Iniciativa visa engajar a população com diabetes a realizar o tratamento para prevenir complicações da condição
O diabetes é uma doença que afeta 16 milhões de pessoas
no Brasil, provocando mais de 406.452 mortes de brasileiros, entre 2010 e 2016,
segundo dados da Vigitel. Pensando neste cenário, a Coalizão Vozes do
Advocacy em Diabetes e Obesidade lança a campanha O Tratamento é Essencial à Vida. Abrace o Seu!
O intuito é sensibilizar os brasileiros a se engajarem no
tratamento da condição para prevenir as complicações e, ao mesmo tempo,
sensibilizar o Governo sobre as barreiras de acesso ao tratamento e discutir
soluções, que possam melhorar o diagnóstico precoce da condição, diminuir a
incidência das complicações do diabetes e os gastos, que superam mais de 43
bilhões de dólares ao ano, segundo dados do próprio Ministério da Saúde.
De acordo com o estudo Prevalência
e Correlações do Controle Glicêmico Inadequado: resultados de uma pesquisa nacional em 6.671
adultos com diabetes no Brasil, os dados mostram que o controle glicêmico inadequado foi de uma média de 76%, sendo que 90%
das pessoas com diabetes tipo 1 e 73% em indivíduos com diabetes tipo 2.
A junção da falta do diagnóstico precoce e a falta de adesão
ao tratamento traz um resultado alarmante. Segundo relatório da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV),
publicado recentemente, mais de 282 mil cirurgias de amputação de membros
inferiores (pernas ou pés) foram realizadas no Sistema Único de Saúde (SUS),
entre janeiro de 2012 e maio de 2023.
Só em 2022, no País, os registros alcançaram a marca de
31.190 procedimentos realizados, o que significa que – a cada dia – pelo menos
85 brasileiros tiveram seus pés ou pernas amputadas na rede pública de saúde e
mais da metade dos casos de amputações envolvem pessoas com diabetes.
E muitas outras complicações são originadas devido ao mau
controle do diabetes. De acordo com o estudo intitulado, “As Condições de Saúde Ocular no Brasil”,
publicado em 2019 pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, a retinopatia
diabética é responsável por 4,8% dos 37 milhões de casos de cegueira devido a
doenças oculares, o que equivale a um impacto potencial de 1,8 milhão de
pessoas.
Por todo este cenário, a
Campanha quer chamar a atenção das pessoas de que o diabetes pode levar ao desenvolvimento de outras doenças,
que dificultam a qualidade de vida das pessoas. “Além disso, a Coalizão quer
mostrar que se as pessoas não forem atendidas por profissionais capacitados,
não tiverem acesso aos insumos e medicamentos e, ao mesmo tempo, a uma boa
educação, que as auxiliem a viver bem com a condição, os gastos no SUS
aumentarão assustadoramente”, pontua Vanessa Pirolo, coordenadora da Coalizão
Vozes do Advocacy em Diabetes e Obesidade.
A campanha está disponível no site institucional da Coalizão Vozes do Advocacy com
conteúdos sobre diabetes, obesidade e suas complicações, bem como o contato das
organizações de todo o país, que fazem parte dessa iniciativa.
Para que a mensagem da campanha
possa chegar até a população, foram solicitados espaços de mídia calhau para
diferentes veículos de comunicação do Brasil. A campanha será integralmente
veiculada nas redes sociais da Coalizão Vozes do Advocacy e das 24 organizações,
que a compõem e de instituições apoiadoras como sociedades médicas,
organizações de pacientes parceiros, influenciadores digitais, deputados
federais ligados à causa e personalidades de destaque no panorama nacional.
Com estratégia, planejamento, roteiro
e conteúdo desenvolvidos pela Relações Públicas e mestra em Políticas Públicas,
Mely Paredes, a campanha teve identidade visual e peças desenvolvidas e textos
construídos por Blanca Paredes, especialista em marketing. A captação e direção
do mini documentário, VT e SPOT e vídeos para redes sociais são assinados pela
Catraca Filmes, sob comando de Binho Ferronatto e Gustavo Mittelmann.
A iniciativa tem o apoio de:
Abbott, AstraZeneca, Bayer, Biomm, Boehringer, Merck, MSD, Novo Nordisk, Roche
e Sanofi.
Mais informações podem ser
acessadas no site: www.vozesdoadvocacy.com.br, nas
redes sociais: Instagram: vozesdoadvocacy
e no Facebook: vozesdoadvocacy.
Sobre a Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e em
Obesidade
Com a participação de 22 associações e de 2 institutos de
diabetes, o projeto promove o diálogo entre os diferentes atores da sociedade,
para que compartilhem conhecimento e experiências, com o intuito de
sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico e tratamento
precoces do diabetes da obesidade e das complicações de ambas as doenças, além
de promover políticas públicas, que auxiliem o tratamento adequado destas
doenças no país.
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