Pesquisar no Blog

sexta-feira, 5 de agosto de 2022

FERIDA ABERTA


A exposição Ferida Aberta foi concebida originalmente para a 1ª Bienal de Joalharia Contemporânea de Lisboa, sendo apresentada na Galeria Sá da Costa, em setembro de 2021 e posteriormente participou também da III Bienal Latinoamericana de Joyería Contemporánea, de forma virtual.

O Grupo Broca é formado por oito artistas com trajetórias diversas e que têm em comum a linguagem da joalheria contemporânea como principal forma de expressão. Sua dinâmica de trabalho compreende encontros periódicos, envolvendo estudo, análise crítica e pesquisa prática. Através de exercícios de reflexão e caráter investigativo, cada uma das integrantes do grupo aprofunda seu próprio projeto pessoal, que se constrói entre vocabulários individuais e agenciamento coletivo, promovendo um fazer que é fruto de diálogo e questionamento.

“Dessa polifonia fazemos nosso coro”.

Para esta exposição, gestada em período pandêmico, o Grupo Broca se debruçou em reflexões sobre a história do Brasil. Diante de um desmonte cultural, cientifico e ecológico, questões como desequilíbrio econômico e social, feminismo, segregação, liberdade de expressão e gênero, preservação de minorias étnicas, clamam por mudanças.

Marcas estruturais, feridas nunca cicatrizadas, que permanecem em um corpo chamado Brasil. Trazendo leituras subjetivas e coletiva, as artistas discutem a respeito da complexa formação de um país, com passado colonial, futuro instável e um presente em suspensão.

“Ferida Aberta é o título que encarna esta complexa urgência que a vida nos traz”.

Clau Senna: T.P. – the strangeness in me | Maria Alves de Lima: o corpo fala | Marina Sheetikoff: chama refletida | Miriam Pappalardo: herança de fé | Nicole Uurbanus: faz que me vê | Renata Meirelles: a escuta | Silvia Beildeck: a pulga atrás da orelha | Thais Costa: até a última gota, o último suspiro


Serviço

Exposição: Ferida Aberta

Abertura: 06 de agosto, sábado, das 11h às 18h30

Período de exposição: 07 de agosto a 02 de setembro de 2022

Visitação: de terça a domingo, das 10h às 18h30 – Entrada Gratuita

Onde: Avenida Pedroso de Morais, 1216 | Pinheiros | São Paulo

Informações: (11) 3814-9711 / 3097-8840

Imprensa: comunicacao@acasa.org.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados