Pesquisar no Blog

quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Conquistar uma vaga de emprego exige disciplina, flexibilidade e humildade

Brasil tem 9,7 milhões de pessoas desempregadas; especialista dá dicas de como sair dessa situação e conquistar um novo emprego


A taxa de desemprego caiu a 8,9% no último trimestre do ano, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo IBGE, em setembro de 2022. Segundo a pesquisa, hoje são 9,7 milhões de pessoas desempregadas no país, sendo que esse é o patamar mais baixo desde julho de 2015, o que indica um aquecimento crescente do mercado de trabalho no período pós-pandemia. Porém, encontrar a vaga certa é algo ainda difícil, seja para quem está entrando no mercado ou para quem busca uma recolocação.

Para o consultor de carreira da ESIC Internacional, Alexandre Weiler, para conquistar uma vaga é preciso disciplina, flexibilidade e humildade. “Para a pessoa que está em transição de carreira, é importante considerar a possibilidade de não conseguir um emprego com o mesmo salário que tinha antes da pandemia, sendo que nesses casos, provavelmente, também ocorrerá ofertas para cargos abaixo do que a pessoa costumava ocupar. Se isso acontecer, a pessoa não deve se sentir rebaixada e sim ter em mente que muitas mudanças ocorreram e que é importante continuar aprendendo, mantendo contatos com outros profissionais e, é claro, deixar o currículo atualizado e bem escrito”, explica.

Já para quem busca um primeiro emprego, Alexandre, explica que é fundamental entender mais sobre as áreas que almeja, antes mesmo de sair da faculdade. “Ter a vivência profissional antes da formação ajuda a planejar uma carreira de sucesso. Participar de grupos ligados à área, estar em eventos com profissionais e empresas que falem sobre empregabilidade também é fundamental, assim como estar aberto para receber orientações, dicas e saber elaborar um currículo da forma correta”, conta o especialista.

Independente do tempo de carreira e da história individual, falar sobre empregabilidade e estar por dentro das atualizações do mercado de trabalho são estratégias que ajudam a construir um norte na busca pela tão sonhada vaga certa. Para isso, Alexandre elenca alguns pontos de atenção que podem fazer a diferença na hora de buscar um emprego:

- Seja disciplinado: não fique parado esperando algo acontecer. Faça buscas diárias, atualize suas redes sociais e sempre esteja atento ao telefone.


- Analise todas as possibilidades: todas as propostas são válidas de estudo, inclusive as que possibilitam uma mudança de cidade, segmento, nível salarial e benefícios. Às vezes será preciso abrir mão de algumas coisas para seguir em frente.


- Seja flexível: hoje existem muitos tipos diferentes de trabalho como remoto, híbrido, modelos startups, esteja aberto a aprender sobre essas novas possibilidades. Amplie seus horizontes.


- Humildade: entenda que com a economia menos aquecida, talvez seja necessário aceitar cargos mais baixos e salários menores, mas que nem por isso você deve se sentir rebaixado. Nunca use de arrogância, mesmo se estiver disputando uma vaga com pessoas menos experientes e qualificadas que você.


- Invista na sua formação: estudar é algo que deve ser contínuo na vida profissional. Aproveite o tempo extra para fazer uma pós-graduação, cursos complementares, aulas online, ou mesmo uma segunda graduação. Isso certamente dará um up no seu currículo.


- Busque autoconhecimento: Avaliar o que faz bem e o que precisa melhorar, ajuda a entender erros e acertos. Além disso, ter o auxílio de alguém especializado, seja um terapeuta ou alguém do mercado, ajuda a evitar os mesmos erros comportamentais do passado.


- Mantenha o currículo atualizado (sempre!): é fundamental manter o seu currículo atualizado e com informações bem organizadas. Invista tempo para fazer isso, preenchendo todos os campos da melhor forma, com as melhores palavras e sem erros ortográficos. Um currículo atualizado e bem feito pode ser fundamental para passar pela fase inicial de triagem de processos seletivos.


- Ative o networking: converse, participe de grupos digitais e mantenha um vínculo sincero com as pessoas. Isso fará com que você seja lembrado.


- Acompanhe o mercado: fique atento e se antecipe na busca pelas oportunidades certas. Leia notícias, acompanhe os setores aquecidos e busque entender as competências que as empresas mais valorizam.

Outro ponto fundamental na busca por vagas é saber como se comportar durante as entrevistas. “Muitas pessoas são altamente capacitadas, mas não sabem vender o seu peixe. Ou seja, passam pela fase de triagem, mas quando chegam no momento da entrevista não sabem o que fazer, como agir e nem como se vestir. Esse é um ponto que merece muita atenção, pois será na conversa que as grandes oportunidades surgirão”, afirma Alexandre.

Dicas para a hora da entrevista de emprego:

Esteja no local ou acesse o link antes do horário combinado. Isso mostra comprometimento e interesse.

Busque descansar e dormir bem na noite anterior.

Pesquise sobre a empresa e mostre o seu conhecimento ao recrutador.

Não responda perguntas com apenas “não” ou “sim”. Busque desenrolar o assunto, porém sem se prolongar demais.

Seja você mesmo. Dessa forma você evita ser incoerente e inconsistente
Se vista de forma adequada, sem exageros, mas com formalidade.

Evite respostas muito clichês.

Escute com atenção e saiba negociar.

Faça perguntas sobre a vaga e sobre a empresa, mostrando interesse genuíno.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados