Atender o cliente, cuidar do estoque, marketing nas redes sociais e ainda gerenciar pagamentos faz parte da rotina de qualquer negócio, mas não é uma tarefa fácil. Porém, mesmo diante de tantos desafios e ainda, com a pandemia da COVID-19, segundo o Sebrae, 2020 bateu recorde de empreendedores e ultrapassou 11 milhões registrados. Foram 2,6 milhões de novos registros como Microempreendedor Individual só em 2020.
O Brasileiro gosta de desafios e sabe lidar com as
dificuldades. Muitos negócios de sucesso começaram pequenos e viraram grandes
cases de êxito. E destacamos alguns para inspirar os empreendedores no Brasil.
Quem nunca ouviu falar de empresas garagem, que começaram do zero e deram
certo? Os estudantes universitários Larry Page e Sergey Brin começaram o Google
em 1998 em uma garagem emprestada e hoje são os responsáveis pelo maior site de
tráfegos da história da internet. Outro bom exemplo é a Harley Davidson. Em
1901, Willian S. Harley pretendia criar um mecanismo para mover a sua bicicleta
e dentro de um barraco feito de madeira, fundaram a empresa construindo uma
bicicleta movida por um motor.
Bill Gates e Paul Allen fundaram a Microsoft dentro
de uma garagem e licenciaram o seu primeiro sistema operacional para a IBM por
$80 mil. São histórias inspiradoras que é sempre bom relembrar para impulsionar
sonhos.
De qualquer forma entre sonhar e realizar existem
algumas etapas que precisam ser consideradas para o sucesso do negócio.
E quais são as cinco dicas de uma jornada para
criar uma empresa de sucesso?
- Criar
produtos ou serviços diferenciados;
- Criar
um plano de negócios – Imprescindível para mapear o mercado e traçar o
melhor caminho;
- Buscar
conhecimento e capacitação;
- Encontrar
parceiros de jornada;
- Organizar
as finanças;
Citamos apenas 5 dicas, mas o caminho é longo e
precisa ser bem planejado. Vale ressaltar que pensar no cliente é o ponto
principal para o sucesso de qualquer negócio, afinal ao ter seus problemas
solucionados e necessidades atendidas, o cliente contribui fortemente para a
venda, recomendando e divulgando o produto ou serviço.
Facilitar o acesso à compra e ampliar as
formas de pagamento, são essenciais para o sucesso do negócio. Assim como
uma oferta de produtos diferenciada, um site bem estruturado e boa comunicação
para se aproximar do público possibilitam maior aproximação com a marca e
conceito do negócio.
Uma pesquisa realizada pela EbitNielsen no quarto
trimestre de 2020 com consumidores que compraram online indicou que 95% dos
respondentes pretendem continuar comprando online, motivo muito relevante para
os empreendedores olharem com mais atenção para o ecommerce, investir mais, e
criar condições e oportunidades que impulsionem as vendas. O empreendedor na
internet precisa investir em marketing
digital para promover o seu negócio, impossível fugir, afinal quem não é
visto não é lembrado, certo?
O caminho é longo, mas pode ser prospero,
principalmente se você acreditar e for apaixonado pelo seu negócio. É tudo questão
de planejamento! Boa sorte e caso você esteja no caminho do empreendedorismo,
mas ainda não começou, que tal começar agora a desenhar a sua nova jornada de
empreendedor no Brasil?
Claudio Dias - formado em Matemática na FMU e Gestão Empresarial na FGV, acumula mais de 30 anos de experiência na área de tecnologia e inovação. Foi fundador da Gopay e é Cofundador e CEO, empresa que pertence a holding pagolivre, especializada em meios de pagamento e recorrência.
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