Levantamento
realizado pelo Compre&Confie mostra que essas são as categorias campeãs em
crescimento em volume de compras de fevereiro a maio
Distrair a criançada, aprender a tocar um novo
instrumento e alimentar a família: três atividades essenciais para os
brasileiros na quarentena. Para cumpri-las, cada vez mais consumidores contam
com o e-commerce como aliado essencial. É o que mostra um levantamento
realizado pelo Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado focada em
e-commerce. De acordo com a companhia, as categorias de Instrumentos Musicais,
Alimentos&Bebidas e Brinquedos foram as campeãs em volume de pedidos
durante o isolamento social.
O estudo, que contempla o período de 24 de
fevereiro a 03 de maio, mostra que os instrumentos musicais tiveram aumento de
197% no volume de compras online no período (em relação ao mesmo intervalo de
tempo de 2019). Os alimentos&bebidas vêm em seguida, com incremento de 188%
e, em terceiro lugar, estão os brinquedos (aumento de 140%). Para completar o
ranking, produtos de saúde tiveram aumento de 127% e itens de Pet Shop, de
110%.
“O crescimento expressivo destas categorias podem
ser facilmente explicados pela necessidade das pessoas permaneceram em suas
casas após o início da pandemia no Brasil. Com os pais trabalhando em home
office e as crianças impossibilitadas de irem para escola, tivemos uma mudança
rápida no perfil de consumo, com produtos relacionados a alimentação, bebidas e
entretenimento dentre de casa.”, explica André Dias, diretor executivo do
Compre&Confie.
De acordo com a companhia, ao analisar o quadro
geral do e-commerce no país, é possível notar que o setor caminha de vento em
popa durante a pandemia. Ao todo, o volume de pedidos cresceu 65,6%,
impulsionado principalmente pelo isolamento social – o que ampliou o potencial
de ganhos durante datas comerciais como a Semana do Consumidor, Páscoa e deve
trazer também para o Dia das Mães.
“Observamos um aumento de 22% nas vendas realizadas
durante a Semana do Consumidor, no início de março. Na Páscoa, esse crescimento
foi de 89% e, para o Dia das Mães, o resultado foi ainda mais expressivo, com
crescimento de 123% em relação ao registrado no ano passado”, completa Dias.
O que isso significa, em
dinheiro?
Com um aumento tão expressivo no volume de compras
entre fevereiro e maio, o varejo digital brasileiro obtém bons resultados
também em termos de faturamento. No período analisado, o crescimento geral é de
53,8% em relação aos mesmos meses de 2019.
De acordo com o estudo, as categorias que geraram
maior faturamento durante o período foram: Alimentos&Bebidas (com
crescimento de 143,7% em relação ao mesmo período do ano anterior), Saúde
(+135%) e Instrumentos Musicais (+134,8%). Completando o “top 5”, estão Cama,
Mesa e Banho (+109,1%) e Brinquedos (+104,9%).
“Esse comportamento revela a mudança nas prioridades
do consumidor durante a quarentena. Hoje, os brasileiros estão fazendo compras
recorrentes de itens mais baratos e de necessidade diária, em detrimento de
compras únicas de segmentos de maior tíquete médio. Alguns segmentos
tradicionalmente importantes nas vendas online e que dependem muitas vezes de
ambientes ao ar livre estão perdendo força nas últimas semanas como, por
exemplo, Câmeras, Filmadoras e Drones”, explica Dias.
Para ter uma ideia do quanto o “carrinho” de
compras está mais magro, o tíquete médio dos pedidos feitos pelos brasileiros
apresenta queda de 7,1% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo
com o estudo.
“É um impacto que atinge até mesmo as datas
comemorativas. Sabemos que, com a pandemia, cada vez mais pessoas priorizam
itens de primeira necessidade e, com o efeito somado da recessão, estão focadas
em deixar compras de itens supérfluos, como eletrônicos, para segundo plano”,
finaliza Dias.
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