Em relação ao ano
anterior, houve queda de 24,2% A cada nove segundos, um brasileiro é vítima.
Veja as dicas dos especialistas para se proteger e evitar cair em golpes
Segundo o Indicador de Tentativas de
Fraude da Serasa Experian, os brasileiros sofreram 284.198 mil
tentativas de fraude de identidade em janeiro de 2023, o que significa que a
cada 9 segundos um brasileiro é vítima dos fraudadores. Em comparação ao mesmo mês
do ano passado, houve queda de 24,2%, quando foram registradas 375.064
tentativas.
“Apesar da queda em relação ao ano
anterior, o número é significativo. É fundamental que o consumidor tenha muita
atenção com seus dados pessoais e as empresas devem investir em soluções de
autenticação e prevenção à fraude, além de conscientizar seus clientes
divulgando informações e orientações seguras”, diz o diretor de Produtos de
Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha.
Veja no gráfico abaixo a os dados na
íntegra:
Pessoas de 36 a 50
anos foram as mais atingidas
Na visão por idade, a população com
idade entre 36 e 50 anos foi a que mais sofreu com tentativas de fraudes por
identidade em janeiro de 2023, com 103.984. Em segundo lugar, estão os
consumidores de 26 a 35 anos, que sofreram 78.099 tentativas. O ranking segue
com pessoas entre 51 e 60 anos (40.335 mil tentativas), aqueles de até 25 anos
(31 mil tentativas) e consumidores acima de 60 anos (30.780 mil tentativas).
No recorte por setores, as tentativas de
fraude em janeiro de 2023 relacionadas ao segmento de Bancos e Cartões
lideraram com mais de 133.970. Em segundo lugar, ficou o setor de Serviços com
78.219, seguido pelas Financeiras com 55.703. Varejo apareceu em quarto lugar,
com 12.577 pessoas que foram alvo. Telefonia ficou em último lugar, com 3.729.
No ranking estadual, São Paulo liderou
com 87.564 tentativas no mês de janeiro. O Rio de Janeiro ficou em segundo, com
28.694, e, terceiro, Minas Gerais, com 25.860. O estado com o menor índice foi
Roraima, com 489.
Veja na tabela abaixo as informações completas:
“É indispensável que as empresas
invistam cada vez mais em soluções de autenticação e prevenção à fraude para
combater a ação dos golpistas, evitando assim muitos prejuízos. A população
brasileira também precisa desempenhar um papel de total atenção com seus dados
pessoais, desconfiar de ofertas milagrosas, não clicar em links de sites
desconhecidos para não facilitar a vida dos criminosos”, reforça o executivo.
Evite fraudes: veja
dicas dos especialistas da Serasa Experian para se proteger
Consumidores:
- Garanta que seu
documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para
acesso aos aplicativos;
- Desconfie de
ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do
mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de
lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de
e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar pegar informações e dados de
cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;
- Atenção com links
e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles
podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam
os dispositivos com vírus para funcionarem sem que o usuário perceba;
- Cadastre suas
chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo
bancário, Internet Banking ou agências;
- Não forneça
senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;
- Não faça
transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou
pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato
da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;
- Inclua suas
informações pessoais e dados de cartão se tiver certeza de que se trata de
um ambiente seguro;
- Monitore
o seu CPF com frequência para garantir
que não foi vítima de qualquer fraude do Pix.
Empresas:
- Com a aceleração
da adoção de canais digitais na vida dos consumidores, as empresas estão
cada vez mais investindo em novos métodos de detecção de fraudes e
tecnologias cada vez mais sofisticadas ao longo da jornada do cliente,
para que a segurança da operação não afete sua experiência integrada. A
Serasa Experian, por exemplo, tem soluções modulares inteligentes e um
time de especialistas em autenticação e prevenção à fraude
que possibilitam oferecer uma experiência segura e sem atrito ao
cliente final. Com combinação de dados, analytics e soluções
automatizadas, as empresas podem expandir os negócios com segurança.
- Conte com
plataformas de pagamento online. A empresa que deseja atuar de forma
online, prestando serviços ou vendendo produtos, precisa ter a máxima
atenção com os pagamentos. É preciso adotar uma sistemática que alie
rapidez no processamento das transações à segurança;
- Faça a análise de
compras mais caras. Outra prática que pode reduzir bastante o risco de
fraude online é a análise das compras. Sempre que a empresa se deparar com
um pedido de alto valor, por exemplo, é necessário dedicar uma atenção
especial, verificando de forma mais detalhada o cliente e os dados
informados. Uma forma de garantir a segurança desse tipo de transação é
realizando um contato prévio por e-mail ou telefone para confirmar dados
ou a própria compra. Embora esse tipo de avaliação possa tornar o processo
de venda mais longo, ele é essencial para resguardar o seu negócio contra
fraudes;
- Verifique
cadastros. Contar com uma base de dados do cliente é essencial para
reforçar a segurança de operações online. Nesse quesito, ter acesso a um
cadastro atualizado dos consumidores, no qual é possível checar a veracidade
das informações fornecidas no momento de uma compra, por exemplo, é outra
estratégia para reduzir os riscos na hora de vender. A confirmação
cadastral pode facilmente identificar tentativas de fraudes,
sinalizando situações suspeitas, como divergências de dados do cliente com
as que constam de outras bases de dados confiáveis;
- Consulte o perfil
do seu cliente. Conhecer o cliente é, sem dúvida, uma das maneiras mais
eficientes de se evitar fraudes online. Quando a empresa é capaz de
avaliar o histórico do consumidor no mercado, status do seu CPF ou
CNPJ, os seus hábitos e a existência de pendências em seu nome, por
exemplo. Fica muito mais fácil e seguro avaliar os riscos de uma operação.
Para conferir mais informações e a série
histórica do indicador, clique
aqui.
Metodologia
O Indicador Serasa Experian de
Tentativas de Fraude – Consumidor é resultado do cruzamento de dois conjuntos
de informações das bases de dados da Serasa Experian: 1) total de consultas de
CPFs efetuado mensalmente na Serasa Experian; 2) estimativa do risco de fraude,
obtida através da aplicação dos modelos probabilísticos de detecção de fraudes
desenvolvidos pela Serasa Experian, baseados em dados brasileiros e tecnologia
Experian global já consolidada em outros países. O Indicador Serasa Experian de
Tentativas de Fraudes – Consumidor é constituído pela multiplicação da
quantidade de CPFs consultados (item 1) pela probabilidade de fraude (item 2).
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