Estudo da FDC
aponta que trabalhadores desejam continuar em home office
Um estudo da FDC com a Grant Thornton, realizado
com 705 profissionais, constatou que a maioria dos trabalhadores desejam
continuar no home office após pandemia. 54% deles pretendem pedir aos seus
gestores a continuação do trabalho remoto.
“Desde que o trabalho remoto foi introduzido
no aplicativo de idiomas Babbel, que é considerada a empresa de educação mais
inovadora da Alemanha, houve um aumento de concentração e produtividade”,
afirma Dorothea Herm, Diretora de People
& Organisation da Babbel.
Diante desse novo cenário, inovação e criatividade se tornaram elementos
essenciais para as empresas, que passaram a buscar novas estratégias para
estimular a colaboração remota, seja por meio de ferramentas e recursos
digitais ou iniciativas que ajudam a manter a coesão das equipes.
Metade dos entrevistados da pesquisa avalia que o
espaço que possuem em casa e as ferramentas disponíveis são suficientes para
trabalhar em casa. Apenas 15% relataram ter tido seu desempenho prejudicado
diretamente por limites de infraestrutura e tecnologia.
Confira agora 7 soluções digitais fundamentais para
continuar trabalhando de casa, segundo os especialistas em gestão de pessoas da
Babbel.
Comunicação: Slack
Para manter contato com a equipe, colaboradores
podem recorrer a plataformas profissionais de mensagens instantâneas, como é o
caso do Slack. Alternativa eficiente e rápida à convencional troca de e-mails,
o Slack permite que seus usuários não só discutam sobre um determinado projeto,
mas também conversem informalmente.
Para organizar atividades e otimizar o tempo de
trabalho de suas equipes, muitas empresas contam com aplicativos de
gerenciamento de projetos, tais como o Jira e o Trello, que permitem planejar e
acompanhar a evolução das tarefas a ser executadas. Essas ferramentas se
baseiam em quadros de avisos eletrônicos, também conhecidos como quadros
Kanban, que listam visualmente de forma simples e intuitiva cada
estágio de um determinado projeto.
Gerenciamento de informações: Confluence
Para evitar que dados importantes se percam entre
tantos e-mails e arquivos, empresas podem contar com a possibilidade de
armazenar e organizar informações em um único lugar. Isso pode ser feito,
por exemplo, com a ajuda da plataforma Confluence, que funciona como uma
espécie de Wikipédia da empresa.
Criação e armazenamento de
arquivos: G-Suite
O acesso aos arquivos da empresa a partir de casa
se tornou obrigatório. O G-Suite reúne vários aplicativos Google, como o Drive,
por exemplo. Trata-se de uma espécie de nuvem em que as empresas podem
armazenar seus arquivos. Ao oferecer recursos para a criação de documentos,
planilhas e apresentações, o G-Suite é uma solução completa para quem está
trabalhando remotamente. Esse serviço permite ainda que seus usuários trabalhem
ao mesmo tempo em um mesmo arquivo.
Reuniões e apresentações: Google Hangouts
Para reuniões e apresentações online, as empresas
podem usar o serviço de videoconferência Meet, do Google Hangouts. Essa
ferramenta também é perfeita para noites de quiz, almoços, happy hours e jantares
virtuais com colegas.
Gerenciamento de compromissos:
Calendário
do Google
Não é difícil perder a noção do tempo quando
estamos trabalhando de casa. Para evitar esse inconveniente, é importante ter
um registro de reuniões, tarefas e prazos. Uma ferramenta muito útil nesse
sentido é o Calendário do Google, que também permite compartilhar compromissos
com a equipe e colaboradores externos.
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