regulamentação que pode
obrigar sites ou apps de apostas esportivas a utilizarem métodos de validação
de usuários, como a biometria facial.
A biometria
facial é uma tecnologia de autenticação de usuários em ambientes online para
mitigar fraudes e é uma das exigências da “Lei das Apostas” (Lei Federal
14.790/23), resolução que estabelece regras para as bets atuarem no país. Cerca
de 80% dos brasileiros usuários dessas plataformas consideram essencial utilizar
a ferramenta no setor e 73% usariam sem problemas caso seja obrigatório,
principalmente para resgatar valores (36%), logar (33%), realizar alterações na
conta (30%), entre outros motivos. Os dados são de uma pesquisa da Serasa
Experian, primeira e maior datatech do Brasil. Veja mais dados nos gráficos a
seguir:
O estudo também
revelou que 68% dos respondentes já utilizaram a biometria facial em outras
situações, indicando que existe familiaridade com a tecnologia. A
regulamentação é conhecida por 49% dos pesquisados e, desde o início das
comunicações sobre as obrigatoriedades das casas de aposta, para 65% deles, a
percepção de segurança no segmento aumentou.
“Quanto mais camadas de autenticação e prevenção à fraude forem usadas para proteger os apostadores e ajudar as empresas do setor a identificarem e banirem golpistas, melhor será o ambiente de apostas no Brasil. A nova regulamentação das bets já está exigindo que camadas de segurança façam parte da jornada do usuário para autenticá-los. Do nosso lado, ajudamos as empresas com a avaliação das camadas de autenticação, combinando nosso sistema big data com inteligência analítica para tirar o máximo proveito das soluções e, assim, potencializá-las ainda mais contra fraudes”, explica Rocha.
Embora a maioria dos participantes da pesquisa reconheça a relevância da biometria facial para o setor das bets, o estudo também explorou as razões daqueles que rejeitam a funcionalidade. Entre as críticas, "dificultar o acesso aos aplicativos" (27%) e "possibilitar o surgimento de plataformas fraudulentas que não utilizam biometria" (27%) foram as principais. Por outro lado, os que aprovam a tecnologia destacaram que “vai ficar mais seguro para apostar” (36%) e “vão ter menos fraudes neste mercado” (30%). Veja o detalhamento dos motivos para gostar ou não do recurso no gráfico a seguir:
O levantamento é um recorte do estudo da percepção dos apostadores sobre segurança nas casas de aposta, conduzido com mais de 2 mil participantes em agosto de 2024. O material completo com todos os dados acessado gratuitamente no site da Serasa Experian.
Valida Bets: aposta da Serasa
Experian para plataformas mais seguras
Para acompanhar os esforços do
Governo brasileiro que, desde dezembro do ano passado, toma medidas para
regulamentar a atuação das “bets” no país, a Serasa Experian – que apoia toda e
qualquer iniciativa que vise aumentar a segurança e a integridade nas transações
entre empresas e consumidores – lançou o “Valida Bets”, iniciativa estratégica
que fornece tecnologias antifraude para auxiliar as empresas do setor de
apostas a se adequarem às novas normas ao mesmo tempo em que contribui para a
segurança dos apostadores. Desta forma, a datatech assume nesse contexto um
papel estratégico como aliada nos processos de prevenção a fraudes e proteção
da identidade dos brasileiros, garantindo apoio em todas as etapas da jornada,
que é composta por fases como o cadastro do apostador, sua autenticação, o
momento da aposta e o resgate de bonificações.
Metodologia
A pesquisa
quantitativa “Apostas Esportivas”, feita pela Serasa Experian foi realizada com
2.008 entrevistados, sendo que todos fizeram apostas esportivas em sites ou
aplicativos nos últimos 12 meses. Com margem de erro de 2,2% e intervalo de
confiança de 95%, a pesquisa foi aplicada via painel online entre os dias 09 e
22 de agosto de 2024. A amostra foi equilibrada entre os gêneros feminino e
masculino, com idades de 18 a 27 anos (15%), 28 a 43 anos (49%), 44 a 59 anos
(29%) e 60+ (7%).
Evite
fraudes: veja dicas dos especialistas da Serasa Experian para se proteger
Consumidores:
· Garanta
que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para
acesso aos aplicativos;
· Desconfie
de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do
mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas
conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS
e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de
crédito, senhas e informações pessoais do comprador;
· Atenção
com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais.
Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam
os dispositivos com comandos para funcionarem sem que o usuário perceba;
· Cadastre
suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo
bancário, Internet Banking ou agências;
· Não
forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;
· Não
faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou
pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da
pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;
· Inclua
suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se
trata de um ambiente seguro;
· Monitore
o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de fraude.
Empresas:
Invista em
tecnologias de prevenção à fraude para proteger a integridade e a segurança das
operações da sua empresa..
· Em
um ambiente de negócios cada vez mais digital e interconectado, onde as fraudes
evoluem e se ampliam rapidamente a prevenção à fraude em camadas não é apenas
uma boa prática, mas uma necessidade estratégica;
· Garanta
a qualidade e a veracidade dos dados das soluções de prevenção à fraude a
partir de soluções que se aprimorem constantemente diante das mudanças e
ameaças das fraudes;
· Entenda
profundamente o perfil do seu usuário e busque constantemente minimizar pontos
de fricção em sua jornada digital, garantindo uma experiência fluida e sem
comprometer a segurança.
· Utilize
a prevenção à fraude como uma alavanca para gerar receita, implementando uma
orquestração inteligente de soluções que maximize a segurança, reduza perdas e
permita uma experiência de compra mais ágil e confiável para o cliente.
experianplc.com
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