Pesquisar no Blog

quinta-feira, 28 de maio de 2020

QUASE TUDO FICOU NÃO RELEVANTE


Por incrível que possa parecer, a fortíssima expressão “disruption”, aplicada aos efeitos da pandemia, atingiu muito mais do que as economias, as empresas e a vida das pessoas. Abalou os fundamentos. As normas, as práticas, os procedimentos, as regras, os protocolos, as relações, as leis macro que regem o mundo.

O planeta ficou de ponta cabeça e com isto perdemos momentaneamente a noção de direção e de equilíbrio! Quase tudo que sabíamos e fazíamos terá que ser repaginado para fazer novo sentido.

O lado positivo desta freada brusca a que fomos acometidos, sem air bags, serviu para dar um tranco em nossas cabeças e ativar nossos cérebros na busca por novas ideias e maneiras de conviver, trabalhar, evoluir. 

A revolução industrial mudou o mundo no final do século 19 e nos introduziu na era do vapor e do motor. A revolução pós-industrial, quase 100 anos mais tarde, nos envolveu na era da tecnologia. Diferentemente das outras revoluções, a revolução viral irá exigir o máximo dos nossos neurônios para sermos os protagonistas e não as vítimas das mudanças.

Precisaremos recuperar a criatividade e a ousadia perdidas na infância. A coragem para experimentar, inibida pela hierarquia e pela burocracia. A curiosidade para descobrir novos modos de ser, de viver e de trabalhar. E a humildade para reconhecer que não precisamos saber tudo e que podemos e devemos abrir as portas para quem nos provoca, contesta, desafia. Porque é o único jeito de mudar!



Simon M. Franco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados