As
medidas necessárias para evitar a proliferação do novo coronavírus pegaram todo
mundo de surpresa e, mais do que nunca, é necessário se reinventar para manter
ativo o negócio de alimentação fora do lar. Os empreendedores sentem os
impactos da crise, e a pergunta, que antes era esporádica, hoje é corriqueira:
o restaurante faz entrega?
Se
a resposta for não, já está na hora de agregar o delivery ao negócio. Mas,
antes disso, é preciso se planejar e pensar em algumas perguntas-chave para o
sucesso da operação: como o consumidor encontrará o serviço de entregas? Como a
compra será realizada e de qual forma será recebida? O que será feito para que
o consumidor se sinta satisfeito e motivado a continuar comprando seus produtos
quando tudo isso passar?
Para
elucidar as respostas, a equipe de marketing da Ajinomoto® Food Service
preparou uma cartilha com orientações para que o delivery seja eficaz e o
trabalho não pare:
- Escolha bem o que vender
Em
momentos de crise, as pessoas tendem a consumir pratos mais conhecidos, assim
diminuem o risco de surpresas negativas. Os famosos “PFs” (pratos feitos) são
fáceis de pedir e de servir, por isso, são boas apostas. Lembre-se de adaptar o
prato para que não chegue ao destino com aspecto ou sabor desagradáveis. Por
exemplo, um filé à parmegiana pode precisar de mais molho para que não chegue
ao cliente ressecado.
Tenha
opções de bebidas e sobremesas para garantir aos consumidores uma refeição
completa. “Muitos clientes estão procurando por facilidade, então ofereça kits
semanais, quinzenais, mensais, voltados ao almoço e jantar”, afirma Chiara
Tengan, gerente de marketing da Ajinomoto®
Food Service. “Essa medida pode aumentar o faturamento por
compra e reduzir os custos com entregas”.
- Pense na embalagem como uma vitrine
Os
alimentos devem ser enviados em embalagens que mantenham a temperatura ideal e
acomodem bem as receitas. São detalhes que podem garantir o sucesso ou desastre
da atividade, por mais simples que pareçam.
Pensar
na sustentabilidade é sempre uma boa dica. As embalagens podem indicar como o
empresário lida com questões ambientais e contribui para a comunidade.
Nesse
momento em que higiene e contato são temas mais delicados, embalagens
individuais podem ser muito bem vistas por passarem uma imagem de segurança e
cuidado.
- Prepare sua equipe
A
operação para pedidos feitos via delivery é diferente do atendimento
presencial. Aproveite a equipe que atende as mesas para fazer a triagem dos
pedidos, e oriente para que esteja preparada para absorver uma quantidade maior
de clientes ao mesmo tempo.
Deixe
bem determinado quem vai fazer o que. Divida a equipe por funções para otimizar
o tempo e resultar em uma entrega mais rápida e eficiente. Podem ocorrer
oscilações no volume de pedidos, dependendo da natureza do negócio, então é
necessário que todos estejam preparados para garantir a produção da cozinha e o
tempo ideal de entrega.
- Promova o seu negócio
Seja
um restaurante ou receitas feitas em casa, é importante que o seu negócio seja
promovido. Se você ainda não usa redes sociais para esse fim, agora é a hora de
começar e, para quem já utiliza, essa é uma oportunidade para aprimorar o que é
feito. “Seus clientes precisam ser comunicados que podem receber os pedidos via
delivery”, pontua Chiara. “Esse é o primeiro passo para que a sua operação seja
um sucesso”.
Promoções
para combos e para quem fizer pedidos antecipados e redução de taxa de entrega
são boas alternativas para que o cliente se interesse em fechar o pedido.
Aplicativos
de delivery estão se destacando como uma saída para operacionalizar as
entregas. Além de facilitar uma parte do trabalho, eles ajudam na divulgação,
por isso é importante expor fotos de pratos atraentes. Lembre-se de que as
imagens precisam ser o mais próximo da realidade possível, afinal, é preciso
comer com os olhos, mas fazer propaganda enganosa é um tiro no pé.
- Reforce os processos de higiene
Toda
a equipe precisa se adaptar para fazer higienização constante. Implemente
temporizadores para emitir alertas de hora em hora e garanta que todos tenham
acesso fácil aos produtos de higiene pessoal. Os alimentos devem ser frescos e
corretamente higienizados, assim como as embalagens.
Oriente
os entregadores para que tenham o menor contato possível com os clientes e
disponibilize álcool em gel para todos os envolvidos na entrega. Isso aumentará
a segurança e bem-estar de todos.
Lembre-se
que os consumidores podem estar inseguros em relação a higiene e contato, então
reforce em todos os canais de comunicação quais medidas de segurança foram
adotadas.
A
Cartilha de Delivery faz parte de uma série de iniciativas que visam contribuir
para o setor de alimentação fora do lar durante a crise. O material completo e
todo o guia para profissionais da área está disponível em @ajinomotofoodservice
no Instagram e Facebook, além do site www.ajinomotofoodservice.com.br.
Ajinomoto
do Brasil
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