Pesquisar no Blog

terça-feira, 29 de novembro de 2022

Como inserir o hábito da leitura (sem custo) no dia a dia

Na rotina moderna, a forma de consumir cultura e informação mudou. A boa notícia é que o acesso à esse direito também evoluiu e está presente de diversas maneiras no cotidiano


E mais um ano chega ao fim. Em geral, a passagem de Ano Novo é acompanhada por uma série de promessas e mudanças. Entre as metas mais comuns listadas para serem alcançadas ao longo dos 365 dias seguintes estão começar a fazer exercícios físicos, ter uma alimentação saudável, juntar dinheiro, aprender um novo idioma e ler mais. Mas, de repente, já é novembro e você ainda não abriu o primeiro livro.  

Você se identificou com a situação? A boa notícia é que não é preciso esperar até 2023 para alcançar parte dos objetivos pessoais. Aproveite novembro e dezembro, para traçar um plano de ação e incluir o consumo de cultura e informação como parte do seu dia-a-dia. Para te ajudar, listamos abaixo algumas formas de acessar livros e atividades culturais, sem custo nenhum, para diferentes perfis de leitores. Confira:

 

Passeio no fim de semana

O fim de semana tende a ser um momento bastante esperado pela maior parte das pessoas por representar um tempo longe das obrigações e livre para o lazer. Melhor ainda se o passatempo puder ser compartilhado e agradar a toda a família ou grupo de amigos, certo?  

A leitura, por si só, tem o potencial de agradar diferentes gostos em função da oferta variada de gêneros literários. Além disso, a atividade pode ser realizada em diferentes formatos. Uma sugestão é buscar bibliotecas públicas que ofereçam não apenas o empréstimo de livros, como também atividades culturais para todas as idades. E, como bônus, explorar endereços que se interligam com espaços de convivência para prática de esportes ou para o compartilhamento de uma refeição, como um pic nic. Assim, todos se divertem e, de quebra, conseguem destinar um tempo de qualidade para o contato com os livros. 

São exemplos disso a Biblioteca de São Paulo e a Biblioteca Parque Villa-Lobos, ambas estaduais e localizadas em parques públicos da cidade de São Paulo: a primeira no Parque da Juventude e a segunda no Parque Villa-Lobos. Além do vasto acervo, elas oferecem para a população uma agenda cultural mensal que inclui oficinas lúdicas de contação de histórias para os pequenos; espaço artístico de diálogo com microfone aberto para apresentar aos jovens temas de cultura e sociedade por meio de música, literatura e poesia; rodas de bate-papo com autores; e até oficina de smartphone voltada ao público +60 para ensiná-los a usar seu aparelho celular ou computador de forma mais eficiente e segura, entre outras opções - sejam de lazer ou até mesmo de capacitação e empreendedorismo. 

 

Tempo escasso

Se só de pensar na correria do dia seguinte você já se cansa e desanima por conta da falta de tempo, o aliado para a leitura pode estar na palma da sua mão! Apesar de o livro impresso ainda se manter como principal opção dos leitores no Brasil e no mundo, as empresas nacionais já digitalizaram a grande maioria das obras e fazem lançamentos de novos títulos tanto no papel quanto na versão eletrônica.  

E engana-se quem pensa que para entrar no mundo dos e-books e dos audiolivros é preciso ter um leitor eletrônico. Basta um celular!  

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo disponibilizou em 2022 a biblioteca digital gratuita do estado de São Paulo, a BibliON, que conta com um acervo de mais de 16 mil títulos. O acervo está em constante atualização e é composto por títulos dos mais variados gêneros, áreas de conhecimentos e idiomas, no formato de livros digitais (e-books) e audiolivros.  

O usuário pode fazer empréstimo de até duas obras simultâneas, por 15 dias. A BibliON permite ações como organizar listas, adicionar favoritos, compartilhar um livro como dica de leitura nas redes sociais, fazer reservas, ver histórico e sugerir novas aquisições. Por meio de princípios de gamificação, os associados conseguem acompanhar as estatísticas do tempo dedicado à leitura e participar de desafios. E o sistema de busca permite que o usuário utilize diversos filtros, como tema, autor, categoria ou título.  

Além disso, é possível ler em dispositivos móveis sem a necessidade de usar dados do celular (por meio do download prévio do título) e ainda aplicar uma série de recursos de acessibilidade como ajustar o tamanho da letra e o contraste da tela; escolher diferentes modos de leitura para dia ou para noite e acionar a leitura em voz sintetizada, para saída em áudio do texto. 

Uma facilidade e tanto para aproveitar períodos de deslocamento, de espera ou até de ócio! Para utilizar o serviço gratuito, basta que os interessados acessem www.biblion.org.br ou baixem o aplicativo BibliON, disponível no Google Play e na Apple Store e realizem um breve cadastro. 

 

Conhecimento compartilhado

Já se é companhia que te falta, no mundo da leitura você nunca estará sozinho! E o melhor: a literatura é propícia para juntar pessoas com interesse em comum. Curtiu a ideia? Então, busque um Clube de Leitura para chamar de seu!

Por definição, ele é formado por um grupo de pessoas que se reúnem (online ou presencialmente) para conversar, debater e compartilhar pontos de vista, impressões e críticas sobre determinado livro (inteiro ou partes selecionadas) que foi lido por todos os participantes. 

Esse movimento existe há décadas, mas foi aquecido novamente durante a pandemia de Covid-19, quando muitas pessoas deram chance para desenvolver o seu hábito de ler e manter-se em contato com outras pessoas, mesmo que a distância.  

Esta é uma excelente abordagem para quem busca, de alguma forma, um empurrãozinho para manter as páginas lidas em dia e priorizar a leitura em sua rotina, visto que há um prazo para concluir a tarefa e, com isso, um maior senso de urgência. 

E aumentar o repertório não demanda comprar e armazenar livros físicos. Dentro da BibliON, por exemplo, mensalmente acontece uma série de clubes de leitura que giram em torno de obras disponíveis para empréstimo dentro da própria plataforma. A programação mensal pode ser conferida aqui

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados