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terça-feira, 29 de novembro de 2022

Saiba como as soft skills que podem ajudar a conquistar um emprego temporário

Fim de ano chegando e, para muitas pessoas, é a grande oportunidade de obter uma renda extra e aproveitar o aumento das vendas de Natal para conseguir uma oportunidade para entrar ou retornar ao mercado de trabalho através de um emprego temporário.

Segundo pesquisa recente da CNC – Confederação Nacional do Comércio, as vagas no fim de ano no comércio devem ter maior número de vagas temporárias desde 2013. A previsão é de abertura de 109,4 mil vagas contra 115,5 mil postos, abertos em 2013.

Diante da possibilidade de preencher uma dessas vagas, muitas pessoas tem dúvidas sobre como conseguir se destacar em relação aos demais candidatos, principalmente em uma vaga na área de vendas. Para que o candidato consiga ter mais possibilidades em relação aos outros concorrentes, recomendo que ele desenvolva suas soft skills - conjunto de habilidades e competências relacionadas ao comportamento, consideradas necessárias para que um profissional alcance os seus objetivos profissionais – principalmente a comunicação assertiva.

Para desenvolver melhor essa competência, sugiro que pense em algumas pessoas que você conhece que se comunicam muito bem e escreva numa folha as características que elas possuem. Para ajudar vou compartilhar alguns atributos de pessoas que tem uma ótima Comunicação Assertiva: 

  • Elas têm sensibilidade para perceber a necessidade do outro;
  • Confirmam sempre o entendimento para se assegurarem que conseguiram compreender o outro e também para terem a segurança que o outro as compreendeu;
  • Tem clareza e analisam os fatos para terem boas argumentações, mas sem faltar com a verdade;
  • Tem uma escuta presente e isso as fazem se destacar, pois neste mundo acelerado, cada vez menos as pessoas estão escutando genuinamente;
  • Respeitam sem julgar 

Outros fatores importantes são a linguagem corporal e o tom de voz. De acordo com os estudos conduzidos por Albert Mehrabian, conhecido por suas publicações sobre a importância relativa das mensagens verbais e não verbais, 93% da comunicação é representada pela linguagem corporal e pelo tom de voz.

Portanto, observe se o seu tom de voz é alto ou baixo demais? Isso causa incomodo no seu cliente e nos colegas de trabalho também.  

E os seus gestos corporais? Muitas vezes caras e bocas dizem mais do que muitas palavras. Se atente a isso.

Observe também se a sua comunicação não tem um tom um pouco invasivo. Sempre digo que muitas vezes o nosso erro não está em “o que estamos falando ou argumentando”, mas sim, em “como”. Dependendo de como nos colocamos, isso gera uma compreensão totalmente distorcida do que efetivamente gostaríamos de comunicar.

Ainda dentro da comunicação, que é uma das soft skills mais importantes, gostaria de destacar a importância de você ter clareza no que quer comunicar, para quem, e qual objetivo final que você quer alcançar com a sua comunicação.

E para fechar minhas dicas, trago a Iniciativa como outra soft skill importante para quem vai buscar uma vaga. Trata-se da capacidade de buscar soluções. A pior coisa que existe são aquelas pessoas que vivem se vitimizando, e sempre estão focadas em justificar o problema ou buscar culpados ao invés de buscar a melhor solução para o seu cliente.

É importante saber que quando você gera uma experiência diferenciada para o nosso cliente, isso marca sua relação com ele, e muito possivelmente ele retornará para repetir a excelente experiência positiva que vivenciou com você. Lembre-se disso!

Espero que essas dicas possam trazer consciência do que de fato é importante para que você consiga se tornar um candidato diferenciado. Boa sorte!!!

 


Lucedile Antunes - Idealizadora dos livros best-sellers pela revista VEJA “Soft Skills: competências essenciais para os novos tempos” e “Habilidades do Futuro para o Profissional do Agora” e do mais recente lançamento do livro “Soft Skills Kids: Como desenvolver as habilidades humanas nas crianças para se tornarem adultos bem sucedidos” publicados pela Literar Books Internacional, CEO da L. Antunes Consultoria & Coaching, uma das referências no Brasil, no desenvolvimento de Soft Skills, Palestrante, Coach e Mentora de carreira, apaixonada pela evolução das pessoas e uma entusiasta por estimular transformações através da expansão de consciência, inspirando as pessoas a assumirem seu protagonismo experimentando novas formas de agir e pensar, obtendo resultados completamente diferentes. Coautora de diversos livros e artigos sobre desenvolvimento humano e organizacional, mãe da Julia e do Raphael.
Instagram: @lucedileantunes
Linkedin: LucedileAntunes
www.lantunesconsultoria.com.br

 

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