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segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Telemedicina sem mistérios: o que é mito e o que é verdade sobre as consultas online

Apesar da evolução nos últimos meses devido à pandemia, o serviço de consultas virtuais ainda gera dúvidas em muitas pessoas. Gabriel Garcez, diretor médico da docpass, esclarece alguns mitos sobre a prática


Com o aumento do número de casos de Covid-19 e a superlotação dos hospitais, a telemedicina tem se tornado um dos principais aliados da população contra a disseminação do vírus. Por meio do celular ou computador, é possível fazer uma consulta médica sem sair de casa, evitando o deslocamento e a aglomeração em locais públicos. Entre os males mais atendidos estão síndromes gripais, dores de cabeça, doenças de pele e lesões e problemas psiquiátricos, como depressão e ansiedade.

Porém, ainda existem muitas dúvidas com relação ao uso do serviço. Gabriel Garcez, diretor médico da plataforma de telemedicina docpass, pertencente ao grupo Conexa Saúde e direcionada ao público final, esclarece os principais mitos sobre o tema.

Confira abaixo:


É possível morar em uma cidade e se consultar com o médico de outro município?

Verdade! Com o uso do computador ou do celular as distâncias encurtaram. Portanto, é possível acessar médicos de diversas partes do País.


Uma consulta leva, em média, menos de 15 minutos?

Mito! Geralmente, cerca de 30 minutos. O médico precisa fazer mais perguntas para entender o que o paciente está sentindo para poder dar um diagnóstico mais preciso sobre o problema. Mas, claro, cada caso é um caso, então terão algumas consultas que podem durar até mais de 1h e outras que durarão menos de 30min.


Ao sentir dores no peito, palpitação, traumas e alteração de sinais vitais devemos procurar um pronto-socorro de forma presencial?

Verdade! É recomendado que o paciente procure o mais rápido possível um hospital diante desses sintomas.


Por meio de uma teleconsulta, o médico consegue diagnosticar se estamos com Covid-19?

Verdade! Pelos sintomas é possível saber se o paciente está com suspeita ou não. Neste caso, o mais seguro é realizar o exame e se manter em isolamento até que o resultado seja divulgado.


O médico não pode prescrever receita ou atestado médico?

Mito! Ao prescrever um medicamento o médico faz uso de uma assinatura digital que é depois conferida pelo farmacêutico. O profissional também é autorizado pelo Conselho Federal de Medicina a emitir encaminhamentos e atestados médicos, que são válidos em todo o país.


Por meio da telemedicina é possível ter acesso a médicos 24 horas por dia?

Verdade! Na docpass, por exemplo, temos uma base composta por mais de 30 mil médicos, de diversas especialidades, como dermatologistas, cirurgiões, pediatras e cardiologistas, entre outros, que atendem 24 horas por dia, sete dias por semana, em qualquer lugar do País. O paciente só precisa ter acesso a um aparelho conectado à internet e estar em um ambiente silencioso.


O atendimento por teleconsulta é ineficaz?

Mito! Temos uma taxa de resolutividade de 70% dos casos. Na primeira consulta o médico procura entender o histórico do paciente, tirar dúvidas sobre alguma comorbidade e dependendo do caso, pede para avaliar algum exame, mais atual, que o paciente tenha realizado.


Preciso ficar sem roupa durante a consulta online com um ginecologista/urologista?

Mito! Durante a consulta online, o paciente nunca é solicitado a tirar a roupa, pois, na maior parte das vezes, a conversa com o paciente e eventuais exames complementares são suficientes para o médico. Por isso, é importante ir à consulta virtual com todos os exames em mãos. Mas caso seja a primeira consulta, em que você não tem exames para mostrar, o médico/médica poderá solicitar que você faça algum tipo de exame e retorne com os resultados.

 

 

docpass

https://docpass.com.br/


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