Pesquisar no Blog

sábado, 21 de dezembro de 2024

Bem-estar e harmonia em casa: como a aplicação do Feng Shui muda a energia dos ambientes

Não é apenas decoração: a especialista em Feng Shui e Neuroarquiteta Cris Paola explica como a técnica milenar chinesa transforma a vibração energética de uma casa em consonância com o equilíbrio energético pessoal do ser humano


Neste projeto assinado pela neuroarquiteta Cris Paola, o living integrado foi todo posicionado de acordo com as técnicas do Feng Shui – Circulação priorizada e posição de controle do ambiente. Foto: Divulgação Studio Cris Paola


 “Lar: lugar onde se habita. Domicílio familiar.” Esta é a definição após uma busca rápida no dicionário, indicando que muito além de uma edificação, este espaço é a representação do nosso refúgio e desconexão com o ambiente externo, o lugar onde descansamos, recarregamos nossas energias e expressamos nossa identidade.

 

"Acredito que o lar reflete nossa essência e intenções. É nele que cultivamos harmonia, transformando cada ambiente em um refúgio de boas energias e acolhimento, onde a alma se encontra com o bem-estar.", sinaliza a neuroarquiteta e especialista em feng shui Cris Paola, com mais de 20 anos de experiência.

 

Durante este processo, que tem por objetivo a busca pelo bem viver e o conforto, ela explica que somos convidados a dedicar nosso olhar para os ensinamentos ancestrais e milenares do Feng Shui que permanecem incrivelmente atuais e em total sintonia com estudos de neurociência aplicados a neuroarquitetura. De acordo com Cris, muito além de um reposicionamento de móveis, esses conhecimentos reúnem humanas universais e atemporais, propiciando mudanças significativas em diversas áreas da vida como a saúde, desenvolvimento pessoal e profissional, e, principalmente, nas questões energéticas da casa e de seus moradores. 


A neuroarquiteta Cris Paola destaca que, vivendo sozinho ou acompanhado, o Feng Shui estimula as vibrações benéficas para a satisfação de sentir-se bem em todos os momentos | Foto: Freepik

 

Mesmo que não a vejamos, a energia está presente em cada canto, impactando diretamente nossas emoções e o modo como nos sentimos”, conta Cris. Desta forma, o Feng Shui entra em cena como um meio efetivo de organizar os ambientes para que as energias fluam de forma equilibrada com o propósito de converter os ambientes da casa em verdadeiros aliados para a saúde, prosperidade, amor e a paz.

  

Mas o que é Feng Shui?


Conforme descreve a neuroarquiteta Cris Paola, um dos conceitos fundamentais do Feng Shui é a harmonização entre o ser humano e o ambiente, inspirada nos elementos da natureza. Cristais, pedras, iluminação natural abundante, boa circulação, plantas e flores são elementos que promovem equilíbrio e vitalidade, sendo bem-vindos tanto em ambientes internos quanto externos.  Projeto Studio Cris Paola | Foto: Divulgação Studio Cris Paola


Baseado na ideia de que o meio onde estamos influencia diretamente em nossos sentimentos, objetivos de vida e comodidade, Cris Paola detalha que Feng Shui é introduzido na decoração de interiores através da seleção e posicionamento dos móveis, uso de cores, seleção de materiais como vidro, cerâmica, madeira e metal, objetos diversos, imagens, formas e o paisagismo, dentre outras possibilidades. “A essência está justamente na organização consciente do espaço para que a energia possa vibrar e fluir livremente”, define a especialista.

 

Cris ainda revela que cada área da casa possui uma necessidade a ser alinhada com as demandas dos moradores e, para tanto, toda atuação é fundamentada através da leitura do Ba’guá, gráfico energético que divide a casa em nove áreas, cada uma relacionada com os diferentes aspectos de nossas vidas: saúde, prosperidade, relacionamentos, carreira, criatividade, amigos, sucesso, família e espiritualidade. “O propósito está justamente em determinar os inputs específicos para incentivar cada um desses pontos”, comenta.

 

 

Por que aplicar o Feng Shui em casa?

Segundo a especialista Cris Paola, a execução do Feng Shui se traduz em deixar a casa como um local que ‘recarrega’ o indivíduo de forma positiva. | Projeto: Studio Cris Paola | Foto: Divulgação Studio Cris Paola

 

"Aplicar o Feng Shui em casa transcende a simples reorganização de móveis e objetos decorativos", explica Cris. Com profunda compreensão dos benefícios que essa prática oferece, ela enfatiza que o estudo realizado antes de uma reforma ou renovação busca equilibrar os elementos de forma estratégica, promovendo harmonia e funcionalidade nos espaços. "O estado de nossa casa reflete diretamente nosso estado emocional. O acúmulo de objetos e o desequilíbrio visual geram energia estagnada, que se manifesta como estresse e cansaço, prejudicando nossa concentração e disposição", completa a neuroarquiteta.

 

Além de harmonizar os ambientes, o Feng Shui nos leva a refletir sobre quem somos, o que desejamos atrair e as intenções que guiam nossa jornada. “Sempre digo que essa técnica nos apoia na construção de um estilo de vida mais conectado com nossos sonhos e com a felicidade que buscamos”, ressalta.

