Com o impacto da pandemia o comportamento das pessoas se
transformou rapidamente, impactando todos os níveis da vida. A relação das
pessoas com a tecnologia e consigo mesmas, sofreu uma mudança drástica que
mudou o cenário completamente. Os planejamento de marketing tiveram que ser
refeitos e até o modo como as marcas estão construindo suas estratégias está
sendo revisto. Isso faz com que as marcas tenham que se adaptar para sobreviver
e prosperar nesses tempos complexos. Freepik
Listo abaixo algumas tendências de consumo que estão definindo o mercado
digital neste ano e que as marcas devem ficar atentas:
O papel cada vez maior das compras online: pode-se dizer que as pessoas
aprenderam a comprar sem sair de casa e esse hábito vai persistir. As marcas
que ainda não criaram canais digitais, terão que se adaptar para sobreviver.
Além disso, as redes sociais agora abrem novos canais de vendas que podem ser
aproveitados.
Consumo de conteúdo a partir do sofá: com boa parte das pessoas continuando a
realizar trabalho remoto e perdendo menos tempo no trânsito, por exemplo, acaba
genrando muito mais tempo disponível para assistir vídeos em plataformas de
streaming. Essa explosão no tempo de visualização pode ser uma grande
oportunidade para as marcas, tanto na criação de campanhas digitais
direcionadas, quanto nas estratégias de brandes content.
Um mundo com menos contato físico: a entrada no mercado do pagamento por
aproximação, ou seja, sem contato físico e, o desenvolvimento de novas
tecnologias de realidade aumentada e realidade virtual, abrem um mundo de
oportunidades que pode ser explorado para criar novas experiências para as
pessoas. Os consumidores estão dispostos a experimentar.
Gastos solidários: propósito e responsabilidade social corporativa serão
requisitos obrigatórios para as marcas por demanda do mercado. Além disso o
valor da comunidade ganha destaque em relação as atividades egoístas. As marcas
tem que se conectar com esse desejo.
Automatização da comunicação: as pessoas querem cada vez mais a personalização
das experiências. Uma maneira das marcas fazerem isso é através de Bots, que
conversam com os clientes através da inteligência artificial. A tecnologia está
avançando rapidamente e já consegue resolver boa parte dos problemas.
A diminuição da lealdade de marca: o crescimento das compras online transformou
muitos produtos e serviços em commodities. Os millenialos e a geração Z tem
menos lealdade as marcas, e eles estão tomando conta do mercado de consumo.
Esse é um grande desafio para as marcas já estabelecidas que tem que se
defender e, uma oportunidade gigante para as marcas entrantes se posicionarem
nesse novo cenário.
Aumento da importância de saúde e bem-estar: tudo relacionado a saúde será
top-of-mind para os consumidores. As pessoas também estão reconsiderando como
investirão seu tempo e a tendência é investir cada vez mais em si mesmo. A
valorização das experiências pessoais de evolução e qualidade de vida estão
gerando impacto duradouro no mercado. As marcas devem olhar com muita atenção
para esse segmento e proporcionar propostas de valor conectadas com essas novas
demandas. Elas devem atuar para aumentar seu papel nas mudanças da sociedade e
gerar impacto positivo no modo de como as pessoas vivem, gerando mais bem-estar
e colaborando para aumentar o nível geral de saúde da população.
As marcas que estiverem atentas a essas mudanças terão muitas oportunidades
para inovar, se conectar com seus consumidores e, além disso, gerar crescimento
em novos mercados
D.J. Castro - Especialista em branding e
sócio-proprietário
da Nexia Branding.
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