Pesquisar no Blog

segunda-feira, 15 de agosto de 2022

VOCÊ SABE O QUE É ÁGUA NO JOELHO?

Sente um desconforto na região do joelho e não sabe o que é? Fique ligado, pode ser um derrame articular, mais conhecido como água no joelho.

 

Dentro do nosso joelho, existem várias células especiais chamadas sinoviócitos, elas produzem o líquido sinovial, que tem diversas funções como auxiliar na “lubrificação” do joelho, transportar nutrientes para outras células e transportar proteínas que auxiliam na defesa do corpo contra agentes agressores, exemplo as bactérias e fungos. 

Quando o joelho está “doente”, essas células produzem muito líquido sinovial. Com isso, o joelho fica inchado, cheio de “água”. O nome técnico para esse aumento exagerado de líquido sinovial é derrame articular. 

“Após sofrer uma pancada ou uma lesão, ocorre um acúmulo de líquido na região. Normalmente, o paciente percebe o problema quando retorna de algum treino e o seu joelho parece maior, com um volume anormal e ele sente bastante dificuldade para dobra-lo”, explica a fisioterapeuta e diretora clínica do Instituto Trata de Guarulhos, Raquel Silvério.   

Ainda segundo a fisioterapeuta, o paciente pode até imaginar que os sintomas são de um excesso de treino, por exemplo, que ocasionou esse inchaço.  Mas o problema pode ser a popular “água no joelho”. Por conta disso, abaixo você fica sabendo quais são os sintomas reais mais comuns para ficar alerta. 

  • Dor no joelho;
  • Dificuldade em caminhar e em esticar totalmente a perna;
  • Inchaço no joelho;
  • Fraqueza dos músculos da coxa e da perna.

“Se estes sintomas forem identificados a pessoa deve ir ao especialista, fisioterapeuta ou médico ortopedista para fazer uma avaliação. O médico poderá fazer uma punção do líquido sinovial retirando uma parte dessa água do joelho e assim avaliar qual será o tratamento, se será os remédios, fisioterapia e em alguns casos cirurgia”, conclui Raquel Silvério. 

 

Raquel Silvério - fisioterapeuta (Crefito: 116746-F) e Diretora Clínica do Instituto Trata, Unidade de Guarulhos, a profissional possui especialização em fisioterapia músculo esquelética pela Santa Casa de São Paulo, além de formação em terapia manual ortopédica nos conceitos Maitland, Mulligan e Mckenzie e forte experiência em tratamentos da coluna vertebral.

www.institutotrata.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados