Ao levar em consideração o contexto em que o usuário está consumindo determinado conteúdo, a taxa de conversão desses anúncios aumenta
A Inteligência Artificial generativa – que ficou famosa
por causa do ChatGPT – já está na publicidade brasileira. A tecnologia permite
maior personalização para as campanhas publicitárias, dando agilidade no
desdobramento das peças, que é feito de forma automatizada. E as vendas com a
personalização dos anúncios aumenta em até 40%.
“As equipes criativas criam peças originais e impactantes
para o lançamento de uma campanha, mas é comum surgirem entraves na hora de
obter formatos e tamanhos diferentes para os espaços publicitários disponíveis
no ambiente online – e é nesse momento que se perde muito tempo”, diz Leonardo
Jakubauskas, sócio da Overview e criador da plataforma Context2. “Ela garante
agilidade na adaptação dos conteúdos, torna-os mais relevantes para o usuário
e, assim, aumenta a efetividade da campanha”.
De acordo com Leonardo, ao levar em consideração o
contexto em que o usuário está consumindo determinado conteúdo, a taxa de
conversão desses anúncios aumenta, em relação às demais ferramentas de
segmentação. As adaptações são feitas respeitando as diretrizes fundamentais da
campanha, como a identidade visual e as instruções de comunicação.
“Um de nossos anunciantes é uma marca de chocolates que,
obviamente, tem uma veiculação forte em sites de receitas. No entanto, em
segundo lugar vem o nicho de receitas fitness, porque muitas pessoas procuram
como fazer sobremesas que usam chocolate 70% cacau”, explica o sócio da
Overview. “Depois que visualizamos esses insights, conseguimos aumentar o CTR
em 76% no primeiro mês. Em 90 dias, o aumento foi de 300%”.
O objetivo é oferecer mais relevância para a marca,
impactando o usuário no momento de maior engajamento, alinhado ao contexto de
conteúdo consumido pelo público-alvo quando ele está mais propenso a realizar a
compra. Além disso, a tecnologia permite maior personalização para as campanhas
publicitárias, dando agilidade no desdobramento das peças, que é feito de forma
automatizada.
A plataforma Context2 também vem equipada com duas funções
que aumentam a efetividade dos anúncios. Uma delas, batizada de Asset
Quality Rating (AQR), permite um ranqueamento de palavras-chave e das peças
geradas pela IA. Jakubauskas explica que, com a funcionalidade, é possível
obter dados e insights que, anteriormente, seriam impossíveis de se extrair.
Números reforçam efetividade do Context2
· O uso de dados
contextuais pode aumentar a taxa de cliques em 50% em comparação ao uso de
cookies de terceiros.
· A eficácia da
marca pode ser até 63% maior com o uso de dados contextuais em comparação ao
uso de cookies terceiros.
· Por levar em
consideração o contexto em que o usuário está consumindo determinado conteúdo,
a taxa de conversão aumenta em até 43%, em relação às demais ferramentas de
segmentação
Overview
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