Pesquisar no Blog

quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Menos de 6h de sono por noite não é normal, psiquiatra deixa 4 dicas para melhorar o quadro

Todo mundo precisa de no mínimo 6 horas de sono contínuo por noite, o cérebro que não sente essa necessidade pode não estar funcionando dentro da normalidade

 

A falta de sono, apesar de não ser uma doença, pode ser um alarme de muitos distúrbios como obesidade, doenças cardíacas e até Parkinson e Alzheimer. Mas, se uma pessoa não sente necessidade de dormir, pelo menos, 6 horas por noite sem que nenhuma destas doenças seja diagnosticada, é porque a causa está nos maus hábitos na hora de dormir. 

A médica psiquiatra Dra. Jéssica Martani, especialista em comportamento humano e saúde mental, explica que o segredo para se livrar das noites mal dormidas está escondido dentro da mente de cada um. “Nossa mente é uma máquina. Vamos imaginar que ela seja como um celular, que precisa ser recarregado todas as noites para que possa funcionar no outro dia -- é praticamente o mesmo mecanismo. Por isso, é tão essencial que as informações recebidas durante o dia sejam bem administradas e possam ser desligadas antes de ir pra cama“, fala a psiquiatra que deixa algumas dicas básicas para ter uma noite reparadora e um cérebro em perfeito funcionamento para o dia seguinte.
 

Crie uma rotina

Tente dormir e acordar todos os dias no mesmo horário e vá para a cama mais cedo do que o costume quando suas noites não forem de, no mínimo, 6 horas de sono contínuo;

Evite estimulantes

Não exagere em cafés, chás, chocolates e refrigerantes de cola cerca de 2 horas antes de deitar;

Faça atividades físicas 

É preciso cansar o corpo para que a mente consiga descansar;

Tenha uma cama confortável 

Utilize travesseiros que alinhem o pescoço e o tronco e opte por um colchão adaptado às curvas anatômicas. 

 

Dra. Jéssica Martani - Medica psiquiatra, observership em neurociências pela Universidade de Columbia em Nova Iorque -- EUA, graduada pela Universidade Cidade de São Paulo com residência médica em psiquiatria pela Secretaria Municipal de São Paulo e pós graduação em psiquiatria pelo Instituto Superior de Medicina e em endocrinologia pela CEMBRAP.
CRM 163249/ RQE 86127

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados