Dados da Visanet indicam ainda aumento de 17% no volume total de pagamentos eletrônicos realizados tanto no mundo físico quanto online pela classe média na comparação de dezembro de 2020 e o mesmo período de 2019
Impulsionado pela
conveniência e pela segurança, o consumidor está cada vez mais conectado e
exigente quanto à sua experiência de compra, demandando personalização e
atendimento em tempo real sempre que possível, o que implica em diversas mudanças
de comportamento e de relação de consumo, entre elas o aumento da
representatividade de vendas online. Dados da Visanet reforçam essa tendência
ao mostrar que a penetração de transações realizadas no e-commerce com
credenciais Visa foi seis vezes maior no último trimestre de 2020 em comparação
com o mesmo intervalo de 2019.
"As expectativas
estão mais altas do que nunca em relação às experiências no varejo, e os
consumidores desejam poder pagar de maneira ágil e conveniente por suas compras
diárias, onde e como quiserem. Desta forma, os estabelecimentos comerciais
devem cada vez mais migrar para o ambiente virtual como uma forma de adquirir
novas fontes de receita e expandir seus negócios, focando em proporcionar uma
experiência de compra de multicanalidade consistente aos seus clientes, se
tornando cada vez mais competitivos no mercado. As próprias instituições
financeiras e de pagamento têm acompanhado esse movimento, se posicionando como
"marketplaces" financeiros para quem está no meio digital", conta
Oscar Pettezzoni, diretor da Visa Consulting & Analytics.
Oferecer melhor
experiência de compra, implementar ferramentas de processos de cruzamento e
análise de dados e ter presença multicanal podem ser um grande diferencial nos
negócios. É importante também proporcionar agilidade e interação em formatos
adaptados para o mobile e e-commerce, com maior segurança nas compras - o que
já é possível graças às soluções de gerenciamento de fraudes e segurança
disponíveis para o comércio online.
A exemplo do protocolo
de autenticação 3D-S 2.0, que possibilita aos estabelecimentos comerciais
enviar até 10 vezes mais dados sobre a transação e o pagador para o emissor de
cartões, oferecendo mais confiança para aprovação de pagamentos. Hoje, no
Brasil, 93% das credenciais Visa já estão habilitadas para autenticação e
vários comércios já estão com a solução implementada. Essa ferramenta
possibilitou ainda a aceitação do débito online, abrindo espaço para uma
demanda represada de consumidores que possuem apenas credenciais desta
modalidade ou que preferem utilizar este meio de pagamento para efetuar as suas
compras.
Do ponto de vista das
compras no mundo físico, ainda existem muitas oportunidades de crescimento do
uso dos pagamentos digitais e vale apostar em oferecer opções modernas e
seguras como os pagamentos por aproximação - que além de serem práticos,
atualmente eliminam a necessidade de digitar senha para compras no valor de até
R$ 200. Hoje, nove dos 10 maiores emissores do país já emitem credenciais com a
tecnologia de pagamento por aproximação e 92% das maquininhas já estão
habilitadas para esse tipo inovador de transação, fomentando, assim, seu uso em
detrimento ao dinheiro em espécie.
De acordo com as
análises de VCA, transações por aproximação com Visa cresceram cinco vezes mais
em dezembro do ano passado comparando com o mesmo mês em 2019. Já na comparação
entre o primeiro trimestre (janeiro, fevereiro e março) e o quarto trimestre
(outubro, novembro e dezembro) de 2020, o seu uso praticamente quadruplicou.
Para que se tenha ideia, a penetração de pagamento por aproximação aumentou em
setores essenciais no auge da pandemia, em abril de 2020. Nesse período, o
consumidor passou a utilizar esse meio de pagamento de forma mais intensa em
estabelecimentos como supermercados, farmácias e padarias .
A Visa tem observado
ainda novas transações de cartões de débito e crédito sendo realizadas pela
classe média, que passou a usar mais os meios eletrônicos de pagamento no
último ano. Entre dezembro de 2019 e o mesmo mês de 2020, houve um crescimento
de 17% no volume total de pagamentos e um incremento de 13% no ticket médio
gasto com credenciais Visa por este público específico. Sejam elas transações
em ambientes online ou físicos, com ou sem contato. Os segmentos em que a
classe média mais realizou transações foram: supermercados; lojas de
departamento; serviços; atacados em geral; farmácias; fast food e restaurantes.
"Essa mudança de
hábito reforça que vale investir na classe média, apoiando-os ainda mais nessa
fase difícil em que estamos todos enfrentando. A Visa tem trabalhado para
auxiliar o consumidor brasileiro a esticar seu orçamento mensal por meio da sua
rede de parcerias e tecnologias de pagamentos, trazendo benefícios e descontos
relevantes em segmentos como educação, saúde e emprego a todos que pagarem por
suas compras com cartões Visa. Queremos ajudar pessoas, empresas e economias a
prosperarem, realmente fazendo a diferença em suas vidas", conclui Oscar
Pettezzoni
Visa
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