Pesquisar no Blog

domingo, 8 de agosto de 2021

SRD, BALANCE TRAZ DICAS E CURIOSIDADES


A genética de cães sem raça definida é formada pela mistura de características de duas ou mais raças diferentes

 

Cães sem raça definida, popularmente conhecidos como vira-latas, fazem parte do cotidiano dos brasileiros e estão presentes em cerca de 40% dos lares do País, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Além disso, estima-se que 20 milhões desses animais vivam nas ruas. O Dia Internacional do SRD foi idealizado pela advogada e especialista em bem-estar animal, Colleen Paige, justamente para conscientizar a sociedade sobre os milhares de cães sem raça definida em busca de um lar.

 

Por ser uma mistura de diversas raças, os cachorros vira-latas são únicos. Assim como a pluralidade na aparência, o temperamento desses cães varia de acordo com a idade e com a trajetória de suas vidas. Animais com histórico de maus tratos tendem a ser mais desconfiados e inseguros e, alguns, também podem apresentar traumas relacionados a barulhos, objetos, crianças ou outros animais. Por isso, é importante ter paciência para trabalhar as nuances comportamentais desses pets e, ao adotar cães que tenham passado por uma dessas situações, o ideal é educá-los para que possam socializar e se adaptar melhor ao ambiente em que foram inseridos.

 

Os cuidados com a saúde dos cachorros SRD devem ser os mesmos aos que se aplicam para qualquer outra raça canina. Vacinação, vermifugação, castração, escovação dos dentes, banhos periódicos, alimentação balanceada e exercícios físicos contribuem para uma vida longa e saudável ao pet. Consultas regulares com médicos veterinários também ajudam na prevenção de doenças e tratamentos precoces quando necessários.

 

É importante ter dedicação, atenção e paciência para que o animalzinho possa ter uma existência plena e feliz. “Os SRD são únicos – tanto nas suas características físicas como nas comportamentais e, ao contrário das raças que já têm uma lista de cores e traços pré-estabelecidos, os cachorrinhos podem nascer com características diversas e muito particulares”, explica Carolina Zanetti, especialista veterinária de Balance.

 

Muitos abrigos e organizações não governamentais trabalham para proporcionar uma vida melhor para cachorros sem raça definida que antes viviam nas ruas. Para pessoas que estão em busca de um amigo fiel e companheiro, é aconselhável pesquisar a idoneidade dessas instituições para realizar a adoção de forma responsável. Além de ser um ato solidário, adotar um cachorro contribui para a diminuição de animais em situação de abandono e vulnerabilidade e reduz a disseminação de doenças contagiosas entre a população canina, ou seja, é uma questão de saúde pública.

 

 

Balance

 

BRF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados