Pesquisar no Blog

terça-feira, 29 de novembro de 2022

Quais são as doenças das pálpebras e como o oftalmologista pode ajudar?

Todo cuidado é pouco quando se trata da visão. Embora poucas pessoas procurem o oftalmologista regularmente, essa é a maneira mais adequada para evitar complicações. Quando falamos em complicações, saiba que as pálpebras também merecem toda a atenção para evitar doenças graves. 

A oftalmologista Priscilla Druddi, sócia-fundador da rede de franquias Olhar Certo, lista 3 doenças da pálpebra e quais os cuidados com cada uma delas.

 

1. Blefarite 

A blefarite é até bem comum, pode ser persistente e crônica. Como causa principal pode-se destacar uma disfunção das glândulas sebáceas da região palpebral. Quem tem pele oleosa, por exemplo, deve redobrar a atenção! Mas também as condições podem ser diversas como doenças da pele ou infecções das margens palpebrais. 

Quais são os sintomas? Inchaço, vermelhidão, olhos secos, sensação de areia nos olhos e formação de crostas.

Como tratar? É fundamental redobrar os cuidados com a higiene e utilizar uma pomada antimicrobiana.

 

2. Terçol 

Popularmente conhecido, o terçol tem também outros nomes tanto na linguagem médica quanto na popular: hordéolo e bonitinha. Trata-se de uma infecção na glândula palpebral, que pode se encher de pus, causar inchaço, trazer vermelhidão e dor. 

Nesse caso, por ser uma infecção bacteriana, talvez seja necessário o uso de antibiótico que deve, sem dúvida, ser indicado pelo médico oftalmologista para que tenha tratamento adequado. Conforme o caso, em alguns dias tudo se resolve. Mas se complicar, serão indicadas compressas, pomada ou até mesmo uma drenagem pelo profissional médico. 

 

3. Ptose palpebral 

Na maioria das vezes é associada apenas a uma questão de estética, que afeta a auto estima, já que representa as pálpebras superiores caídas. Porém, essa condição muitas vezes prejudica o campo de visão que fica reduzido. Portanto, é muito importante uma avaliação do oftalmologista. 

O tratamento dependerá de cada caso. Pode ser feito com exercícios visuais, massagens e estímulos. Porém, pode haver por parte do especialista, a indicação de procedimento cirúrgico, chamado blefaroplastia. O objetivo é a retirada do excesso de tecido (pele e gordura) em pálpebras, superiores ou inferiores. 

“Toda prevenção é valiosa já que o diagnóstico precoce evita o agravamento de possíveis doenças”, afirma Dra. Priscilla.

 


Dra. Priscilla Drudi é oftalmologista graduada em medicina pela Universidade Gurupi (UNIRG - TO), especialista em córnea e doenças da superfície ocular pela Escola Paulista de Medicina, com MBA em gestão em oftalmologia pelo Instituto da Visão de São Paulo, diretora médica e sócia-fundadora da Olhar Certo e sócia-fundadora do Mira Hospital Oftalmológico.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados