Pesquisar no Blog

quinta-feira, 28 de maio de 2020

Elevadores – Cuidados em tempos de pandemia


Segundo as regras do momento, devemos evitar aglomerações. Mesmo com as medidas adotadas, como restrição do serviços e comércio não essenciais, suspensão de aulas e eventos, estamos atravessando ainda um momento crítico, marcado pela aceleração no número de contaminação e mortes pelo COVID -19. 

Na preservação da vida e no combate a pandemia, pequenos detalhes podem fazer toda a diferença para nossa proteção.

É importante lembrar que durante esse período e mesmo depois da quarentena, os cuidados devem ser mantidos, como uso de máscara, higienização e restrição de pessoas no mesmo local ou ambiente evitando-se aglomerações. 

Quando falamos em aglomeração, os elevadores merecem um capítulo à parte na lista de observações e cuidados a serem criteriosamente adotados. 

Nos elevadores de prédios e condomínios, residenciais e comerciais, é muito comum a aglomeração, mas diante da pandemia, a pressa por exemplo, não pode mais ser motivo para disputar aquele lugar apertado no elevador. 

Por ser um transporte de ambiente fechado, ventilação limitada e forçada, dimensões reduzidas, é imprescindível que os condôminos evitem aglomeração, esclarece o consultor jurídico e especialista em estratégia condominial da IF Assessoria, Ayrton Bicas. 

De acordo com Ayrton Bicas, é preciso seguir as orientações e respeitar os seguintes procedimentos indicados pela da Oms, Ministério da Saúde e Secretaria da Saúde de S.P(Covisa): 

  • Distanciamento entre 1,5 a 2 metros - para que se diminua a possibilidade de contágio, pois o distanciamento social mínimo a ser resguardado entre pessoas é 1,5 metros, preferivelmente 2 metros. 
  • Aguardar próxima viagem - se um morador já estiver no elevador, respeite o isolamento e espere para a próxima viagem. 
  • Uso comum em família - somente utilizem o elevador em mais de uma pessoa, se forem todos da mesma família. 
  • Uso de máscara - obrigatório sempre, dentro do elevador e nas áreas comuns. 
  • Cautela extra se impõe com os botões do elevador (internos e externos) que se tornam também focos de contágio. 
  • Evite contato direto - porte sempre no bolso, um lenço ou guardanapo de papel para não tocar diretamente as paredes do elevador ou seus botões. 

O especialista em gestão condominial da IF Assessoria Jurídica, observa que é preciso estender os cuidados a serem adotados seguindo as orientações destinadas às áreas comuns dos condomínios. 

Destaca ainda que a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) de São Paulo orienta que sejam tomadas obrigatoriamente as seguintes condutas: 

  • Áreas de lazer - deve-se manter fechadas todas as áreas de convívio como, academia, piscina, playgrounds e salão de festas e áreas comuns; 
  • Deve ser disponibilizado álcool gel 70% nas áreas comuns, com fácil acesso. 
  • Evitar aglomeração nas áreas comuns.
  • Manter os condôminos atualizados das prevenções, com cartazes e avisos
  • Orientar os condôminos a dispensarem temporariamente diaristas e empregadas domésticas, somente se utilizando de seus serviços quando for imprescindível. 
  • Suspender todas as obras, seja nos apartamentos, ou nas áreas externas do condomínio que não sejam emergenciais ou imprescindíveis. 

Ayrton lembra ainda que, de acordo com a essência do Direito de Vizinhança, o artigo 1.336, IV, do Código Civil brasileiro, determina que é dever do condômino não prejudicar a saúde dos demais. “Proteja-se, pois, ao proteger-se você estará também protegendo seus vizinhos”, finaliza. 





Ayrton Bicas - Estratégia condominial IF ASSESSORIA JURÍDICA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados