Pesquisar no Blog

segunda-feira, 8 de agosto de 2022

ViaQuatro e ViaMobilidade celebram Dia Internacional dos Povos Indígenas com mostras e ações

 9 de agosto é uma data para valorizar diferentes culturas e etnias em combate ao preconceito e racismo

Informação sobre povos indígenas disponível em folhetos e vídeos das estações


 As concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade se unem a organizações que atuam com povos indígenas em São Paulo para celebrar, com algumas ações, o Dia Internacional dos Povos Indígenas, em 9 de agosto. 

Em agosto e setembro, passageiros das estações Largo Treze e Adolfo Pinheiro, respectivamente, podem apreciar o modo de vida dos Guarani na mostra “Existe Aldeia em SP!”, realizada em parceria com o Centro de Trabalho Indigenista (CTI). Em meio à metrópole, eles chamam atenção por suas práticas de preservação ambiental, restauração da biodiversidade e o cuidado com rios e nascentes. 

Em fotos e textos, a exposição apresenta as ações praticadas pelos Guarani. Além de preservar suas aldeias, eles lutam pelo verde em São Paulo e fortalecem a existência de sementes e alimentos e o resgate de diversas espécies de abelhas nativas. 

Nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, e nas linhas 8-Diamante, 9-Esmeralda, os monitores de vídeo das estações e trens levam aos passageiros informações sobre os povos indígenas do Brasil e do mundo. O material é produzido pela Survival Brasil. 

Nos nichos de leitura de todas as estações estão disponíveis folhetos também contendo informações sobre os povos originários. Com essas ações, as concessionárias, ao lado dos parceiros, homenageiam os indígenas e esperam conscientizar a população sobre o respeito à sua cultura, tradição e diversidade. 

Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro e ViaMobilidade, observa que as concessionárias têm como missão promover a integração entre diversas culturas, disseminar conhecimento e lutar contra preconceitos e estereótipos. “Essa mostra reforça nossa proposta de oferecer bem mais do que um transporte eficiente aos nossos passageiros.”

 

Sobre a ACT Promoção da Saúde:

ACT Promoção da Saúde é uma organização não governamental que atua na promoção e defesa de políticas de saúde pública, especialmente nas áreas de controle do tabagismo, alimentação saudável, controle do álcool e atividade física. Esse trabalho é realizado por meio de ações de advocacy, que incluem incidência política, comunicação, mobilização, formação de redes e pesquisa, entre outras. A ACT foi criada em 2006 para atuar na área do controle do tabaco e, a partir de 2013, ampliou o seu escopo de trabalho para incorporar a defesa da alimentação adequada e saudável, da atividade física e do controle do álcool. Juntas, essas quatro pautas representam os principais fatores de risco evitáveis para as doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), que incluem doenças cardiovasculares e pulmonares, diabetes e câncer e são a maior causa de mortes no mundo. O trabalho da ACT também inclui os direitos humanos e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

 

Sobre a Survival Brasil:

A Survival International é o movimento global pelos povos indígenas. Com escritórios atuando em seis idiomas e apoiadores em mais de 100 países, a Survival luta junto dos povos indígenas por sua sobrevivência ao redor do mundo. A fim de preservar sua integridade e independência, não aceitam dinheiro de governos nacionais, nem de empresas que violem -- ou provavelmente possam vir a violar - os direitos dos povos indígenas. Seu objetivo é agir para construir um mundo onde os povos indígenas são respeitados como sociedades contemporâneas e onde seus direitos humanos são protegidos.

 

Serviço

Dia Internacional dos Povos Indígenas

- Mostra “Existe Aldeia em SP!” -- nas estações Largo Treze (em agosto) e Adolfo Pinheiro (em setembro)

- Vídeos informativos e folhetos em todas as estações de metrô e trens -- linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados