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segunda-feira, 4 de maio de 2020

Equipe da Ajinomoto® Food Service lista medidas essenciais para que o setor de alimentação fora do lar não pare em tempos de Covid-19


As medidas necessárias para evitar a proliferação do novo coronavírus pegaram todo mundo de surpresa e, mais do que nunca, é necessário se reinventar para manter ativo o negócio de alimentação fora do lar. Os empreendedores sentem os impactos da crise, e a pergunta, que antes era esporádica, hoje é corriqueira: o restaurante faz entrega?

Se a resposta for não, já está na hora de agregar o delivery ao negócio. Mas, antes disso, é preciso se planejar e pensar em algumas perguntas-chave para o sucesso da operação: como o consumidor encontrará o serviço de entregas? Como a compra será realizada e de qual forma será recebida? O que será feito para que o consumidor se sinta satisfeito e motivado a continuar comprando seus produtos quando tudo isso passar?

Para elucidar as respostas, a equipe de marketing da Ajinomoto® Food Service preparou uma cartilha com orientações para que o delivery seja eficaz e o trabalho não pare:   


  • Escolha bem o que vender
Em momentos de crise, as pessoas tendem a consumir pratos mais conhecidos, assim diminuem o risco de surpresas negativas. Os famosos “PFs” (pratos feitos) são fáceis de pedir e de servir, por isso, são boas apostas. Lembre-se de adaptar o prato para que não chegue ao destino com aspecto ou sabor desagradáveis. Por exemplo, um filé à parmegiana pode precisar de mais molho para que não chegue ao cliente ressecado.

Tenha opções de bebidas e sobremesas para garantir aos consumidores uma refeição completa. “Muitos clientes estão procurando por facilidade, então ofereça kits semanais, quinzenais, mensais, voltados ao almoço e jantar”, afirma Chiara Tengan, gerente de marketing da Ajinomoto® Food Service. “Essa medida pode aumentar o faturamento por compra e reduzir os custos com entregas”.


  • Pense na embalagem como uma vitrine
Os alimentos devem ser enviados em embalagens que mantenham a temperatura ideal e acomodem bem as receitas. São detalhes que podem garantir o sucesso ou desastre da atividade, por mais simples que pareçam.
Pensar na sustentabilidade é sempre uma boa dica. As embalagens podem indicar como o empresário lida com questões ambientais e contribui para a comunidade.

Nesse momento em que higiene e contato são temas mais delicados, embalagens individuais podem ser muito bem vistas por passarem uma imagem de segurança e cuidado.


  • Prepare sua equipe
A operação para pedidos feitos via delivery é diferente do atendimento presencial. Aproveite a equipe que atende as mesas para fazer a triagem dos pedidos, e oriente para que esteja preparada para absorver uma quantidade maior de clientes ao mesmo tempo.

Deixe bem determinado quem vai fazer o que. Divida a equipe por funções para otimizar o tempo e resultar em uma entrega mais rápida e eficiente. Podem ocorrer oscilações no volume de pedidos, dependendo da natureza do negócio, então é necessário que todos estejam preparados para garantir a produção da cozinha e o tempo ideal de entrega.


  • Promova o seu negócio
Seja um restaurante ou receitas feitas em casa, é importante que o seu negócio seja promovido. Se você ainda não usa redes sociais para esse fim, agora é a hora de começar e, para quem já utiliza, essa é uma oportunidade para aprimorar o que é feito. “Seus clientes precisam ser comunicados que podem receber os pedidos via delivery”, pontua Chiara. “Esse é o primeiro passo para que a sua operação seja um sucesso”.

Promoções para combos e para quem fizer pedidos antecipados e redução de taxa de entrega são boas alternativas para que o cliente se interesse em fechar o pedido.

Aplicativos de delivery estão se destacando como uma saída para operacionalizar as entregas. Além de facilitar uma parte do trabalho, eles ajudam na divulgação, por isso é importante expor fotos de pratos atraentes. Lembre-se de que as imagens precisam ser o mais próximo da realidade possível, afinal, é preciso comer com os olhos, mas fazer propaganda enganosa é um tiro no pé.


  • Reforce os processos de higiene
Toda a equipe precisa se adaptar para fazer higienização constante. Implemente temporizadores para emitir alertas de hora em hora e garanta que todos tenham acesso fácil aos produtos de higiene pessoal. Os alimentos devem ser frescos e corretamente higienizados, assim como as embalagens.

Oriente os entregadores para que tenham o menor contato possível com os clientes e disponibilize álcool em gel para todos os envolvidos na entrega. Isso aumentará a segurança e bem-estar de todos.

Lembre-se que os consumidores podem estar inseguros em relação a higiene e contato, então reforce em todos os canais de comunicação quais medidas de segurança foram adotadas.

A Cartilha de Delivery faz parte de uma série de iniciativas que visam contribuir para o setor de alimentação fora do lar durante a crise. O material completo e todo o guia para profissionais da área está disponível em @ajinomotofoodservice no Instagram e Facebook, além do site www.ajinomotofoodservice.com.br






Ajinomoto do Brasil


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