O pensamento estratégico é um conceito que conquistou seu espaço no campo do marketing, e, principalmente, no mundo dos negócios. No entanto, observe que na verdade, esta abordagem é útil em praticamente qualquer área da vida. Isso porque ao partimos da definição de que se se tem no "agora", considerando o que será necessário realizar no futuro.
Em outras palavras, é
a capacidade de antecipar o efeito de suas ações, uma visão a longo prazo,
criativa e orientada, para a executar objetivos específicos e obter resultados
já esperados.
Como o próprio nome
diz, esse tipo de pensamento envolve uma estratégia, um plano de ação
coordenado que é desenvolvido focado em atingir uma meta. No começo, para se
ter uma ideia da origem do termo, esse tipo de pensamento era aplicado em
guerras. Trazendo para o mundo dos negócios, já vou logo dizendo que não é algo
teórico, mas sim aprendido e fortalecido pela prática.
Esse tipo de
pensamento pode ser observado na forma de agir do gestor: se mais aberto, de
longos horizontes e detentor de uma visão prudente, tende a ser um grande
pensador estratégico; se fechado, inconstante e de raciocínio focado somente no
curto prazo, menor é a tendência a essa forma de organização mental. O
estrategista procura nivelar os desafios atuais a uma perspectiva de futuro, a
partir de uma visão apurada da empresa.
O pensamento estratégico
nas organizações é uma soft skill fundamental para conseguir resolver desafios
de forma eficiente. Mas nem sempre fica claro como chegar a essa tal
mentalidade estratégica, pois raras as vezes esse feedback vem com algum guia
concreto sobre o que fazer com isso.
Então, quais são as
atitudes específicas que um profissional pode ter para desenvolver o pensamento
estratégico? O primeiro passo é mudar a mentalidade. Se o profissional acredita
que o pensamento estratégico nas organizações é apenas para grandes executivos,
se engana. A mentalidade estratégica pode e deve acontecer em todos os níveis
da organização, sendo que é um dos requisitos principais de todos os trabalhos,
mas não está escrito necessariamente.
Neste sentido, veja
algumas dicas para estimular o desenvolvimento do pensamento estratégico:
• Aprenda a
identificar tendências;
• Importe-se com a
gestão financeira (mesmo que não seja o responsável direto);
• Seja flexível e
avalie todas as possibilidades antes de agir;
• Entenda que estratégia
e execução não são a mesma coisa;
• Busque respostas
para todas as perguntas, incluindo as complexas;
• Foque na solução e
nãos nos problemas do negócio;
• "Desligue"
o automático e pense antes de agir;
• Busque compreender
os conflitos e não se esquivar deles;
• Identifique os
pontos fracos da equipe (ou seu) e busque alternativas para melhorá-los;
• Desenvolva cada vez
mais a empatia. Aprender a se colocar no lugar do outro é o primeiro passo para
se aproximar verdadeiramente das pessoas e ajudá-las a desenvolver o seu
potencial máximo;
• Tente, sempre que
possível, esboçar cenários a médio e longo prazo, nunca pense apenas no agora.
Entender que uma decisão que irá tomar hoje trará consequências inevitáveis
para o futuro é fundamental.
Benito Pedro Vieira Santos - especialista em Reestruturação de Empresas e
sócio da Avante Assessoria Empresarial (https://www.avanteadm.com.br/)
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