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terça-feira, 19 de maio de 2020

Quarentena faz disparar venda online instrumentos musicais, alimentos e bebidas e brinquedos, aponta estudo


Levantamento realizado pelo Compre&Confie mostra que essas são as categorias campeãs em crescimento em volume de compras de fevereiro a maio


Distrair a criançada, aprender a tocar um novo instrumento e alimentar a família: três atividades essenciais para os brasileiros na quarentena. Para cumpri-las, cada vez mais consumidores contam com o e-commerce como aliado essencial. É o que mostra um levantamento realizado pelo Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado focada em e-commerce. De acordo com a companhia, as categorias de Instrumentos Musicais, Alimentos&Bebidas e Brinquedos foram as campeãs em volume de pedidos durante o isolamento social.

O estudo, que contempla o período de 24 de fevereiro a 03 de maio, mostra que os instrumentos musicais tiveram aumento de 197% no volume de compras online no período (em relação ao mesmo intervalo de tempo de 2019). Os alimentos&bebidas vêm em seguida, com incremento de 188% e, em terceiro lugar, estão os brinquedos (aumento de 140%). Para completar o ranking, produtos de saúde tiveram aumento de 127% e itens de Pet Shop, de 110%.

“O crescimento expressivo destas categorias podem ser facilmente explicados pela necessidade das pessoas permaneceram em suas casas após o início da pandemia no Brasil. Com os pais trabalhando em home office e as crianças impossibilitadas de irem para escola, tivemos uma mudança rápida no perfil de consumo, com produtos relacionados a alimentação, bebidas e entretenimento dentre de casa.”, explica André Dias, diretor executivo do Compre&Confie.

De acordo com a companhia, ao analisar o quadro geral do e-commerce no país, é possível notar que o setor caminha de vento em popa durante a pandemia. Ao todo, o volume de pedidos cresceu 65,6%, impulsionado principalmente pelo isolamento social – o que ampliou o potencial de ganhos durante datas comerciais como a Semana do Consumidor, Páscoa e deve trazer também para o Dia das Mães.

“Observamos um aumento de 22% nas vendas realizadas durante a Semana do Consumidor, no início de março. Na Páscoa, esse crescimento foi de 89% e, para o Dia das Mães, o resultado foi ainda mais expressivo, com crescimento de 123% em relação ao registrado no ano passado”, completa Dias.


O que isso significa, em dinheiro?

Com um aumento tão expressivo no volume de compras entre fevereiro e maio, o varejo digital brasileiro obtém bons resultados também em termos de faturamento. No período analisado, o crescimento geral é de 53,8% em relação aos mesmos meses de 2019.

De acordo com o estudo, as categorias que geraram maior faturamento durante o período foram: Alimentos&Bebidas (com crescimento de 143,7% em relação ao mesmo período do ano anterior), Saúde (+135%) e Instrumentos Musicais (+134,8%). Completando o “top 5”, estão Cama, Mesa e Banho (+109,1%) e Brinquedos (+104,9%).

“Esse comportamento revela a mudança nas prioridades do consumidor durante a quarentena. Hoje, os brasileiros estão fazendo compras recorrentes de itens mais baratos e de necessidade diária, em detrimento de compras únicas de segmentos de maior tíquete médio. Alguns segmentos tradicionalmente importantes nas vendas online e que dependem muitas vezes de ambientes ao ar livre estão perdendo força nas últimas semanas como, por exemplo, Câmeras, Filmadoras e Drones”, explica Dias.

Para ter uma ideia do quanto o “carrinho” de compras está mais magro, o tíquete médio dos pedidos feitos pelos brasileiros apresenta queda de 7,1% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com o estudo.

“É um impacto que atinge até mesmo as datas comemorativas. Sabemos que, com a pandemia, cada vez mais pessoas priorizam itens de primeira necessidade e, com o efeito somado da recessão, estão focadas em deixar compras de itens supérfluos, como eletrônicos, para segundo plano”, finaliza Dias.

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