Neste momento difícil que o mundo está passando
devido à pandemia, novas soluções precisam ser criadas e tomadas para que haja
um equilíbrio e possamos passar por esta fase da melhor forma possível. Com
este cenário, os vínculos trabalhistas obtiveram grandes mudanças e impactos:
suspensões de contratos, demissões, fechamento de empresas, contratações
temporárias e home office foram algumas das movimentações.
Com o decreto da quarentena, muitas empresas e
comércios precisaram suspender suas atividades temporariamente. A medida,
porém, não evitou que pequenos empreendedores sofressem perdas e, em alguns
casos, falência, por ter a renda diretamente impactada e não conseguirem manter
a rotina de pagamentos com o baixo fluxo de compras e prestações de serviços.
Para auxiliar nesse momento, o Governo Federal
buscou agir para conseguir equilibrar a economia do país. Uma das ações
adotadas foi o Auxílio Emergencial, um benefício destinado aos trabalhadores
informais, microempreendedores individuais (MEI), desempregados e autônomos,
com o objetivo de auxiliar a enfrentar a crise sem maiores prejuízos. Além
disso, para empresas, foi permitida a redução de jornada de trabalho e
remuneração nas mesmas proporções, além de ser permitida a antecipação de
férias, mesmo que o funcionário não possua o período aquisitivo. Também foi
permitida a suspensão de contratos sem obrigação de pagamento para pequenas
empresas, e suspensão com 30% do valor do salário para empresas maiores. Vale
ressaltar que, ao usar essas medidas, o empregador deverá manter o emprego do
funcionário pelo dobro do tempo que durar a suspensão. Caso decida demitir,
deverá pagar uma indenização ao profissional.
O momento não está favorável para contratações, mas
algumas empresas estão se ajustando nesta crise, optando, quando necessário,
por contratações sem vínculos trabalhistas e com tempo estipulado. Com
entrevistas e processos seletivos 100% online, muitos dos contratados executam
seus trabalhos em home office, não possuindo nenhum contato presencial com
seus contratantes. Áreas como varejo, saúde e desenvolvimento de tecnologias,
são áreas que obtêm um aumento de demanda neste período, logo precisam de
aumento de funcionários.
É fato que todos estão tentando “dar um jeito” para
contornar esta situação. Apesar de toda a instabilidade do período, aos poucos
as coisas vão retomando seus lugares e se adaptando. O importante, neste
momento, é concentrar-se em viver um dia de cada vez, resolvendo os problemas
que surgiram. Muitos bancos estão dando oportunidades de crédito e negociação
de dívidas. Com consciência, é possível se organizar para retomar às atividades
quando tudo isso passar.
Dora
Ramos - consultora contábil com mais de 30 anos de experiência. Empreendedora
desde os 21 anos, é CEO da Fharos Contabilidade e Gestão Empresarial. Está há
mais de 20 anos na jornada do autoconhecimento, é terapeuta holística, além de
trabalhar também com PNL, aromaterapia, massagem, reiki e outras terapias de
reconexão.
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