Pesquisar no Blog

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Informações preventivas sobre tumores femininos estão disponíveis, até o final do mês, nos nichos de leitura da Linha 5-Lilás de metrô

Iniciativa, em decorrência do Dia Mundial do Câncer, conta com material produzido e impresso pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC)

 

Atenta a medidas que promovam a saúde e o bem-estar de seus passageiros, a ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás de metrô de São Paulo, em parceria com a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), oferece aos clientes, nos nichos de leitura das 17 estações, folders informativos sobre prevenção de tumores ginecológicos - colo do útero, endométrio e ovário.

No Brasil, por ano, há 16 mil novos casos de câncer de colo do útero, segundo o Ministério da Saúde, provocando a morte de mais de 5 mil mulheres. É o terceiro tumor mais prevalente no sexo feminino, atrás apenas do de mama e o de cólon (intestino).

A maioria dos casos - cerca de 70% - está associada à infecção pelo vírus HPV. Uma medida simples, como o uso de camisinhas nas relações sexuais, consegue barrar a transmissão do vírus, o que diminui bastante as chances de desenvolvimento do câncer. Outra forma bastante eficaz de prevenção é a vacina contra o HPV, disponível para homens e mulheres, e a realização anual do exame papanicolau nos serviços de saúde.

Segundo a médica Angélica Nogueira, da SBOC, o acesso a essas informações pode mudar a realidade nacional e permitir que o Brasil cumpra a meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) de erradicar o câncer de colo do útero até 2030.

"Com o objetivo de colaborar com a proposta da OMS e conscientizar sobre as infecções sexualmente transmissíveis, a ViaMobilidade disponibiliza preservativos aos clientes, de forma permanente, em todas as estações. A essa ação junta-se agora a distribuição do folder com informações sobre os tumores ginecológicos", diz Juliana Alcides, gestora de Comunicação e Sustentabilidade da ViaMobilidade.

Serviço:

Distribuição de folders informativos alertando para o câncer de colo útero: até 28 de fevereiro em todos os nichos da ViaMobilidade



 

Sobre a SBOC:

A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) é a entidade nacional que representa os médicos oncologistas clínicos. Fundada em 1981, atua em diversas frentes, como incentivo à formação e à pesquisa, educação continuada, políticas de saúde, defesa profissional, relações nacionais e internacionais. Diante da importância crescente da especialidade, a SBOC aprimora-se constantemente como agente reflexivo, propositivo, colaborativo e realizador, visando contribuir para o fortalecimento da Oncologia no Brasil e no mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados