Alto falantes
inteligentes, os smart speakers ganharam rapidamente o mercado em todo o mundo
e os brasileiros já dão sinais de que aqui não será diferenteDivulgação
Em um mundo cada vez mais multitarefa em que as
pessoas precisam realizar diferentes atividades ao mesmo tempo, receber uma
ajuda da tecnologia é uma ideia bastante interessante e que já acontece em
vários momentos e situações do dia a dia. Realizar buscas ou efetuar comandos
por voz para uma assistente inteligente enquanto prepara o jantar, limpa a casa
ou realiza qualquer outra tarefa já é possível com a ajuda das caixas de som
inteligentes, conhecidas como smart speakers.
Esses assistentes providos de inteligência podem
receber comandos de voz e realizar uma série de ações, como controlar
dispositivos da casa, marcar eventos, configurar alarmes, consultar receitas,
tocar as músicas favoritas, pedir comida, levantar informações sobre o trânsito
e ainda fazer ligações telefônicas. Por tudo isso, segundo um levantamento da
Strategy Analytics, as vendas de alto-falantes inteligentes em todo o mundo
chegaram, no primeiro trimestre de 2020, em 28 milhões de unidades, um
resultado 8,2% maior que no ano anterior. Projeções para o avanço deste mercado
estimam que para 2021 esse aumento seja de 21% e que até 2024 as vendas cheguem
a um total de 640 milhões de unidades.
No Brasil, esta é uma categoria de produto que
também está ganhando cada vez mais destaque. Um levantamento da Hootsuite e We
Are Social mostra que cerca de 4 em cada 10 brasileiros usam plataformas de voz
para efetuar buscas ou comandos em algum dispositivo. O percentual brasileiro -
39% - fica próximo da média global, que é de 43%, e superior ao de países com
mercados mais maduros, como os EUA, Reino Unido, França e Alemanha. “O hábito
de uso da voz para realizar tarefas e comandos mostra que se ainda não temos os
alto falantes inteligentes introduzidos massivamente nos lares brasileiros,
estamos caminhando para isso”, afirma Marcio Pacheco, CEO e co-founder da
PhoneTrack, startup de inteligência artificial aplicada à voz.
Como esperado, no caso de novas tecnologias,
os mais jovens são os primeiros a adotar o uso. Uma pesquisa levantou que cerca
de metade dos indivíduos na faixa de 16 a 34 anos que participaram do
levantamento em todo o mundo afirmaram ter usado a voz para buscas ou comandos
nos 30 dias anteriores à realização da pesquisa. “Por se tratar de algo
relativamente novo, os smart speakers ainda devem revelar o seu potencial
perante áreas como o e-commerce e a publicidade”, destaca o CEO. Atualmente,
compras realizadas por plataforma de voz são minoria, mas um estudo da Adobe
Digital Insights mostra que 2 em cada 5 usuários entendem que comprar por voz é
mais fácil do que usando o computador. A mesma proporção de entrevistados
afirma que compraria mais se os itens de interesse estivessem disponíveis nas
plataformas. E 3 em cada 5 pessoas afirmaram que usariam as plataformas para
compras domésticas recorrentes de menor valor.
Tecnologia de consumo com o tempo de adoção mais
rápido da história, os alto falantes inteligentes chegaram para ficar. “Nos
EUA, foi adotado por 50% da população em menos de 5 anos. Para se ter uma
ideia, aparelhos como TV, Rádio, computadores e até mesmo a internet levaram
mais que o dobro disso. Aqui no Brasil, é só uma questão de tempo para estarem
incorporados ao dia a dia de milhares de brasileiros”, completa.
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