 

O Feng Shui em cada área da vida

As boas vibrações de uma casa funcionam como uma via de mão dupla: elas são essenciais tanto para quem vive no espaço quanto para aqueles que chegam, tornando cada interação e momento de convivência mais especial e harmonioso. | Foto: Freepik

 

O Ba’guá representa a conexão com nossos ancestrais, o fortalecimento dos laços familiares e o apoio mútuo entre entes queridos. Ele simboliza união, tradição e estabilidade, nutrindo as relações que honram nossas raízes. “Por meio desse instrumento, promovemos maior entendimento entre os membros da família, o que contribui para a resolução de conflitos e o fortalecimento dos vínculos”, destaca a especialista em Feng Shui.

 

Desta forma, baseado nas nove áreas do Baguá, Cris Paola desvenda como o Feng Shui atua em cada área da vida:

 

·        Criatividade e Filhos:

 

O Ba’guá representa a conexão com nossos ancestrais, o fortalecimento dos laços familiares e o apoio mútuo entre entes queridos. Ele simboliza união, tradição e estabilidade, nutrindo as relações que honram nossas raízes. “Por meio desse instrumento, promovemos maior entendimento entre os membros da família, o que contribui para a resolução de conflitos e o fortalecimento dos vínculos”, destaca a especialista em Feng Shui.

 

Desta forma, baseado nas nove áreas do Baguá, Cris Paola desvenda como o Feng Shui atua em cada área da vida:

 

·        Criatividade e Filhos:

Ideal para quem deseja estimular a criatividade e pensar fora da caixa no trabalho ou nos negócios. Para quem tem filhos, o Feng Shui facilita o fortalecimento de laços e a conexão mais profunda com eles.

 

·        Amigos e Viagens:

Um projeto de interiores disposto com os preceitos do Feng Shui fortalece e melhora o relacionamento com amigos, atrai novas amizades e abre portas para novas oportunidades como indicações de emprego e convites para viagens. ,

 

·        Carreira e trabalho:

Pode proporcionar avanços profissionais e novas oportunidades.

 

·        Espiritualidade e Autoconhecimento:  

Favorece o aprendizado e o desenvolvimento pessoal, pode fortalecer seu lado espiritual.

 

·        Família:

Promove harmonia entre os membros da família.


O Feng Shui incentiva a perfeita convivência entre familiares | Foto: Freepik

 

·        Prosperidade e abundância:

 Ativa a abundância financeira e o bem-estar material.

 

·        Sucesso:

Associada à fama, ao reconhecimento e ao alcance dos objetivos pessoais e profissionais, essa divisão do Ba’guá personifica a forma como somos vistos pelas pessoas, o impacto que causamos, nossa autoconfiança e o alcance de nossos sonhos. “Por meio dela é possível impulsionar a ascensão na carreira, reconhecimento público ou para quem ambiciona a validação sobre as atividades que realiza”, orienta a especializada.

 

·        Relacionamento:

Para Cris Paola, “O ato de relacionar-se é muito mais amplo e significa convivermos em parceria com nossa alma gêmea, fortalece os vínculos afetivos e amorosos.” sinaliza.

 

·        Saúde:

Localizada no centro do Ba’guá, traz a imagem de Yin e Yang, forças opostas e complementares, e Cris completa que essa área retrata o equilíbrio físico, emocional, mental e a vitalidade dos moradores.

 

 

Cris Paola - formada pela Universidade Mackenzie São Paulo, em Arquitetura e Urbanismo, e acumula mais de 30 anos de experiência em arquitetura, design de interiores e Feng Shui. Em 2021, concluiu a pós-graduação em Neuroarquitetura pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação - IPOG. Criativa e detalhista, Cris personaliza os projetos de acordo com as necessidades do cliente, mergulhando no universo de cada um. O resultado são ambientes harmoniosos, aconchegantes e cheios de estilo. Atuando em todo o Brasil e em Miami, a profissional tem um portfólio diversificado, o que inclui projetos comerciais – como restaurantes, bares, cafeterias, consultórios, clínicas, escritórios e showrooms – além de espaços residenciais, sejam eles casas e apartamentos urbanos, de campo ou de praia. À frente do Studio Cris Paola, a neuroarquiteta especialista em Feng Shui coordena desde a concepção do projeto até a execução da obra e os detalhes da decoração de interiores. Sempre antenada ao universo do design, moda, arquitetura e decoração, Cris Paola é autora do blog Mil Ideias por Metro Quadrado, um espaço dedicado a compartilhar ideias, tendências e dicas. Palestrante em diversos eventos do setor sempre levando a arquitetura como principal mote de seu trabalho. Cris, ministrou por 6 anos consecutivos aulas na ESBRE (Escola Técnica de Bares e Restaurantes) e possui importantes parcerias no currículo, como ABRASEL (associação de bares e restaurantes de São Paulo), FHORESP (Federação de hotéis, bares e restaurantes de São Paulo), Viva Decora e Revista It Home, Grupo Brazil Sales (Hotelaria e turismo – Brasil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados