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sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Pandemia de covid-19 e os desafios das profissionais de TI para conciliar as atividades no âmbito familiar e profissional

 

Sem dúvida nenhuma a pandemia de covid-19 trouxe uma série de desafios para os profissionais no mercado de trabalho, especialmente para as mulheres que exercem atividades na área de TI. Esta afirmação decorre da análise dos dados da pesquisa realizada pela Kaspersky com a Arllington Researh com 13 mil profissionais em 19 países, dos quais 500 eram brasileiros.

Dados desta pesquisa apontam uma sobrecarga de atividades, sobretudo quando se trata da educação dos filhos (78% das 500 profissionais brasileiras entrevistadas) e do trabalho doméstico (68% da mesma amostragem). Equilibrar a balança da vida profissional e familiar é um desafio que remete à preocupação com o desempenho destas profissionais.

Neste âmbito, as possibilidades de trabalho remoto desempenham um papel relevante, dado que isso permite às mulheres estabelecerem rotinas de trabalho e de organização domésticas compatíveis com suas atividades profissionais e com as atividades desempenhadas no âmbito familiar.

Da mesma forma, destaca-se que 56% das mulheres que responderam à pesquisa apontam que houve um crescimento da igualdade de gênero nas organizações nos últimos 2 anos, assim como 69% destacam que há maior respeito às opiniões que elas tecem independentemente do gênero. Menos da metade, 44%, contudo, acredita que a progressão masculina é mais ágil. Ainda assim, o balanceamento entre os gêneros de profissionais de TI requer a consideração da experiência e das instâncias que influenciam a carreira para que seja possível às mulheres planejar e utilizar ferramentas para mitigar essas variáveis e ampliar a representatividade feminina em cargos decisórios de TI.

 


Pollyana Notargiacomo - professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua na Faculdade de Computação e Informática (FCI) e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação (PPGEEC), além de ser a Coordenadora do Grupo CNPq GETS (Games, Educação, Tecnologia e Sociedade) e Líder do JAS3 Lab. (Laboratório de Jogos, Aprendizagem, Simulação, Sistemas e Sinais).


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