Pesquisar no Blog

terça-feira, 16 de agosto de 2022

Produção de soja pode atingir 126 sacas por hectare com manejo nutricional adequado

Investimento em um bom manejo nutricional entrega produtividade acima da média no estado de São Paulo 

 

A planta tem suas formas de defesa e um bom manejo nutricional da lavoura pode trazer um resultado de produtividade acima da média. Isso porque quando bem nutrida, ela se torna naturalmente mais saudável e resistente a fatores bióticos e abióticos.

O coordenador técnico da Tradecorp, Fernando Bonafé Sei, explica que o manejo nutricional da lavoura não é algo tão visível aos olhos dos agricultores, mas interfere diretamente no resultado da produção. ”Por exemplo, se compararmos ao manejo de pragas e doenças, temos uma percepção muito maior do estrago que elas causam”.

A nutrição da planta está ligada ao desenvolvimento radicular, crescimento e produção. “A nutrição é como se fosse um combustível. Os nutrientes absorvidos e translocados, pela planta vão determinar sua capacidade de desenvolvimento e produção, impactando diretamente na produtividade final.”.

O resultado de um bom manejo nutricional foi comprovado na lavoura de Matheus Leonel Nunes Alves, da Fazenda São João em Pilar do Sul (SP), que atingiu 126,85 sacas por hectare, conquistando o título de campeão nacional da Região Sudeste no Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja do Cesb (Comitê Estratégico Soja Brasil).

No caso da produtividade campeã, o coordenador explica que no manejo para cultura da soja é utilizada a aplicação de biofertilizantes que promovem o estímulo a rotas específicas do metabolismo da planta maximizando seu potencial produtivo e reduzindo as perdas causadas por estresses bióticos e abióticos. “O biofertilizante Vorax® foi utilizado no manejo nas últimas safras, sendo duas aplicações de 30ml/ha, com o objetivo de estimular o metabolismo do carbono promovendo aumento da fotossíntese, melhorando a assimilação do nitrogênio e estimulando as rotas de defesa da planta”.

Já o produto Algamare®, a base de extrato de algas, foi aplicado na dose de 200ml/ha em conjunto com o Biofertilizante Vorax®. “Com ele nosso objetivo é estimular o pegamento floral, potencializar a absorção de Carbono e Fósforo, e promover a ativação de resistência na planta a estresses abióticos, como déficit hídrico ou salinidade de solo”.

A conquista do produtor foi possível com o uso de produtos do portfólio da Tradecorp, empresa do Grupo Rovensa, que foi essencial para atingir uma produtividade tão diferenciada. “O impacto na lavoura foi impressionante, saber quais produtos vão me auxiliar a manter minha lavoura saudável e com mais perspectivas de uma boa colheita, faz diferença”, finaliza Matheus.

  

Tradecorp Brasil

www.tradecorp.com.br

 

Grupo Rovensa

www.rovensa.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados