Pesquisar no Blog

domingo, 27 de novembro de 2022

Por que os embutidos são considerados vilões da alimentação?

Nutricionista explica os danos que uma dieta rica em salsicha, presunto, mortadela e afins pode causar a saúde


Uma dieta rica em embutidos pode baixar a imunidade e facilitar o aparecimento de doenças. Esses alimentos empobrecem o cardápio e podem contribuir para o desenvolvimento de doenças como hipertensão, obesidade e aumento do colesterol, que pode levar ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Além disso, muitos desses alimentos levam corantes e conservantes. Durante o processo de digestão, esses itens se transformam em substâncias cancerígenas. 

Segundo a coordenadora do curso de Nutrição do UNINASSAU -- Centro Universitário Maurício de Nassau Paulista, Fabiana Freire, salsicha, linguiça, salames, peito de peru e de presunto são alimentos que devem ser consumidos com moderação. “O ideal é investir sempre em uma dieta rica em itens naturais, como frutas, verduras, legumes e produtos integrais. Mas, às vezes, dá para comer um cachorro-quente, em uma festa, por exemplo. Uma vez perdida não tem problema. O que não é indicado é consumir no dia a dia e com frequência”, comenta. 

Ainda de acordo com Fabiana, existem estudos que comprovam a ligação desses alimentos com o câncer colorretal. “A ingestão diária de 50 gramas de embutidos equivale a uma porção pequena desses alimentos, como uma salsicha ou quatro fatias de presunto, mas já é o suficiente para elevar em 18% o risco de tumores no intestino grosso, nas áreas do cólon e reto. Por isso, sempre falo que cuidar da alimentação é investir na saúde e na prevenção de doenças”, comenta. 

Esses alimentos são produzidos com partes de carnes bovinas, suínas, aves, peixes, vísceras e frutos do mar. Para preparar os embutidos, é necessário triturar as carnes e homogeneizar. Essa técnica surgiu da necessidade de armazenar os alimentos e fazê-los durar por mais tempo, quando ainda não se tinha geladeira. Para isso, são adicionados aditivos, como nitrato e nitrito como conservantes. 

“A situação piora mais ainda quando é defumado, porque o risco é potencializado. E o conservante principal é o nitrito de sódio, que, no nosso processo digestivo, se transforma em nitrosamina, uma substância reconhecida por ser altamente cancerígena. Por isso, aposte em uma alimentação mais saudável para ter bem-estar e saúde”, finaliza Fabiana.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados