Especialista alerta para uma das datas mais comerciais a fim de consumidores possam garantir aquela promoção que tanto queria
A Black Friday já
faz parte do calendário de compras dos brasileiros, sendo a segunda data mais
importante de vendas on-line no país. Este período exige uma maior atenção, por
parte dos consumidores, para não cair em golpes virtuais que são frequentes nessa
ação comercial. De acordo com a pesquisa da ClearSale, as tentativas de fraudes
em e-commerces cresceram 52% na BlackFriday de 2021, em comparação com o ano
anterior.
Já um levantamento
feito pela desenvolvedora de soluções em cibersegurança global Check Point
Research, destaca que 5.300 sites maliciosos foram, em média, sendo detectados
por semana, em 2021.
As vendas online
são bastantes intensas nesse período devido as inúmeras ofertas, anúncios e
descontos atrativos para os consumidores. Segundo pesquisa realizada pela
Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção
ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, 79% dos
consumidores pretendem fazer compras na Black Friday.
Para Gleysson
Klynger, Diretor Executivo Data Center Soluti, da Soluti, as mudanças no
comportamento do consumidor fizeram com que as compras online fossem mais
frequentes. “Hoje 90% dos lares brasileiros já tem acesso à internet. .
Desta forma, é fundamental ter cuidado ao realizar as compras para
não ter prejuízos financeiros e o compartilhamento dos dados”, complementa.
A seguir, algumas
dicas que o especialista separou para que consumidores possam aproveitar a
Black Friday de maneira segura:
1 –
Fique atento aos e-mails promocionais
O volume de
e-mails recebidos no período, com descontos e promoções tentadoras, cresce
bastante. O ideal é acessar o site oficial da loja por seu endereço online e
não por links duvidosos. Também é recomendado não clicar nos links dessas
mensagens.
2 – Saiba se o site é real e seguro
O consumidor
precisa identificar na URL do site se há um “s” no “http” e com um cadeado –
símbolo que atesta a utilização de um certificado digital, pelo site. Essa
identificação é do SSL (Secure Sockets Layer), serviço que deve ser contratado
por qualquer site para garantir a segurança de seus dados e informações. Por
meio de criptografia, o SSL garante privacidade, autenticidade e integridade de
dados. Além disso, é importante verificar a reputação do site no Procon e sites
confiáveis, como Buscapé e Reclame Aqui ou através da pesquisa de histórico de
preços sobre aquele produto. Também verifique se disponibiliza canais de
relacionamento com o cliente e uma política de troca.
3 –
Acesse as redes sociais da marca
Busque se a
empresa está com alguma promoção ou sorteio nas redes sociais da marca. Acesse
sempre pelo site oficial loja.
4- Tenha um antivírus
instalado e ativo nos dispositivos
Ter um bom
antivírus instalado em seu computador ou dispositivo móvel por onde você fará
as compras online, ajuda a detectar sites que contenham arquivos
maliciosos, vírus, malwares ou indicação de riscos de ataques de
hackers. Por isso, é importante sempre mantê-lo atualizado. Hoje há no
mercado diversos programas com versões de testes gratuitas e de assinatura.
5 –
Lei Geral de proteção de dados (LGDP)
Verifique se a loja em que se está realizando a compra atende aos
critérios exigidos pela LGDP para garantir a confiabilidade e integridade de
suas informações pessoais e bancárias. O site precisa possuir um termo de
consentimento visível e deixar bem descrito nas promoções e contratos quem e
como esses dados são armazenados e utilizados.
Soluti
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