Pesquisar no Blog

sexta-feira, 29 de maio de 2020

Durante a Covid-19 mantenha a dieta e as atividades físicas do cavalo atleta de forma correta

Natália Teles durante seu trabalho

É fato que a pandemia deu uma reviravolta em todos os mercados e segmentos do mundo. Os eventos de cavalos, por enquanto estão cancelados, porém para não perder o trabalho realizado até hoje, cuidados com manejo, alimentação, higienização e preparo físico precisam ser mantidos, mesmo que sejam necessárias adaptações no preparo físico e na nutrição. Hoje, a médica veterinária e supervisora de assistência técnica de equinos da Guabi Nutrição e Saúde Animal, Natália Telles Schmidt, esclarece alguns pontos sobre o assunto.

Antes de iniciar a mudança da dieta é importante a assistência de um veterinário ou de um zootecnista para que, juntamente com quem monta o cavalo, possa se estabelecer a exigência nutricional do animal e com isso determinar a melhor alimentação para o período. É essencial que a saúde do animal seja preservada e a melhor dica é cuidar de sua alimentação e de seu condicionamento físico.
Seguem as dicas:

1.- Ofereça água limpa e à vontade.


2.- A escolha da ração depende da qualidade e quantidade de volumoso ofertado ao animal, assim como a atividade física que o cavalo desempenha. Rações com extrato etéreo mais alto e por consequência mais calorias devem ser destinadas aos animais que estão trabalhando.


3.- Volumoso: o ideal é que um cavalo consuma em média 1,5% do peso vivo de volumoso, considerando matéria seca. Para cavalos, recomenda-se, em especial, tifton, coast-cross, vaqueiro e jiggs. Caso opte por fornecer feno de alfafa, o correto é que essa leguminosa seja 30% do total do volumoso diário, ou seja, para cavalos adultos em torno de 3kg/dia.


4- Manter a suplementação mineral é essencial. A quantidade pode variar entre 50 e 120g para um animal adulto em função da intensidade do trabalho realizado.


5.- Suplementação: é válida e recomendada desde que já tenha sido ajustado itens essenciais na dieta, tais como, água, volumoso, ração e suplemento mineral. Mas vale a dica: se o treinamento vem sendo mantido e o cavalo é suplementado por indicação de um profissional, aconselho a manutenção da suplementação.


6.- Nesse momento em que não há provas, o ideal é manter o condicionamento físico dos animais dentro de um programa pré-estabelecido por um profissional da área. O bom cavalo atleta é aquele que faz a atividade que lhe é proposta com gosto, portanto manter o treinamento é importante para a saúde física e mental dos cavalos.

Sendo assim, a dieta ofertada deve ser de acordo com atividade física desempenhada, então o fato de não haver provas, não significa que deve diminuir consideravelmente a energia da dieta. Para um adequado condicionamento dos sistemas cardiorrespiratório e musculoesquelético é importante que tenham substratos energéticos e aditivos provenientes da ração. Com isso, é possível minimizar lesões musculares, evitar fadiga e oscilações no peso do animal.


Seguem algumas dicas importantes:

1.- É importante esclarecer que não há evidências de que cavalos ou outros animais adoeçam de Covid-19. Mas, é importante sempre ficar de olho nas pessoas que cuidam de seu animal. O proprietário precisa ter planos alternativos, caso haja necessidade de troca de profissional. O foco é cuidar tanto da saúde do animal quanto das pessoas.

 2.- Quais os cuidados que devem ser tomados referentes à limpeza e desinfecção dos ambientes que o cavalo frequenta? Tem muitas pessoas que não apresentam sintomas do coronavírus, porém podem transmitir o vírus, sem que saibam, para outros profissionais da propriedade. Portanto, se há mais que um cuidador, limpar e desinfectar superfícies usadas, pelo menos duas vezes ao dia, é uma boa dica. Quando a gente fala de limpeza inclui: baldes de água e de ração (alças e cabos de vassoura); cabresto; maçanetas das portas do estábulo e do celeiro; mangueiras; torneiras de água, entre outros. Esta higienização deve ser realizada com água e sabão, porém são bem-vindos outros produtos de limpeza, como desinfetantes, álcool, etc. Os pequenos objetos, utilizados durante o manejo, também devem ser higienizados da mesma forma.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados